quinta-feira, 24 de maio de 2018

Incra e Terra Legal fazem entregam aos produtores e assentados rurais do Oeste do Pará

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), juntamente com o Terra Legal, estará realizado neste Sábado, dia 26 a partir das 9 horas, no Sirsan- Sindicato Rural de Santarém, uma grande reunião. 
A finalidade será a entregam aos produtores e assentados rurais da Região Oeste do Pará, de (CCUS E BARRACAS FEIRA PARA FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR) E TERRA LEGAL (TÍTULOS DEFINITIVOS). 
Além da presença do Superintendente Regional do Incra no Oeste do Pará, Mário Sérgio da Silva Costa, estão confirmadas as representações Quilombolas, prefeitos e vereadores da região, Presidentes de comunidades, Lideranças Sindicais, além do Deputado Federal Wladimir Costa, o Wlad do Solidariedade.

Sespa emite alerta para o município de Prainha, após médico ser mordido por morcego

Além do ataque ao médico que estava em uma fazenda, há relatos de mortes de bovinos após mordidas de morcegos em Prainha.
O morcego hematófago pode transmitir o vírus da raiva (Foto: Lenito Abreu/Adapec)Comunicado de alerta foi emitido no início desta semana pela Coordenação Regional de Zoonoses, do 9º Centro Regional de Saúde da Sespa, para a Secretaria Municipal de Saúde do município de Prainha, no oeste do Pará, para adoção de medidas preventivas e investigação de ataques de morcegos a pessoas e animais naquela região.
Antes do envio de ofício à Semsa, a coordenadora regional de Zoonozes em Santarém, Elisângela Leal, já havia feito contato telefônico com o secretário de Saúde de Prainha, logo que tomou conhecimento da notificação de atendimento do médico Manoel Alvarenga, que foi mordido por morcego em uma fazenda naquele município, na madrugada do dia 19.
Segundo Elisângela Leal, são muitas as notificações que chegam à Sespa na região, mas um caso como o do médico que buscou atendimento em unidade de saúde por mordida de morcego foi o primeiro. “A secretaria de Saúde de Prainha deve adotar medidas de investigação do caso e também preventivas à raiva. Temos notícias também da morte de bovinos em Prainha por ataque de morcegos e já informamos à Adepará, que costuma ser parceira da Sespa em situações como essa. Já temos uma programação de visita ao município de Prainha para a primeira semana de junho”, informou.

Assassino de professora em Castelo de Sonho tinha deixado a prisão há 3 meses no Mato Grosso

lucas
Amanda Elizete Araújo de 32 anos, foi brutalmente assassinada em Castelo de Sonho

Um ex-presidiário morador de Guarantã do Norte (711 km de Cuiabá), vulgo Lucas, 22 anos, foi detido dentro de um ônibus após assassinar uma professora na cidade de Castelo de Sonho, no estado do Pará (920 km desta capital), durante uma tentativa de assalto. De acordo com informações Lucas, cometeu o latrocínio na última segunda-feira (21) e tentou retornar a Mato Grosso, quando foi preso.
O caso ganhou repercussão nas redes sociais e reacende o debate sobre as audiências de custódia. Segundo as informações, o suspeito do latrocínio no estado vizinho teria sido solto há pouco mais de três meses em uma audiência de custódia, depois de cometer um assalto em Guarantã do Norte.
Informações publicadas pelo site “Folha do Progresso” apontam que a vítima recebeu 30 facadas e teve o corpo encontrado pelo marido. Já o suspeito, Lucas, foi capturado próximo a Serra do Cachimbo quando tentava retornar ao Mato Grosso.Conforme consta no boletim de ocorrência, a vítima Amada Elisete da Costa, 30 anos, teve a casa invadida e foi esfaqueada diversas vezes. Além disso, teve o pescoço cortado.