segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

HOMEM É MORTO A TIROS DENTRO DE CASA NO BAIRRO MIGUEL CHAMON , EM CURIONÓPOLIS

Crime ocorreu na noite de domingo (18) na invasão do Bananal; Polícia Militar informou que suspeitos fugiram em uma motocicleta e ainda não foram identificados
Um homicídio foi registrado na noite deste domingo (18), no município de Curionópolis, sudeste do Pará. 
De acordo com informações repassadas pela Polícia Militar, a vítima foi identificada como Reilson Clarindo da Silva, morto a tiros dentro de sua própria residência, localizada na Rua do Bananal, na área conhecida como invasão do Chamolândia, no Bairro Miguel Chamon.

POLÍCIA CIVIL INVESTIGA EXECUÇÃO DE JOVEM DENTRO DE RESILIÊNCIA NO BAIRRO NOVA CARAJÁS

Crime ocorreu na noite de 16 de janeiro de 2025; vítima foi morta a tiros após homens armados invadirem o imóvel
Um homicídio é alvo de investigação da Divisão de Homicídios da Polícia Civil em Parauapebas após um jovem ser morto a tiros dentro de uma residência localizada no Bairro Nova Carajás, na área conhecida como “Casinhas”.
De acordo com informações da Polícia Militar do Pará, por meio do 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM), a guarnição realizava rondas ostensivas quando foi acionada pelo Centro de Atendimento e Despacho (CAD) para atender a uma ocorrência de homicídio.

JACUNDÁ COMEÇA 2026 COM ALTA DE ACIDENTES DE TRÂNSITO

Moradores apontam que, em finais de semana e feriados, a quantidade de ocorrências costuma aumentar, principalmente por casos envolvendo condutores alcoolizados e sem o uso de equipamentos de proteção
Mesmo com poucos dias de 2026, Jacundá já voltou a registrar acidentes de trânsito. 
Em 2025, o município teve um dos maiores índices de mortes dos últimos anos, com 23 óbitos contabilizados.
Na noite de sábado (18/01), por volta das 19h, um acidente foi registrado na Rua 10 de Julho. 
Segundo as informações, condutor e passageiro estavam sem capacete e, após a colisão, uma das vítimas precisou ser encaminhada ao Hospital Municipal em estado grave.

PROPRIETÁRIO PEDE AJUDA PARA RECUPERAR BENS ROUBADOS NA ZONA RURAL DE MARABÁ

Família foi rendida por homens armados durante horas e teve veículos, gado, joias e equipamentos levados de uma chácara próxima à Vila Santa Fé
MARABÁ, SUDESTE DO PARÁ – Um assalto de grandes proporções foi registrado na tarde da última sexta-feira (16), na zona rural de Marabá, deixando uma família sob ameaça e com prejuízos significativos. 
O crime ocorreu por volta das 17h, em uma chácara localizada na região do PA Carajás Tamburil, Chácara Fortaleza, próximo à Vila Santa Fé.
De acordo com o relato da proprietária, quatro homens encapuzados e armados invadiram o imóvel no momento em que ela retornava à chácara acompanhada do marido e da afilhada, de apenas 11 anos. Assim que entraram na propriedade, todos foram rendidos. 

CERCA DE 30 % DOS CURSOS DE MEDICINA TERÃO PUNIÇÕES APÓS AVALIAÇÃO NEGATIVA NO ENAMED

Ao todo, mais de 100 cursos receberam notas 1 ou 2, consideradas insatisfatórias pelo Inep, e sofrerão punições como suspensão de novas vagas e restrições ao Fies e a outros programas federais.
Quase um terço dos cursos de Medicina do país foi mal avaliado no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). 
Ao todo, mais de 100 cursos receberam notas 1 ou 2, consideradas insatisfatórias pelo Inep, e sofrerão punições como suspensão de novas vagas e restrições ao Fies e a outros programas federais.
O Enamed avaliou 351 cursos e contou com a participação de cerca de 89 mil estudantes. 

