domingo, 17 de março de 2024

Presa em Belém responsável por páginas fakes que difamavam moradores de Monte Alegre


Denice Silva Pires teve prisão decretada pela Vara Única de Monte Alegre — Foto: Reprodução
À medida em que uma página era denunciada e retirada do ar pelos servidores, outras eram criadas e as difamações continuavam.
Trabalho da Inteligência da Polícia Civil levou à prisão de uma mulher, em Belém, capital paraense, apontada como responsável por páginas fakes nas redes sociais Facebook e Instagram, que eram usadas para difamar pessoas. Só no município de Monte Alegre, no oeste do Pará, ao menos 50 boletins de ocorrência foram registrados contra o perfil denominado “Xiri Secco”.
À medida em que uma página era denunciada e retirada do ar pelos servidores, outras eram criadas e as difamações continuavam, a tal ponto de algumas pessoas que foram vítimas das publicações tentarem suicídio. Há casos também de casamentos desfeitos por causa das publicações, como constam nos relatos de boletins de ocorrências registrados na Delegacia de Polícia Civil de Belterra.
Desde que o primeiro BO foi registrado em Monte Alegre, o delegado Wellington Kennedy e sua equipe iniciaram as investigações com a colaboração da “Inteligência da Polícia Civil”.
As investigações apontaram que uma mulher identificada como Denice Silva Pires, tinha o nome vinculado aos perfis falsos nas redes sociais Instagram e Facebook, que eram usados para difamar moradores do município de Monte Alegre. De acordo com as investigações, a suspeita estava em Belém.
O delegado Wellington Kennedy foi para Belém e com o apoio da Polícia Civil da capital, foi até o endereço da suspeita na Rua do Canal, bairro Marambaia, Belém/PA, para cumprir o mandado de prisão expedido pela Vara Única de Monte Alegre.
Denice Silva Pires recebeu voz de prisão e na casa onde ela morava, a polícia realizou busca e apreensão de um celular que era usado para as publicações nos perfis falsos.
"Uma vez que a gente tomou conhecimento de um crime de repercussão que gerou grande comoção na cidade de Monte Alegre, nós fizemos todas as formas de investigação possíveis, tanto em campo, a equipe foi muito empenhada em procurar o resultado desejado, assim também como as técnicas de investigação mais atuais. Inclusive, a gente seria uma das mais preparadas em nosso Brasil, e sempre se capacitando e inovando para darmos uma resposta à sociedade. Cumprimos o mandado, a suspeita já se encontra recolhida à prisão e aguardando a justiça para responder por todos os seus crimes", disse o delegado Wellington Kennedy.
A suspeita deve ser transferida para Monte Alegre.
Revolta
Durante o período das investigações, vítimas das páginas falsas conversaram com a imprensa em Monte Alegre e manifestaram revolta com a situação.
“A única coisa que eu quero é justiça. Que prendam o dono da página e quem mandou mensagens, as nossas fotos, porque isso é um crime. Já registrei dois boletins de ocorrência”, contou uma das vítimas, que pediu para não ser identificada.

Chegada da polícia ao endereço onde Denice Pires morava, em Belém — Foto: Polícia Civil / Divulgação