terça-feira, 25 de outubro de 2016

Polícia Federal deflagra operação em Itaituba; prefeito eleito é alvo

"A PF cumpre 7 mandatos de prisão coercitiva e 1 de prisão preventiva e mais 7 mandatos de busca e apreensão".
A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje, 25, uma operação, denominada Deseduca, na cidade de Itaituba, oeste do Pará.
Um dos alvos é o prefeito eleito Valmir Climaco, do PMDB.
Climaco segundo informações se encontra em Brasília, onde, deve se apresentar para a PF. 
Ele foi eleito no último dia 2 com 50,06% dos votos válidos. Derrotou o tucano Ivan D’Almeida (20,91%) e Eliene Nunes (20,91%), do PSD, que tentava a reeleição.
A operação não é relacionada as eleições deste ano. Mas a uma ação civil pública contra o ex-prefeito que tramita desde maio de 2013 na Justiça Federal, por desvio de recursos públicos da Educação.
Outro alvo da operação da PF é Wagner Shigeiro Saita Mesquita, ex-genro de Climaco, também réu na ação, acusado de ser um dos controladores da empresa-mãe do esquema de corrupção, a Lobato e Araújo Comércio e Serviços.
Logo mais as 11h, será dada mais informações para imprensa, na sede da PF em Santarém, sobre a operação.

Viatura da PF em frente a casa de um dos investigados da Deseduca
Segundo a PF, ao todo estão sendo cumpridos 7 mandados de condução coercitiva, 1 mandado de prisão preventiva, 7 mandados de busca e apreensão e o sequestro e bloqueio de bens dos investigados no valor total de R$ 2.387.719,67.
Nas investigações, constatou-se que o esquema se iniciava com a fraude em licitações. As empresas vencedoras eram contratadas para executar obras para a educação, porém algumas foram feitas em partes e outras nem sequer foram iniciadas.
Um dos fatos que chamou a atenção da PF foi o pagamento de mais de 500 mil para uma das empresas no último dia de expediente bancário do último ano da gestão do governo de Valmir Climaco, que terminou em 2012.
A verba seria referente à reforma da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental César Almeida I, que nunca foi feita. Os recursos desviados eram provenientes do Fundeb e FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).
Os conduzidos prestarão depoimentos à Polícia Federal e serão indiciados por desvio de recurso público e associação criminosa.
Todo o material apreendido será analisado e periciado na busca de provas e evidências que confirmem os crimes e a ligação dos suspeitos aos fatos. A Polícia Federal ainda investiga outros contratos que totalizam cerca de 16 milhões de reais nos quais podem ter ocorrido outros desvios.
A operação foi batizada com este nome porque investiga amá gestão das verbas públicas destinadas à educação. Deseduca significa o processo inverso de educar, ou prejudicar a educação.
Com informações da PF e Blog do Jeso

Morre, aos 72 anos, Carlos Alberto Torres, o Capitão do Tri

Capita foi um dos maiores laterais direitos da históriaO futebol mundial está de luto. O ex-jogador Carlos Alberto Torres, capitão do tricampeonato mundial da seleção brasileira em 1970, morreu nesta terça-feira, aos 72 anos.
Ele, que chegou a trabalhar normalmente no último domingo no programa "Troca de Passes", do Sportv, foi vítima de um enfarte fulminante nesta manhã.
Como jogador, Capita atuou por Fluminense, Santos, Botafogo, Flamengo, e New York Cosmos e California Surf, dos Estados Unidos. Como técnico, comandou Flamengo, Fluminense, Corinthians, Náutico, Miami Freedom (EUA), Once Caldas (COL), Monterrey (MEX), Tijuana (MEX), Botafogo, Atlético-MG, Querétaro (MEX), Unión Magdalena (COL), Omã, Paysandu e Azerbaijão.

Vereadora flagrada usando maquinas em benefício próprio se defende, e diz que o fato teve conhecimento de secretários municipais em Placas


“Mayara alega que sua prisão em flagrante foi de forma arbitraria pelo delegado que conduziu o caso”.

A retroescavadeira ALVO da prisão da vereadora Mayara

Uma denúncia muito grave e que pode até custar o mandato da vereadora conhecida por Mayara, ex-presidente da Câmara municipal, do prefeito Leonir Gauchão, do DEM, e de perca do cargo de três secretários do município de Placas, distante cerca de 300 km do município de Santarém, no Oeste do Pará, virou fato em toda a região. O foco de toda essa polêmica, uma máquina retroescavadeira, pertencente à frota da prefeitura do município, que foi flagrada fazendo serviços particulares na propriedade da parlamentar municipal, localizada na vicinal do 59. Um flagrante que pode ser configurado como crime de peculato, ou uso indevido de máquinas, equipamentos ou material de qualquer natureza, de propriedade ou à disposição da prefeitura, além da mão de obra de servidores públicos, empregados da prefeitura.
O flagrante foi feito pelo delegado Conrado, da Polícia Civil de Placas. A vereadora foi conduzida a delegacia policial, onde foi aberto inquérito que vai apurar quem é o culpado pelo crime administrativo, se a vereadora ou os secretários municipais, que são responsáveis pelo maquinário municipal. 
 CRIME E CASTIGO- Informes chegados à nossa redação, culpam
Mayara faz parte da base do prefeito Leonir Gauchão
a vereadora Mayara de ser responsável por ter usado a máquina retroescavadeira da prefeitura em benefício próprio, dentro de seu lote, localizado na vicinal do 59. Em sua defesa, feita por telefone a redação do Blog, a parlamentar municipal cita que a máquina retroescavadeira realmente pertence à Secretaria Municipal de Agricultura, porém, saiu da garagem pública municipal, com o devido consentimento do secretário de administração Rondinelly, do secretário de Infraestrutura e do secretário de Agricultura José Filho; “ Eu ajudei no conserto da peça que estava quebrada, na mangueira que também estava quebrada e no combustível e no óleo meia oito que é óleo hidráulico”, revelou a vereadora.
Quanto as acusações de que a máquina retro escavadeira teria passado 300 horas fazendo serviço em sua propriedade na vicinal do 59, a vereadora contesta;” tudo isso não passa de boatos infundados, não passei mais do que 15 horas, menos do que um dia com a máquina trabalhando no meu lote”, defendeu-se a vereadora.

