sexta-feira, 17 de abril de 2020

Restos mortais de criança foram encontrados em um camarote no convés que ficava tripulação do Navio Anna Karoline III

Restos mortais de crianças encontrados em camarote no convés da tripulação do navio Anna Karoline III 
Polícias Civil e Militar e peritos do CPC Renato Chaves estiveram na embarcação onde foram encontrados os restos mortais de criança — Foto: Semma/Divulgação
Restos mortais de uma criança foram encontrados por fiscais da Vigilância Sanitária de Santarém, oeste do Pará, na tarde desta quinta-feira (16), durante trabalho de retirada de materiais e objetos que estavam dentro do navio Anna Karoline III. A embarcação naufragou no Amapá no dia 29 de fevereiro, quando seguia viagem para Santarém e foi retirada do fundo do rio um mês após o naufrágio.
A embarcação que já havia sido periciada no Amapá, onde cinco corpos foram retirados de camarotes, foi liberado para que a empresa proprietária providenciasse o reboque para Santarém. O navio chegou ao município paraense no dia 10 de abril e está atracado em um porto no bairro Prainha.
Os restos mortais de criança foram encontrados em um camarote no convés ficava a tripulação, segundo informações repassadas pela empresa proprietária do navio.
Os fiscais da Vigilância Sanitária sentiram um odor muito forte vindo do camarote e começaram a retirar objetos que estavam lá dentro até se depararem com ossos, restos de tecido e muito barro. Após o achado, as polícias Civil e Militar foram acionadas e estiveram no local, assim como, peritos do Centro de Perícias Renato Chaves.
Segundo o diretor da 16ª Seccional Urbana de Polícia Civil de Santarém, Germano do Vale, foi uma grande surpresa que após a embarcação ter sido periciada no Amapá, ainda houvesse restos mortais de passageiros dentro dela.
"Foi uma grande surpresa quando soubemos que haviam encontrado os restos mortais aqui em Santarém. Tivemos a informação de uma menina de 7 anos não teria sido encontrada durante as buscas no Amapá. Mas ainda é prematuro afirmar que se trata dessa criança. Vamos aguardar o laudo da perícia", disse o delegado.

O naufrágio

O navio Anna Karoline III que havia sido alugado há poucos meses pela Erlonav Transportes para o empresário Paulo Márcio Simões Queiroz saiu por volta das 18h do dia 28 de fevereiro, do porto de Santana, no Amapá e tinha como destino a cidade de Santarém, no Pará. A viagem entre as duas cidades dura, em média 36 horas.

O naufrágio aconteceu na madrugada do dia 29 de fevereiro, próximo à Ilha de Aruãs e à Reserva Extrativista Rio Cajari, no Rio Amazonas, distante cerca de 130 km da capital Macapá. A dificuldade de acesso e comunicação no local, prejudicaram a comunicação com a Capitania dos Portos do Amapá.

O primeiro chamado por socorro foi feito pelo comandante Paulo Márcio, às 5h, mas a primeira equipe de resgate só teria chegado ao local por volta das 14h do dia 29.

Um inquérito foi aberto para investigar as causas do acidente. Para os passageiros que sobreviveram à tragédia, 46 no total, o excesso de cargas aliado ao mau tempo é a causa mais provável.


Fonte G1 Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.