quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Escolhidos por Deus: uma olhada na doutrina da predestinação

1 Timóteo 2:5-6
"Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo como resgate POR TODOS. Esse foi o testemunho dado em seu próprio tempo.
A questão da predestinação versus livre arbítrio já dura há muito tempo no corpo de Cristo. Há muitos que dizem que Deus já escolheu aqueles que seriam salvos e que estes e ninguém mais será salvo. Posteriormente e de acordo com este ponto de vista, se alguém será salvo ou não, não é tanto uma questão de alguém pregar a Palavra para ele e ele posteriormente crer nesta Palavra. Embora ele definitivamente precise fazer isso, basicamente ele pode fazer isso somente porque Deus o "predestinou", o "escolheu". Se Deus não o tivesse "predestinado", se Deus não o tivesse "escolhido"- no sentido de tê-lo escolhido em lugar de outra pessoa que não foi escolhida - então ele não seria salvo. É, então, Deus que escolhe quem será salvo e quem Ele, dentro desta visão, "predestinou", escolheu previamente, para ser salvo. Aqueles que Deus escolheu salvar serão salvos, mas aqueles a quem Ele não escolheu (que na verdade significa então: aqueles que Ele rejeitou para a salvação) não serão salvos. Esta é definitivamente uma doutrina muito conveniente, pois desloca a responsabilidade da salvação para Deus, o que significa que Ele, de acordo com esta visão, já escolheu os que serão salvos. Então, se você não sente vontade de falar da Palavra a outros... Não é bem um problema. Deus sabia, e não enviou ao seu caminho alguém que era para ser salvo. Afinal, quem tiver que ser salvo será salvo, aconteça o que acontecer... Deus é quem sabe. É minha opinião pessoal que, por mais conveniente que esta doutrina seja, ela é também uma doutrina muito errada e perigosa. Eu acredito também que é essa doutrina que é responsável, pelo menos parcialmente, pela passividade de muitas pessoas em falar sobre a Palavra: as pessoas não se sentem responsáveis por falar do evangelho, pois em última instância, e de acordo com essa visão, quem é para ser salvo será salvo. Eu discordo plenamente desta esta posição. Eu acredito que, de acordo com a Bíblia, Deus deu o Seu Filho por TODOS os homens, o que significa então que sua escolha para a salvação é: todo mundo. Consequentemente, isto significa que a visão de que Deus escolheu para salvar alguns e não outros não pode estar correta.

Evandro Chagas firma parceria para criar vacina contra o Zika, no PA

Aedes aegypti no laboratório da Oxitec, em Campinas. O mosquito é transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e do vírus zika, causador da microcefalia (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)Instituto acredita que em dois anos a vacina está pronta para produção. Vacina será desenvolvida em parceria com a Universidade do Texas (EUA).

O Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém, firmou parceria com a Universidade do Texas, nos Estados Unidos, para desenvolver uma vacina contra o vírus Zika. Para o IEC a meta é deixar a vacina pronta para ser produzida em dois anos. O anúncio foi feito pelo Ministro da Saúde, Marcelo Castro, nesta quinta-feira (11).

Justiça Federal volta a decretar prisão de madeireiro de Novo Progresso

Justiça Federal volta a decretar prisão de madeireiro de Novo ProgressoA Justiça Federal decretou a prisão preventiva do madeireiro Luiz Lozano da Silva, da cidade de Novo Progresso  (foto) .
O mandado de prisão foi expedido na última sexta-feira, 5.

Santarém sediará jogos indígenas do baixo Tapajós

O vereador Junior Tapajós (PMDB), representou e manifestou total apoio da Câmara Municipal de Santarém aos Primeiros Jogos Indígenas do Baixo Tapajós, que terá início em abril deste ano. A reunião aconteceu na manhã do último dia 11, na sala dos ex-presidentes da Câmara Municipal de Santarém.
Além do vereador Junior Tapajós, participaram da reunião a vice-prefeita e secretária municipal da Juventude Esporte e Lazer (Semjel), Maria José Maia, acompanhada do desportista Ney Bendelack; Secretário Municipal de Cultura Nato Aguiar; comandante do 3º Batalhão da Policia Militar coronel Carlos André e o coordenador dos jogos Marcelo Borari com integrantes da equipe dele.