FATOS COMPROMETEDORES- A notícia da prisão em flagrante da vereadora Mayara pegou de surpresa e estremeceu as bases de vários segmentos políticos da região, que apoiam o prefeito Leonir Gauchão, do DEM. Repercute o fato de que sendo uma vereadora, em momento algum deveria usar máquinas e equipamentos da prefeitura em benefício próprio, principalmente em um município situado ás margens da rodovia Transamazônica, onde inúmeras vicinais necessitam de reparos urgentes e imediatos. Vereadores usaram a tribuna do legislativo placaense, em tom de indignação contra a atitude irresponsável da vereadora Mayara, do secretário de administração Rondinelly, do secretário de municipal de Infraestrutura e do secretário de Agricultura José Filho. E principalmente do prefeito Leonir Gauchão, que compactou de maneira explicita com mais este desmazelo administrativo, que se junta a muitos outros encontrados em sua gestão.
O Delegado Conrado encaminhou denúncia ao Ministério Público por improbidade Administrativa contra a Vereadora Mayara e os Secretários de Administração, Agricultura e Infraestrutura por autorizarem o uso da máquina na propriedade da Vereadora. Com certeza o caldo grosso da corrupção vai entornar também para os lados do prefeito Leonir Gauchão.
SECRETÁRIO TENTA SE DEFENDER- O Secretario de Agricultura o Sr. José Filho, afirmou à imprensa que a máquina pertence realmente a Secretaria que ele dirige e que a função na máquina é cavar tanques, fazer serviços para agricultores, e em recuperação de vicinais fazer as saídas de agua. Segundo informou o Secretário a máquina está na responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura, mas o serviço que estava sendo feito na propriedade da vereadora é o serviço que é feito na propriedade de qualquer agricultor que solicite a máquina e aguarde chegar a sua vez, pois além de solicitar, a vereadora pagou o óleo da caçamba para o transporte da máquina para fazer o referido serviço, e como ela é agricultora ela tem sim o direito de usufruir da máquina assim como tem todos os agricultores, pois sendo parlamentar ela continua tendo os mesmos direitos de utilizar os serviços do SUS, da Educação, do Meio Ambiente, da agricultura e demais órgãos do governo assim como todo cidadão tem. O secretário em seguida, lamentou o fato e afirmou que não houve crime no ocorrido, e que a justiça vai achar os culpados ou não, e que vai ser apurado se houve abuso de poder, ou qualquer tipo de abuso durante a ação efetuada.
ACUSAÇÕES - A vereadora Mayara falou que toda essa polêmica
Delegado Conrado
envolvendo seu nome, não passa de perseguição política, com objetivo de denegrir sua imagem pública. Fato é que a vereadora foi levada para a delegacia de Polícia Civil de Placas, conduzida pelo delegado Conrado, com alegação de ter sido presa em flagrante; “Houve arbitrariedade por parte do delegado, ele em momento algum deixou que eu me explicasse, não procurou saber a verdade”, defende-se a parlamentar municipal.

A vereadora Mayara, alega em sua defesa que houve realmente arbitrariedade, por parte do delegado Conrado, da Polícia Civil de Placas; “Eu não estava fazendo nada escondido, não estava roubando, fiz tudo da forma como deveria ter sido feita”, disse ela em sua defesa.
O processo está em andamento, e todos os envolvidos serão ouvidos pela justiça.

Corpo de morador de rua conhecido por “Paragominas” foi encontrado jogado na praia em Santarém

morador-de-rua-morre-na-orlaQuem trafegava pelo cais de arrimo na manhã desta terça-feira (25), às proximidades do porto da Praça Tiradentes, deparou com uma grande movimentação. Uma pessoa foi encontrada morta na praia.
Após a Polícia ser acionada, foi constatado que se tratava do morador de rua conhecido por “Paragominas”, que frequentava o Centro Pop. Segundo informações colhidas por nossa reportagem junto à Polícias Militar, o morador pode ter sido agredido, empurrado e sofreu uma parada cardíaca.
O IML foi chamado para a remoção do corpo. O local onde o corpo foi encontrado fica entre as travessas Silva Jardim e 7 de Setembro, perto de um lavagem de carro.
Fonte: RG 15/O Impacto

MPF convoca audiência pública para debater reparação da violação de direitos humanos da população ribeirinha do Xingu

Construção de barraco de lona foi opção encontrada por família ribeirinha como forma de voltar a viver perto do rio

barraca-de-lona-construida-pelos-ribeirinhosO Ministério Público Federal (MPF) convoca uma audiência pública para o próximo dia 11 de novembro, em Altamira (PA), para definir o retorno dos ribeirinhos ao Rio Xingu e debater as condições necessárias para a reprodução do modo de vida ribeirinho na região, diante dos impactos não resolvidos da hidrelétrica de Belo Monte. O MPF pretende chamar os responsáveis para proteger a área do Rio Xingu que teve sua condição ecológica totalmente modificada devido às alterações acarretadas pela usina, que hoje inviabilizam a manutenção dos modos de vida.