POLÍCIA CIVIL PRENDE EM SANTARÉM SUSPEITO DE ENVOLVIMENTO EM ASSALTOS NO MUNICÍPIO DE CURUÁ

Policiais civis de Curuá cumpriram mandado de prisão no bairro Jaderlândia.
Suspeito de envolvimento em assaltos foi preso em Santarém por policiais civis de Curuá com apoio da Chefia de Operação da 16ª Seccional — Foto: Polícia Civil/Divulgação
Um homem suspeito de envolvimento em diversos assaltos registrados no município de Curuá, no oeste do Pará, foi localizado e preso em Santarém nesta segunda-feira (19).
Contra o suspeito identificado como Pabulo Pinto dos Santos, havia uma mandado de prisão temporária expedido pela 1ª Vara de Juiz de Garantias das Comarcas do Interior.

VÍDEO; POLICIAL PENAL Á PAISANA RECUPERA OBJETOS FURTADOS DE SALÃO NO BAIRRO PIRACANÃ , EM ITAITUBA

Televisão e outros pertences foram devolvidos após abordagem do suspeito neste domingo (18).
Um furto foi registrado em um salão localizado na 29ª Rua, no bairro Piracanã, em Itaituba, no sudoeste do Pará. 
Os objetos subtraídos, entre eles uma televisão e outros pertences, foram recuperados após a intervenção de um policial penal que estava à paisana.
De acordo com as informações, ao tomar conhecimento da ação criminosa, o agente penal realizou a abordagem do suspeito e determinou a devolução imediata dos itens furtados. 

POLÍCIA MILITAR RECUPERA ROUBADA E PRENDE SUSPEITO EM URUARÁ

A ação policial ocorreu na madrugada desta segunda, 19

Na madrugada desta segunda-feira, 19 de janeiro, policiais do 49º Batalhão da Polícia Militar recuperaram em Uruará (PA), uma motocicleta com registro de roubo. 
O veículo, uma NXR Broz preta, ano 2013, foi localizado durante patrulhamento preventivo e ostensivo no Bairro Pimentolândia.

SUSPEITO DE ESTUPRAR E MALTRATAR IRMÃ TRANS É PRESO EM ANANINDEUA

Vítima é acamada após AVC e teria sofrido abusos durante cuidados noturnos e aos fins de semana.
Suspeito de estuprar e maltratar irmã trans é preso em Ananindeua Crédito: Reprodução/Polícia Civil
Um homem foi preso nesta quinta-feira (15), em Ananindeua, suspeito de estuprar e maltratar a própria irmã, uma mulher trans que vive acamada após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). 
A prisão ocorreu durante a operação “Perfídia”, realizada pela Polícia Civil.

HOMEM É PRESO EM BELÉM POR DESCARTE IRREGULAR DE LIXO EM VIA PÚBLICA

Ação conjunta da Guarda Municipal e da Sezel flagrou despejo de pneus e entulho no bairro da Sacramenta
A Prefeitura de Belém realizou mais uma ação de fiscalização voltada ao combate ao descarte irregular de resíduos sólidos na capital paraense. 
No domingo (18), um homem de 51 anos foi preso em flagrante no bairro da Sacramenta após ser identificado despejando pneus e entulho em uma via pública.
A ocorrência foi registrada por volta do meio-dia durante operação do Grupamento de Proteção Ambiental da Guarda Municipal de Belém (GMB), em conjunto com a Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel). 

VÍDEO – MOTOCICLISTA MORRE APÓS COLISÃO VIOLENTA COM CARRO NA COMUNIDADE TIPIZAL

 Na noite de domingo (18), o motociclista, identificado como Cassione Lima dos Santos, 36 anos, morreu após colidir violentamente com um carro na comunidade Tipizal, situada na rodovia Santarém/Curuá-Una.

