sábado, 2 de novembro de 2013

FAMILIARES DE JOVEM ASSASSINADO POR PM EM MEDICILÃNDIA QUER JUSTIÇA E CONSTESTAM VERSÃO

Os familiares do jovem Romério Nunes de Carvalho, 20 anos, morto com um tiro por um policial militar, durante uma suposta  perseguição , ocorrida no dia 01 de julho, no município de Mendicância, região da Transamazônica, estão contestando a versão que foi divulgada na época.
Para eles, as evidencias não condizem com as explicações dadas pelo policial.  Veja o texto acima.
Texto a Voz do Xingu.

POLICIA DE SANTARÉM PRENDE MATADOR DO SARGENTO DA PM

Por Elias Junior
Ainda pouco as policias Civil e Militar acabaram de prender o principal suspeito de ter assassinado do Sargento da Policia Militar João Kenedy Campos Miranda que foi morto na madrugada de Sexta para Sábado em uma vila de casas localizada na rua 02 entre as ruas "C" e "E" no bairro Elcione Barbalho.
Depois do fato e munido de informações sobre quem seria o autor do homicídio o elemento de nome Wallace dos Santos Fernandes. As po
licias cairão em campo e só descansaram quando colocaram o acusado na cadeia, A policia localizou primeiro a esposa do acusado que estava no local do crime onde na ocasião teriam matado militar.
A segurança teve que ser reforçada pessoas ligadas ao militar que foi morto tentaram agredir o assassino que teve ser levado as pressas para dentro da delegacia.
O acusado perante a imprensa contou detalhes do fato que culminou na morte do policial, segundo ele depois de beberem praticamente a noite inteira o policial teria tentado contato físico com a mulher que estava na casa e foi neste momento que eles se desentenderam e ele esfaqueou o policial até a morte.
Depois disso tentaram dar sumiço no corpo o enrolando em um colchão e esperando a hora certa para sumir com o cadáver do PM.
Ele contou que desferiu na vitima 11 facadas, o fato teria acontecido as 03 horas da manhã. Vale ressaltar que o acusado já puxou presidio pelo crime de trafico de drogas. Interrogado se ele estaria arrependido de ter matado o policial ele demorou a responder mais disse que sim que estava arrependido.
Para finalizar nossa reportagem conversou com a Capitã Marnilza da Policia Militar que nos falou da tristeza da corporação em perder um policial militar, ela também falou do esforço das policias em dar uma resposta para sociedade colocando os culpados de trás das grades

São Raimundo vence jogo treino em Tabocal. Mais três reforços foram apresentados

Marinho atacante é mais um reforço do Pantera
O São Raimundo realizou na tarde desta sexta-feira (1/11), um jogo-treino contra a Seleção do Tabocal, combinado da comunidade do mesmo nome, planalto santareno, 23 km distante da cidadã. O Pantera Tapajônico venceu por 1 a 0, mesmo placar do primeiro amistoso diante do time do União da Cidade de Belterra no domingo, dia 24 de outubro.
Foi mais um teste para os jogadores alvinegros que se preparam para o jogo de estreia no Campeonato Paraense 2014, em sua primeira fase diante do Castanhal na terça-feira (5), às 20h no estádio Colosso do Tapajós. O técnico Filiba pôde observar os últimos reforços como o zagueiro Mateus ex- Ananindeua e o volante Diogo Piraca.ex-Trem AP. E de forma surpreendente chegava quase na saída do time para o local do encontro o atacante Marinho (Mário Jorge Maciel, 33 anos), vindo de Manaus, indicado pelo meia Michel, com quem jogou no Grêmio de Coari/AM. Marinho no inicio da carreira passou por  Remo e Paysandu, estava no São Raimundo de Manaus/AM.Marinho tem graduação superior e formado em educação física.

O PARÁ E OS NOVOS MUNICÍPIOS

Por Nicias Ribeiro
Na semana passada, o Senado aprovou o projeto de lei complementar que regulamenta a Emenda Constitucional nº 15, de 1996,estabelecendo os procedimentos e os requisitos mínimos para a criação de novos municípios no Brasil. E como essa matéria foi aprovada por
acordo de liderança, Câmara e no Senado, aguarda-se a sanção presidencial, o que dará fim ao “vacatio legis” (vácuo da lei), que durou 17 anos, em face de não haver lei regulamentando a criação de novos municípios no Brasil, bem como o desmembramento e incorporação de áreas territoriais, e a fusão de municípios.
É claro que festejo essa decisão do Congresso Nacional, não só porque sou a favor da criação de novos municípios no Pará, mas porque o projeto aprovado incorporou muitos dos dispositivos constantes do projeto, de minha autoria, que deixei na Câmara dos Deputados, especialmente o que estabelece uma população mínima de cinco mil habitantes, para os pretensos municípios da região Norte.É óbvio que um projeto dessa natureza recebe críticas de toda ordem, especialmente daqueles que imaginam que criar município significa aumento de despesas. E de outros que, por não terem intimidade com receitas municipais, pensam que os novos municípios precisam ter produção para se manterem,  certamente por não saberem que a produção, seja ela qual for, gera tributos aos estados e não aos municípios. E no que se refere ao Pará, criar município é mais do que uma decisão política. Na ver dade, é uma necessidade social. Daí a sua colonização ter ocorrido, historicamente, a partir dos grandes rios, até a construção da ferrovia Belém-Bragança, no início do século XX, quando algumas cidades surgiram no entorno das chamadas “estações do trem”, como foi o caso de Castanhal. Depois, com a construção da Belém-Brasília, no final dos anos 50, foram surgindo alguns povoados ao longo dessa rodovia que, mais tarde, tornar-se-iam cidades, como é o caso de Paragominas.
Nos anos 70, vários povoados surgiram com a construção da Transamazônica, da Cuiabá-Santarém e ao longo da PA-150 e da antiga PA-70 que, sem dúvida, foram as rodovias que facilitaram a migração e a ocupação do Sul e Sudeste do Pará. Daí a emancipação, ainda, em 1981, de Rondon do Pará na PA-70; além de Xinguara, Redenção e Rio Maria, na PA-150. O Pará tinha 83 municípios.