O parlamentar usou a tribuna para parabenizar o movimento “Fora Celpa”.Segundo ele, os consumidores se sentem lesados pela concessionária de energia elétrica. Ainda de acordo com Dadai, por meio da manifestação iniciada em Santarém, outros municípios estão se engajando na luta contra as cobranças altas que têm sido feitas pela companhia.
O peerretebista enalteceu a importância da Casa para o movimento, e criticou posicionamento contrário que indicou que a manifestação em nível municipal não surtiria efeito.
“Se iniciou daqui nós vamos chegar lá”, enfatizou o parlamentar que fez uma comparação da causa com o movimento que pleiteia a criação do Estado do Tapajós que também deve ser resolvido em outra esfera de poder, no caso a federal.
Jandeilson Pereira (PSDB)

“É a partir dessa audiência pública que vamos começar a trabalhar”, disparou o tucano ao se colocar à disposição do movimento, que ganhou força nos últimos dias, e já tem uma audiência pública marcada para o dia 29/11, na Câmara de Vereadores de Santarém.
Tadeu Cunha (DEM)
Na sessão desta segunda-feira (13/11), o vereador Tadeu Cunha foi à tribuna ressaltar mais uma vez sobre o elevado aumento na conta de energia elétrica que ultimamente tem sido assunto discutido por grande parte da população no estado do Pará. O parlamentar lamenta a forma em que a Celpa está tratando o povo paraense, em especial a população Santarena.

Dayan Serique (PPS)
O vereador Dayan Serique, na sessão legislativa desta terça-feira, 13 de novembro, ao usar a tribuna, ratificou o movimento iniciado pelos pares desta casa para a acompanhar mais de perto e tomar as providências que forem cabíveis a esta Casa Legislativa quanto às reclamações da população em relação à CELPA.

O vereador registrou que está apresentando indicação ao Governo do Estado no sentido de articular com os setores estaduais responsáveis para viabilizar a redução da alíquota de ICMS a, pelo menos, 10%.Ressaltou que a energia é hoje considerada uma mercadoria, e não apenas um serviço, e, portanto, acaba incidindo o ICMS.
Na visão do vereador, precisa-se fazer algo, com a aprovação dos pares dessa casa, pela redução do ICMS e deixar de penalizar a população. Existem vários projetos tramitando no Congresso Nacional no sentido de considerar a energia como serviço, no entanto, não podemos aguardar posicionamento nacional, sendo que por hora podemos recorrer ao gestor do estado.
Ronan Liberal Jr. (MDB)

O parlamentar reconheceu que a Casa de Leis não pode se calar diante de temas tão importantes e que este é um clamor da população. Ronan destacou que o Estado do Pará é rico em produção de energia elétrica e fornece para todo o país e não recebe sequer uma contrapartida na tarifa cobrada aos cidadãos.
Ronan acredita que essa luta do povo tem que iniciar. “A população espera isso de nós. Que possamos discutir e que apontemos melhores alternativas para levar uma solução imediata para a população que sofre para pagar a energia”.
Júnior Tapajós (PR)

O requerimento que solicita a audiência foi colocado em votação durante a sessão e teve o voto favorável do parlamentar. Aprovado por unanimidade, a audiência pública deve acontecer no dia 29 deste mês.
A expectativa é que desta vez, com o apoio do governador eleito Helder Barbalho, que levantou está mesma bandeira em campanha por sermos Estado produtor de energia, enfim este problema seja resolvido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.