terça-feira, 25 de agosto de 2009

PODER E LIMITE


Suspeitas de desmandos administrativos, truculência e perseguição política em Rurópolis



“No município a revolta da população chegou ao limite, e todos comentam sobre a perseguição política e o desgoverno praticado pelo prefeito”.


“O pedido é só um, a cassação de Aparecido Silva, e que seja feito novas eleições”.




Cidade com uma população de aproximadamente 24.122 habitantes sendo, 12.759 do sexo masculino e 11.363 do sexo feminino, e com cerca de 211 quilômetros do município de Santarém .O município de Rurópolis vive hoje um dos seus piores momentos administrativos.
Por conta disso tudo está o cidadão Aparecido Florentino da Silva(PMDB), um empresário que antes de ser prefeito fez de tudo para chegar ao poder. Para isso, sempre era adversário ferrenho dos que administraram este município.
Sua eleição só se deu possível com a ajuda do primo, o ex-prefeito José Paulo Genuíno, qual após ganhar o poder abandonou sendo hoje seu principal adversário político do município.
Com 53.62% dos votos, Aparecido Silva, foi reeleito obtendo 6.245 dos votos válidos, derrotando Pablo Genuíno (DEM), o jovem de 25 anos, filho de seu primo o então ex-prefeito José Paulo que foi quem lhe colocou na política.
A diferença foi pequena, pouco mais de (6%).dos votos validos. Dizem que Aparecido por uma questão de honra gastou milhões dos cofres públicos para ganhar a eleição. Varias denuncia foram protocoladas na justiça contra o vencedor das eleições municipais, na maioria alegando-se compra de votos.
A cidade vive em estado de abandono. Mato, buracos e toda empoeirada, este é o atual perfil de uma cidade que antes já foi orgulho para milhares dos munícipes. Também existem suspeitas de malversação de recursos públicos. Lá, não se sabe o verdadeiro destino das verbas que para lá são originadas.
Aparecido Silva é hoje, um dos homens mais poderosos da região, apartamentos em vários lugares, comércios e fazendas fazem parte de seu volumoso patrimônio.
Existem também suspeitas de que o prefeito tem usados laranjas para triplicar seu império comercial e administrativo.
Recentemente, em uma festa de exposição, o prefeito num ato imoral arrematou 90% dos bois, o pior nessa historia foi que o 10% foram arrematados por dois assessores da prefeitura.
Na cidade que já teve a honra de receber vários governadores e até o presidente da Republica, o General Médici, não se ver uma obra. A população clama por justiça.
Mão de ferro: A ditadura imposta pelo prefeito e sua família também incomoda a população. Os munícipes comentam que o prefeito trata os seus habitantes com “PATADAS”. A esposa do prefeito também não fica atrás, comenta uma eleitora que já foi vitima da “butralidade” da primeira dama. Sem contar com as travessuras de uns dos filhos do prefeito.
Investigação: Aparecido Silva também é alvo de investigação, são no mínimo 17 pedidos entre afastamento e cassação. Um deles é o de N° 4529, recurso de Ação de Investigação Judicial Eleitoral que também tem como réu, o vereador Jonas Lourenço da Silva (PT). O relator é o juiz André Ramy Pereira Bassalo.
Dos 9 vereadores eleitos, sete fazem parte do grupo do prefeito. Dois apenas não compactuam com as ações do gestor. “Eles dizem que seria um tiro fora do alvo”.
Entre os dias 01 e 20 de agosto, o prefeito Aparecido Silva recebeu do Fundo de Participação dos Municípios, uma bolada de 1.321.079,64, este valor bruto, ficando com um liquido de 1.129.037,09. Fora alguns convênios e outros benefícios. Rurópolis recebe anualmente cerca de 11.326.993,07.
No município a revolta da população chegou ao limite, e todos comentam sobre o desgoverno praticado pelo prefeito. “O pedido é só um, a cassação de Aparecido Silva, e que seja feito novas eleições”.


Veja o quadro Abaixo:

Assistência Social
2060 - Ações Socioeducativas e de Convivência para Crianças e Adolescentes em Situação de Trabalho
Serviço Socioeducativo – PETI
33.000,00
Educação
8744 - Apoio à Alimentação Escolar na Educação Básica

88.721,60
Educação
0969 - Apoio ao Transporte Escolar na Educação Básica
PNATE
24.904,78
Encargos Especiais
00D0 - Apoio Financeiro aos Municípios para Compensação da Variação Nominal Negativa Acumulada dos Recursos Repassados pelo Fundo de Participação dos Municípios -FPM entre os Exercícios de 2008 e 2009

252,35
Encargos Especiais
099E - Auxilio Financeiro aos Entes Federados Exportadores

82.655,30
Assistência Social
8662 - Concessão de Bolsa para Crianças e Adolescentes em Situação de Trabalho
Transferência de Renda – PETI
600,00
Encargos Especiais
0C33 - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB

4.849.265,05
Encargos Especiais
0045 - Fundo de Participação dos Municípios - FPM (CF, art.159)
FPM - CF art. 159
3.924.424,05
Saúde
20AL - Incentivo Financeiro aos Estados, Distrito Federal e Municípios Certificados para a Vigilância em Saúde
Vigilância em Saúde
60.889,02
Saúde
20AB - Incentivo Financeiro aos Estados, Distrito Federal e Municípios para Execução de Ações de Vigilância Sanitária
Vigilância Sanitária
7.638,38
Saúde
8577 - Piso de Atenção Básica Fixo
PAB Fixo
277.149,81
Saúde
20AD - Piso de Atenção Básica Variável - Saúde da Família
PAB Variável - PSF
263.614,00
Saúde
20AE - Promoção da Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos na Atenção Básica em Saúde
FARMÁCIA BÁSICA
78.805,44
Encargos Especiais
0999 - Recursos para a Repartição da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico - CIDE-Combustíveis
CIDE - Combustíveis
12.398,06
Assistência Social
8446 - Serviço de Apoio à Gestão Descentralizada do Programa Bolsa Família
Índice de Gestão Descentralizada - IGD
31.488,27

2 comentários:

  1. Quando conhecer a situação fiscal de Novo Progresso vão achar que Ruropolis é um céu rsrsr

    ResponderExcluir
  2. Os funcionários do Hospital Municipal entraram para o terceiro mes sem receberem salário. Agora dar pra entender o por que do nao pagamento e, segundo o proprio administrador, nao foram repassadas verbas para a saúde e o mesmo está lutando para resolver este problema". Pagar os trabalhadores é uma tarefa difícil, mas reduzir os salários dos mesmos parece ser mais cômodo. Ainda na saúde, vigilantes, agentes administrativos e motoristas tiveram o adicional de insalubridade retirado do contra chegue sem nenhuma justificativa, de forma abusiva e ilegal, baseado em lei nenhuma.

    ResponderExcluir

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.