terça-feira, 30 de novembro de 2021

Com sabatina de autoridades na CCJ, projeto do plebiscito do Tapajós é adiado mais uma vez


Foi adiado pela segunda semana seguinte a análise do Projeto de Decreto Legislativo (PDL nº 508/2019), de autoria do ex-senador Siqueira Campos (PSDB-TO), que convoca novo plebiscito sobre a criação do estado do Tapajós, a ser desmembrado do Pará. A nova unidade federativa ocuparia a região oeste paraense — cerca de 43,0% do território atual, equivalente a 538,049 mil quilômetros quadrados. Desta vez, o surgimento de Carajás não voltou à cena.

Mojuí dos Campos é líder no ranking dos municípios na vacinação contra a Covid-19


Mojuí dos Campos é líder entre os municípios do Baixo Amazonas com maior desempenho na vacinação contra Covid-19, conforme o ranking de imunização elaborado pelo painel Vacinômetro, da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa). Com 95,94% de aplicação das doses recebidas, o município está no topo do marcador, com folga de quase 11 pontos sobre o município de Prainha, segundo colocado, e 10 pontos acima de Belterra, terceiro colocado. Os dados são desta terça-feira (30).

Mais de 200 pessoas são vacinadas contra covid-19 no 1º dia de Festa do Arraial da Conceição


A Prefeitura de Santarém segue avançando com a cobertura vacinal contra a covid-19. Desta vez, as ações estão sendo realizadas no arraial de Nossa Senhora da Conceição.

Na primeira noite de vacinação no arraial, 268 pessoas foram vacinadas.

Incêndio atinge oficina de estofados e loja de roupas no bairro do Santíssimo, em Santarém


Um incêndio atingiu uma oficina de estofados e uma loja de roupas no bairro Santíssimo, em Santarém, no oeste do Pará, no fim da manhã desta terça-feira (30). Militares da Polícia Militar iniciaram o atendimento para controlar as chamas.

O prédio onde funciona os estabelecimentos fica ao lado do quartel da 2ª Companhia Independente de Missões Especiais (Cime) e, após serem acionados pelos moradores, os militares iniciaram o procedimento de combate ao incêndio, inclusive para verificar se dentro do prédio havia crianças ou pessoas feridas.

Sergio Moro procurou ex-ministro do STF, Joaquim Barbosa, para falar sobre 2022


O ex-ministro e juiz Sergio Moro, pré-candidato pelo Podemos ao Palácio do Planalto em 2022, teria procurado recentemente o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa para discutir impressões sobre o pleito do próximo ano.

Homem que agrediu mulher dentro de carro em Belém é exonerado da Alepa


Na manhã desta terça-feira, 30, o servidor da Secretaria Legislativa da Casa, Antônio Carlos Martins, que foi filmado no último sábado, 27, agredindo uma mulher em pleno trânsito da capital foi exonerado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), deputado Chicão (MDB)

Três vezes governador pelo partido, Jatene anuncia saída do PSDB

O ex-governador do Pará, Simão Jatene, anunciou nesta terça-feira, 30, sua saída do PSDB, partido que ajudou a fundar e pelo qual se elegeu governador do estado por três vezes. Em um vídeo publicado nas redes socais, Jatene fala em decepção e traição, mas também agradece todos que confiaram nele.

Órgãos são encontrados dentro de saco de lixo no centro de Belém; há suspeita de que sejam humanos



A Polícia Civil (PC) e agentes do Instituto Médico Legal (IML) foram acionados na manhã desta terça-feira, 30, para remover uma sacola de lixo com a suspeita de conter órgãos humanos na avenida Presidente Vargas, localizada no centro de Belém. O local foi isolado.

PARÁ: Torcedores do Paysandu correm para comprar o ingresso para o jogo do RExPA

A primeira partida da semifinal da Copa Verde entre Remo e Paysandu, está marcada para a próxima quarta-feira, dia 1° de dezembro, às 20h, na Curuzu. A volta será no sábado, dia 4, às 17h, no Baenão.

A “Celinha”. A Amepa. A OAB. Os Juízes. A Gratificação e a Discórdia


Mais um round da queda de braço entre o TJ e os juízes paraenses foi registrado ontem, com a realização de uma Assembleia Geral na sede da Associação dos Magistrados do Pará, Amepa. Mais cedo, a entidade já havia emitido nota pública sobre o assunto afirmando, com todas as letras, que os juízes, ao tomarem conhecimento do juízo firmado pela alta administração do TJPA sobre seus membros, ficaram perplexos e se sentiram ofendidos e desvalorizados em sua própria casa.

Moraes derruba pensão especial a familiares de ex-políticos do Pará


O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), derrubou uma série de decretos e leis do Pará que concediam pensões especiais a familiares de pessoas que já ocuparam os cargos de deputado federal e estadual e vereador. O ministro atendeu a um pedido feito pelo governo do Pará. A ação afirma que as pensões violam os princípios constitucionais da razoabilidade, isonomia e proporcionalidade.

Quais são os possíveis sintomas da variante Ômicron? Entenda


A variante Ômicron está causando alerta no mundo inteiro por conta de sua série de mutações, que também podem trazer alguns sintomas diferentes de outras versões do vírus da Covid-19. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ainda vão levar algumas semanas para que o mundo consiga entender com mais precisão a nova cepa, mas o que os relatos sobre ela dizem até o momento?

Maioria dos pacientes internados com Covid-19 em Santarém não tomou vacina ou não completou imunização


A maioria dos pacientes que estão internados no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) e na Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA 24h), em Santarém, no oeste do Pará, é de pessoas ainda não-vacinadas ou que não estão completamente imunizadas contra a Covid-19.

Em livro, Moro reforça sua omissão enquanto esteve no governo Bolsonaro


Em seu novo livro, lançado nesta terça-feira 30, o ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sergio Moro reúne um compilado de desculpas para justificar os excessos que cometeu na Operação Lava Jato e para relativizar a permanência na equipe de Jair Bolsonaro.

Agricultor que ameaçava ex-companheira de morte pelas redes sociais é preso em Rurópolis


Um agricultor de 47 anos foi preso na manhã desta terça-feira (30) em Rurópolis, no Pará, durante a operação "Desforço". José Augusto Oliveira ameaçava de morte pelas redes sociais a ex-companheira.

Bolsonaro diz sentir-se “em casa” em filiação ao PL e garante ao “centrão” que “nenhum partido será esquecido”



O presidente Jair Bolsonaro filiou-se, nesta terça-feira (30), ao Partido Liberal (PL), do ex-deputado Valdemar Costa Neto. O evento é mais um capítulo da aproximação entre o mandatário e os partidos do chamado “centrão” (que ocorre desde meados de 2020), e traz sinalizações sobre as estratégias de alguns dos principais atores políticos para as próximas eleições.