terça-feira, 29 de outubro de 2024

Os percalços da política em Santarém


Em Santarém, José Maria Tapajós venceu as eleições por 7.122 votos. Teve 49,73% dos votos válidos no primeiro turno (94.321), e JK do Povão 41,92%, com 79.506 votos. No segundo turno, Zé Maria caiu para 92.628 e JK saltou para 85.516.
Foi uma vitória suada, apesar do apoio do presidente Lula, do governador Helder Barbalho, do prefeito Nélio Aguiar, do PT da deputada Maria do Carmo Martins Lima, do ex-prefeito e ex-deputado Lira Maia e todos os partidos da base governista, uma frente política inimaginável tempos atrás. O governador Helder Barbalho foi praticamente todos os dias a Santarém nas duas últimas semanas de campanha, levando benefícios ao município e tendo na comitiva o irmão ministro das Cidades, Jader Filho, deputados federais e estaduais e o secretariado.
JK, por sua vez, recebeu o apoio presencial do ex-presidente Bolsonaro e de Michelle Bolsonaro; do prefeito de Ananindeua, Daniel Santos; do prefeito eleito de Marabá, deputado Toni Cunha; do prefeito eleito de Parauapebas, Aurélio Goiano; do deputado federal Delegado Caveira e até do deputado Bob Fllay.
Tradicionalmente revolucionária, Santarém é o terceiro maior colégio eleitoral do Pará e está invadida há muitos anos por sojeiros, garimpeiros, madeireiros e afins, de modo que a direita vem se consolidando no município. Ali se juntou um grupo que sintetiza a oposição ao governador Helder Barbalho, e não à toa já está deslanchada abertamente a corrida pela sucessão no Estado, bem como para as vagas no Senado.
A onipresença de Helder em Santarém já lhe rendeu uma Notícia de Fato do Ministério Público Eleitoral, que ensejou procedimento apuratório da promotora de justiça Dully Sanae Araujo Otakarae, em razão de um vídeo falando da candidatura de “Seu Zé”. O caso será apreciado pelo Procurador Regional Eleitoral, do Ministério Público Federal, Alan Mansur, que poderá ou não endossar a denúncia perante o Tribunal Regional Eleitoral.
Blog do Xarope via Uruá-tapera

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.