terça-feira, 12 de julho de 2011


Prostituição de menores, roubos de motos e insegurança em Moraes de Almeida
Moraes de Almeida fica localizado na rodovia Santarén-Cuiabá e pertence ao município de Itaituba.
O Distrito surgiu com a corrida do ouro nos anos 80, aonde milhares de pessoas chegaram com o sonho de viver dias melhores.
Hoje a realidade é outra, cerca de 5 mil habitantes vive apenas de um pequeno comércio que ainda tentam sobreviver arrecadando um pouco que ainda vem de alguns garimpeiros que ainda teimam em viver da garimpagem.
Das cerca de 5 mil famílias que vivem na região, a maioria pertencem a outros estados, principalmente Maranhão, Bahia e Paraná. Do Pará é quase difícil se deparar. São pouquíssimos, a dificuldade de encontrar um filho da terra é quase impossível.
O ciclo do Ouro deixou um rastro enorme, filhos sem pai é o que mais se encontra fruto do resultado nas regiões dos garimpos.
O destino tem sido a prostituição e o vicio da droga. É comum verificar menores se prostituindo, e a maioria já usa droga. 
Ao anoitecer o distrito vira um verdadeiro prostíbulo. Inúmeros bares disputam a clientela. Uma pequena guarnição comandada pelo sargento Renúbio tem dificuldade para conter os ânimos. Muitas das vezes os menores não respeitam a policia.
A rua do peixotinho é o principal ponto das menores que praticam o ato sexual por dinheiro. Lá tem vários bares como: Valeão da Noite, Cabana Show, Rola Papo, Alta Horas e outros.
O maranhense João Antônio de Ramos, 56 anos afirma que o Conselho Tutelar não existe. E que as menores na maioria residem em Moraes de Almeida, algumas vem de Itaituba, Santarém e Novo Progresso. “Elas servem na maioria piões do garimpo Jardim do Ouro”, denuncia João Ramos.
Só este ano 8 casos de AIDS já foram confirmados no município.
Por telefone, um morador afirma que além da prostituição e tráfico de droga, o distrito sofre com roubo de carro e principalmente motos. “Todos os dias acontecem um ou dois roubo de moto”, conclui.
O vereador Luis Fernando Sadeck, o Peninha (PMDB), líder do governo disse que Moraes de Almeida cresceu desordenadamente, e que o poder aquisitivo da população é muito alto.
A solução segundo o vereador é a emancipação de Moraes de Almeida, até porque o distrito fica muito distante da sede do município de Itaituba.
Peninha esclareceu que o governo municipal de Itaituba vem dando toda estrutura mínima para o distrito, como saúde e educação e lembrou que em breve estará sendo construída uma grande escola, inclusive com quadra de esporte. Também disse que o governo estará em breve legalizando a légua patrimonial do distrito, um grande sonho da comunidade.  
O distrito de Moraes de Almeida não tem delegado e fica localizado a cerca de 140 quilômetros da sede do município de Itaituba, e está encravado entre Novo Progresso e Trairão, numa região ladeada por pequenos garimpos.