Editorial
Por Hiromar Cardoso
È lamentável que uma cidade como Santarém apresente sistema viário urbano em petição de miséria. Do bairro do Uruará até o Mapiri todas as vias públicas não passam de crateras abertas a céu aberto. Faz-se a critica com o intuito de chamar atenção do poder público municipal, isso porque qualquer visitante que chega a cidade indaga e faz declarações que deixam todos os que vivem e moram nesta terra abençoada pela Virgem da Conceição sem uma resposta sequer.
Tem-se conhecimento de que o governo do Pará e o federal continuam enchendo os cofres da gestão petista, muito embora a via pública continue sendo cada vez mais danificada. Quando secretário de planejamento, Everaldo de Sousa Martins garantiu que a prefeitura de Santarém dispõe de amplas condições para reverter o quadro atual de abandono de todas as principais vias públicas da cidade, desde os limites da grande Prainha até os do Mapiri que, inclusive, foi totalmente asfaltado pela gestão da prefeita Maria do Carmo Martins Lima.
Todavia não satisfaz a uma população que vive sonhando alto; que deseja presenciar a rua de seu bairro sendo pavimentado (asfaltado) para então poder palmas á equipe (secretários (as) do governo petista liderado pela filha do ex-deputado e ex-prefeito Everaldo de Sousa Martins, um dos marcos na administração municipal. A atual mandatária municipal tem um defeito crônico. Nem sempre escuta ou ouve as indicações de políticos que já comandaram a gestão municipal, como por exemplo o peemedebista de carteirinha Ronaldo Campos, e outros mais.
Ninguém em sã consciência pode afirmar que sabe como combater os males que infernizam a vida da prefeita petista. Talvez ela não saiba que do desempenho de sua administração mora o possível sucesso na eleição que se avizinha. Tanto é que já próximo do pleito deste ano, o PT não sabe quem indicar como pré-candidato á sucessão de Maria do Carmo. Especula-se que seu sucessor esta entre seus secretários já que a lei proíbe o irmão deputado estadual Carlos Martins. Mas reina a dúvida se alguém aceitaria o convite da, já que no momento o mar do grupo não esta para peixe. Carlos Marins já se declarou pré-candidato á Câmara Federal quando disputará vaga para ocupar uma das cadeiras da bancada petista. Se tal fato se concretizar, o PT apesar do quadro que possui não será fácil encontrar uma pessoa antenada com as diretrizes do partido, que atualmente é cheio de denominações como, por exemplo, o PT puro e o PT socialista, que abriga a atual governadora.
A grande sorte de Maria do Carmo é ter a seu lado a amiga e governadora Ana Júlia Carepa e o presidente Lula da Silva..., e se assim não fosse estaria amargando o esquecimento. Mas voltando atrás ao problema das muitas deficiências do sistema vário urbano. A equipe de governo da prefeita deveria caminhar algumas horas por parte dos bairros que formam o complexo do URUARÁ para sentir na pele como é andar debaixo do sol para sentir a dificuldade que é caminhar sob raios solares que nesta época do ano não dispensa ninguém, seja criança, adolescente, idoso ou velho. Será a prova de fogo da senhora prefeita Maria do Carmo. Porque de uma coisa todos ter absoluta certeza... “ela sairá queimadinha pela ação dos raios solares”.