terça-feira, 18 de novembro de 2025

TEMAS “AGRICULTURA FAMILIAR " E CRIANÇA E ADOLESCENTE AMAZÔNIDA" INICIARAM OS DEBATES DESTE DIA , 18, NO ESTANDE DA ALEPA, NA GREEN ZONE

O painél sobre “A Importância da Agricultura Familiar na Mitigação de Emergências Climáticas” abriu os trabalhos do estande da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), na Green Zone, na manhã desta terça-feira (18).
A deputada Maria do Carmo (PT), coordenou o painel, que teve como mediadores Paulo Teixeira, Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do Brasil; Cássio Alves Pereira, Secretário de Estado da Agricultura Familiar do Pará; Caetano Scannavino Filho, empreendedor social; e José Maria Tapajós, prefeito de Santarém.
A agricultura familiar contribui para atenuar emergências climáticas ao adaptar práticas de baixo impacto, como rotação de culturas e plantio direto, que conservam o solo, água e biodiversidade. 
A agricultura familiar é um setor vital para o Brasil e foi reconhecida como atividade profissional no Brasil a partir da aprovação da lei nº 11.326/2006. 

REPÓRTER E APRESENTADOR : WILLIAM SOUSA (CORUJA) RECONHECIMENTO AO TRABALHO EM PROL DA SEGURANÇA PÚBLICA

Repórter e Apresentador William Sousa (Coruja) é homenageado pelo 35º BPM
Repórter e Apresentador William Sousa (Coruja)
William Sousa, conhecido como Coruja e Presidente do Portal, foi homenageado no 35º Batalhão da Polícia Militar pelo brilhante trabalho realizado na divulgação das ações da PM. 
Seu compromisso em informar, valorizar e dar visibilidade às iniciativas da corporação reforça a importância da comunicação na defesa da sociedade e no fortalecimento da segurança pública.

MULHER É MORTA A GOLPES DE TERÇADO E TIRO NA ZONA RURAL DE ALENQUER

Marido da vítima é o principal suspeito do crime que aconteceu no fim da tarde de segunda (17).
Iracilda Melo, 38 anos, conhecida como Cildinha, foi morta na zona rural de Alenquer; Polícia acompanhou familiares da vítima até à funerária (à direita) — Foto: Reprodução/Redes sociais
Um crime de feminicídio foi registrado na comunidade Barragem, zona rural do município de Alenquer, oeste do Pará, no fim da tarde de segunda-feira (17). 
A vítima identificada como Iracilda Melo, 38 anos, conhecida como Cildinha, foi morta a golpes de terçado e um tiro na cabeça.
O principal suspeito do crime é o marido da vítima, de prenome Angelo, conhecido pelo apelido de “Goió”.

PARÁ REFORÇA PIONEIRISMO NA ABERTURA DO MOVIMENTO NOVA ECONOMIA DURANTE A COP30

Painel destacou metas climáticas, história urbana e estratégias para transformação econômica no Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (SEMAS), participou ontem, segunda-feira (17), da abertura do “Movimento Nova Economia – Edição Amazônia COP30: Biofuturos”, no Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, em Belém.
A Semas foi representada pela secretária adjunta de Bioeconomia, Camille Bemerguy, que apresentou a trajetória do Estado na construção de políticas de bioeconomia.

DEPUTADA FEDERAL RENILCE NICODEMOS : MOMENTO DE FÉ , UNIÃO E ESPERANÇA

Hoje participei do lançamento da programação do Vamos Louvar Pará, mais um grande evento da comunidade evangélica do nosso estado, que acontecerá no início de dezembro, em Belém.
Deputada Federal Renilce Nicodemos (MDB)
Hoje participei do lançamento da programação do Vamos Louvar Pará, mais um grande evento da comunidade evangélica do nosso estado, que acontecerá no início de dezembro, em Belém.

