segunda-feira, 14 de abril de 2025

PASSAGEIROS ENFRENTAM CHUVA NA PISTA E ESCANCARAM FALTA DE ESTRUTURA NO AEROPORTO DE SANTARÉM

Aeroporto Maestro Wilson Fonseca não oferece ônibus nem há plataforma de acesso direto entre terminal e aeronaves

Uma cena registrada na tarde do último domingo (13) expôs, mais uma vez, a fragilidade da estrutura do Aeroporto Internacional Maestro Wilson Fonseca, em Santarém, no oeste do Pará. Por volta das 14h, sob forte chuva, passageiros de um voo da companhia Azul — que partiu de Belém, fez escala em Santarém e seguia para Manaus — foram obrigados a desembarcar debaixo d’água, sem qualquer proteção oferecida pelo terminal.
Imagens mostram que parte dos passageiros tentou se proteger com guarda-chuvas, enquanto outros, incluindo crianças e idosos, se molharam ao percorrer o trajeto entre a aeronave e o saguão. Segundo relatos, mesmo com dois ônibus disponíveis no pátio do aeroporto, nenhum deles foi utilizado para auxiliar os passageiros em meio à chuva forte. VEJA O VÍDEO:

A falta de infraestrutura adequada foi alvo de críticas dos usuários, que apontaram o descaso da administração do terminal diante de situações climáticas comuns na região. 
O episódio reforça a urgência de melhorias estruturais, especialmente em um aeroporto internacional que, apesar do nome, ainda opera com limitações típicas de um terminal regional.
A situação vivida pelos passageiros ocorre poucos dias após a realização de audiências públicas que colocaram o aeroporto de Santarém no centro do debate político local e nacional.
Políticos santarenos se unem em defesa do projeto de reforma e ampliação do Aeroporto Internacional Maestro Wilson Fonseca, em Santarém
Na segunda-feira (8), em Brasília, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, recebeu o deputado federal Henderson Pinto e o secretário regional de governo, Nélio Aguiar, para discutir o projeto de reforma e ampliação proposto pela concessionária AENA, responsável pela gestão do terminal. 
A pauta incluiu a necessidade de um novo terminal de passageiros, com estrutura moderna e compatível com a crescente demanda da região.“Queremos um novo terminal, com fingers e espaços apropriados, que garantam conforto e segurança para todos os usuários”, defendeu Nélio Aguiar durante a reunião com o ministro.
Já na última quinta-feira (11), a Câmara Municipal de Santarém promoveu uma audiência pública com representantes do setor político, empresarial e da sociedade civil. 
O tom foi de insatisfação com o projeto apresentado pela AENA.
A proposta da concessionária prevê a ampliação do atual terminal de passageiros de 2 mil para 4,4 mil metros quadrados, mantendo a estrutura em apenas um piso. 
Estão incluídas ainda a readequação do estacionamento e melhorias nas áreas de embarque e desembarque. 
No entanto, para muitos, a proposta é tímida demais frente à relevância estratégica de Santarém.
O presidente do Sindicato Lojista de Santarém, Alberto Oliveira, foi direto: 
“Esperávamos que a privatização do aeroporto trouxesse um projeto mais ousado, com a construção de um novo terminal. 
A população merece um aeroporto digno, que garanta segurança, conforto e eficiência operacional.”O deputado federal Henderson Pinto também reforçou que o projeto atual não é suficiente. 
Ele tem articulado com o governo federal, com a participação do governador Helder Barbalho, uma solução mais robusta. 
“Não aceitamos esse projeto como está. 
O que estamos propondo é um novo aeroporto, com estrutura moderna. Santarém precisa disso. 
A região exige isso”, afirmou Henderson.
Inaugurado há 48 anos, o Aeroporto Maestro Wilson Fonseca passou por poucas reformas ao longo das décadas. 
A estrutura defasada não apenas compromete o conforto dos usuários, como também prejudica o desenvolvimento de setores estratégicos como o turismo, o comércio e o agronegócio.
A cena de domingo — passageiros molhados e sem assistência — é apenas o retrato de um problema maior: a urgência de modernizar a principal porta de entrada aérea do oeste do Pará.
Fonte : Oestadonet

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