Imagens de câmeras de segurança registraram o motociclista trafegando em alta velocidade até o impacto frontal com o carro, veja a seguir:

JOVENS MORREM APÓS MOTOCICLETA COLIDIR EM MURETA DE PROTEÇÃO DE PONTE NA PA - 370 EM SANTARÉM

Com o impacto da batida, o condutor e a passageira foram arremessados para baixo da ponte, por onde passa o rio Curuá-Una, no rio e nas rochas, respectivamente.
Victor Gabriel e Shayane Araújo morreram no local do acidente — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Duas pessoas morreram vítimas de um grave acidente de motocicleta na tarde de domingo (18) na rodovia Santarém-Curuá-Una (PA-370), após o veículo colidir na mureta de proteção de uma ponte.
As vítimas identificadas como Victor Gabriel e Shayane Araújo Neves seguiam no sentido Uruará-Santarém quando o acidente aconteceu. 

ELEITORES TÊM ATÉ 6 DE MAIO PARA REGULARIZAR PENDEÊNCIAS JUNTO Á JUSTIÇA ELEITORAL

Até essa data, é possível emitir a primeira via do título de eleitor, atualizar dados cadastrais, realizar a transferência do local de votação, regularizar pendências, incluir nome social e fazer a coleta biométrica
Créditos: Divulgação
Com 2026 sendo ano de Eleições Gerais, o movimento nos cartórios eleitorais já começa a se intensificar em Santarém e em toda a região Oeste do Pará. 
Eleitoras e eleitores têm se antecipado para evitar filas e garantir que a situação eleitoral esteja regularizada antes do fechamento definitivo do cadastro, marcado para o dia 6 de maio.
O prazo segue a legislação eleitoral, que determina o encerramento do cadastro 150 dias antes do primeiro turno, agendado para 4 de outubro de 2026. 

NATEA DA POLICLÍNICA CARAJÁS TRANSFORMA CUIDADO E AMPLIA ACESSO AO DIAGNÓSTICO INFANTIL

Serviço já realizou cerca de 6 mil atendimentos em 2025 e se consolida como referência para famílias de 17 municípios da região sudeste estadual
Instalação do Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) da Policlínica Carajás Miguel Chamon, em Marabá
O Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) da Policlínica Carajás Miguel Chamon, em Marabá, no sudeste estadual, vem se consolidando como um dos principais pontos de apoio para famílias que buscam diagnóstico, acompanhamento e cuidado especializado para crianças com transtornos do neurodesenvolvimento. 
Ao longo de 2025, o serviço realizou cerca de 6 mil atendimentos, alcançando pacientes de 17 municípios da região.
Entre as famílias atendidas está a de Vitória Silva, moradora de Marabá, mãe da pequena Isabelly Silva, de quatro anos. 
Ela conta que a filha iniciou, no começo do ano, o processo de acompanhamento na unidade e que a confirmação do atendimento foi recebida com muita emoção, marcando o início de uma nova etapa para a família.

HOSPITAL REGIONAL REALIZA PRIMEIRA CAPTAÇÃO DE ORGÃOS E FORTALECE REDE ESTADUAL DE TRANSPLANTES

Procedimento histórico, realizado com apoio da Santa Casa e da Sespa, simboliza avanço técnico e humanização no atendimento à população do nordeste paraense
O Hospital Regional Público de Castanhal (HRPC), no nordeste do Pará, realizou neste domingo (18), a primeira captação de órgãos de sua história. 
O procedimento representa um marco para a unidade e reforça o compromisso do Governo do Pará com o fortalecimento da rede pública de saúde e de transplantes no estado.
A ação foi possível graças ao gesto solidário da família de uma mulher de 62 anos, que teve morte encefálica confirmada. 

MISSIONÁRIO DA AMAZÔNIA POR QUASE SEIS DÉCADAS , MORRE EM SANTARÉM FREI VIANNEY MILLER , AOS 98 ANOS

Frei Vianney foi um dos responsáveis pela chegada do Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) a Santarém, em 1969
Frei Vianney Miller -
Referência de fé, simplicidade e amor ao povo amazônico, o franciscano Frei Vianney Miller morreu na manhã do último sábado (18), em Santarém, no oeste do Pará. 
Natural dos Estados Unidos, ele dedicou mais de 78 anos de sua vida à missão na Amazônia brasileira, onde construiu um legado espiritual que atravessa gerações.
Religioso franciscano de testemunho marcante, Frei Vianney deixa profunda saudade entre os frades e nas inúmeras comunidades onde atuou ao longo de sua extensa caminhada missionária.