JUSTIÇA : WILLIAM SOUSA É CONDENADO A MAIS DE 17 ANOS PELA MORTE DE FLÁVIA ALVES

Um dos casos policiais mais emblemáticos já registrados no Sul e Sudeste do Pará alcançou um marco decisivo nesta segunda-feira (17), quando o tatuador e réu William Araújo Sousa foi sentenciado pelo Tribunal do Júri de Marabá pelos crimes de homicídio qualificado, ocultação de cadáver e fraude processual, no caso da morte da tatuadora Flávia Alves Bezerra, ocorrida em abril de 2024.
A decisão foi tomada após longas horas de sessão e mobilizou grande atenção pública. 
Tanto a acusação quanto a defesa anunciaram que irão recorrer da sentença.
No interrogatório realizado durante a fase de instrução, William confessou o crime e afirmou que a agressão teria ocorrido após um desentendimento motivado por um maço de cigarro. 
Em plenário, ele retomou a narrativa dos fatos e chegou a demonstrar a forma como praticou o estrangulamento. 

BARCO MOVIDO A HIDROGÊNIO VERDE RECEBE DEBATE SOBRE TURISMO SUSTENTÁVEL NA AMAZÔNIA

Em meio à COP30 na cidade de Belém (PA), o JAC H1, primeiro barco-escola movido a hidrogênio verde do mundo, ancorado na Estação das Docas, recebeu nesta segunda-feira (17.11) o Boat Talks – “O Futuro que Plantamos: Quando o Turismo Cresce com a Natureza”.

Boat Talks reúne Ministério do Turismo, ONU Turismo, especialistas e representantes da juventude global para discutir natureza, comunidades e o futuro do ecoturismo brasileiro
O encontro reuniu o Ministério do Turismo, o Governo do Brasil e a ONU Turismo em um debate sobre sustentabilidade, comunidades tradicionais e o papel do Brasil na transição climática.

"VEM LOUVAR PARÁ" REUNIRÁ GRANDES NOMES DA MÚSICA GOSPEL EM BELÉM

Primeira edição do festival será realizada nos dias 4 e 5 de dezembro, com entrada gratuita
O Governo do Pará lançou, nesta segunda-feira (17), a primeira edição do festival "Vem Louvar Pará", que será realizada nos dias 4 e 5 de dezembro, no estacionamento do Estádio Mangueirão, em Belém. 
O evento reunirá grandes nomes da música gospel nacional e terá entrada gratuita, em um grande encontro da comunidade cristã, reafirmando Belém como centro de grandes eventos culturais.
No dia 4 de dezembro, se apresentam Aline Barros, Isadora Pompeo e Maria Marçal. 

PRF FLAGRA 3 CAMINHÕES COM MAIS DE 25 TONELADAS DE EXCESSO DE PESO EM IRAÍ

Veículos pertenciam a uma mesma empresa
No final da tarde desta segunda-feira (17), a Polícia Rodoviária Federal flagrou três caminhões que, juntos, somavam mais de 25 toneladas de excesso de peso. 
A ação aconteceu na BR-386, em Iraí.
Durante operação de fiscalização de peso, policiais rodoviários federais identificaram caminhões da mesma empresa transportando carga acima do limite legal. 

MORADORES DA ÁREA CENTRAL DE SANTARÉM DENUNCIAM AUMENTO DE CRIMES

São várias as denúncias de crimes patrimoniais em bairros da região central de Santarém ,o crescimento de furtos e assaltos nessa área da cidade vem causando preocupação e sensação de insegurança nos moradores, que precisam recorrer a algumas medidas para tentar se livrar dos bandidos.
A ação criminosa aconteceu entre a Praça Tiradentes e o Mercadão 2000, dentro de um ônibus, por volta das 7h da manhã.
“Quando o ônibus dobrou para entrar na Tapajós eu me levantei. 
Eu estava com o celular na mão, eu liguei a internet, o som e guardei o celular dentro da mochila que eu tinha nas costas. 
E eu me levantei, porque ia descer no Mercadão. 

PAVILHÃO PARÁ - MUNICÍPIOS APRESENTA A CULTURA E A ECONOMIA DE TODAS AS REGIÕES DO ESTADO

Iniciativa do Governo do Pará dá visibilidade ao trabalho de mais de 80 cidades durante a COP30
Foto : Marcelo Lelis / Ag. Pará
Da produção de tucupi ao chocolate 100% cacau, passando pelo mel puro de abelha e pelas polpas de frutas, o Pará apresenta ao mundo o potencial da floresta viva que se transforma em oportunidade econômica nas mãos de pequenos empreendedores, artesãos e extrativistas que, em cooperativas ou associações, dão grandes exemplos de sustentabilidade.