quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Plano Brasil sem Miséria.

Mais de 4 mil famílias assentadas no Oeste do PA irão aderir ao Bolsa Verde‏


O programa de Apoio à Conservação Ambiental, o “Bolsa Verde”, sancionado no último dia 17 de outubro pela presidenta Dilma Rousseff, beneficiará, inicialmente, 4.073 famílias assentadas no Oeste do Pará, que terão acesso a repasses trimestrais de R$ 300, cada uma. A Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Oeste do Pará irá coletar as assinaturas dos termos de adesão por parte dessas famílias selecionadas para o programa, que integra o Plano Brasil sem Miséria.  
A assinatura dos termos de adesão iniciou nesta quinta-feira (20) pelo Projeto Agroextrativista (PAE) Tapará - Município de Santarém -, onde 274 famílias estão no rol de beneficiárias. A primeira etapa do cronograma elaborado pelo Incra prevê a coleta de assinaturas em mais nove assentamentos nos municípios de Santarém, Alenquer, Curuá e Óbidos.
As 4.073 famílias assentadas e ora apontadas no perfil de beneficiárias do programa “Bolsa Verde” no Oeste do Pará residem em 20 Projetos Agroextrativistas, modalidade de assentamento ambientalmente diferenciado, que privilegia populações tradicionais e a preservação da biodiversidade. O PAE Lago Grande, Santarém, é o projeto com maior número de famílias para a assinatura dos termos de adesão: 1.531.
O programa – O “Bolsa Verde” foi criado com o objetivo de conservar os ecossistemas e promover a cidadania, a melhoria das condições de vida e a elevação da renda da população em situação de extrema pobreza que exerça atividades de conservação dos recursos naturais.
As famílias beneficiárias devem residir em florestas nacionais, reservas extrativistas federais ou de desenvolvimento sustentável federais; em projetos de assentamento florestal, de desenvolvimento sustentável ou agroextrativista criados pelo Incra; e em territórios ocupados por ribeirinhos, extrativistas, populações indígenas, quilombolas ou outras populações tradicionais.
Para a participação no programa, a família também deve estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e desenvolver atividades de conservação.
O Programa Bolsa Verde é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e tem como agente operador, para fim de pagamento do benefício, a Caixa Econômica Federal. A transferência de recursos ocorrerá por até dois anos, prazo que poderá ser prorrogado.

Deu no Quarto PODER

Denúncia
Câmara de Aveiro pode convocar ex-prefeita Gorete a dar explicações
 
" A ex-prefeita voltou a ser manchete, agora no blog do jornalista Marcos Santos, um dos mais lidos de Santarém e região".
 
Jornalista Marcos Santos
Em Aveiro, ainda vai dar o que falar a doação indevida de um terreno de propriedade do município, que deveria ter sido destinado à construção da sede da TV Cultura. Segundo informações obtidas pelo QP, possivelmente o imóvel foi doado pela ex-prefeita Maria Gorete a uma irmã sua, que hoje se intitula dona do terreno.
O fato só foi descoberto há alguns dias, quando funcionários da Prefeitura estiveram na área realizando a limpeza do imóvel. O local foi escolhido pelo Poder Executivo para receber uma creche municipal. O prefeito Ranilson do Prado conseguiu verbas públicas para iniciar a obra, porém, surpreendeu-se ao descobrir que uma área pública foi doada indevidamente.
A Câmara de Vereadores de Aveiro já foi informada sobre o episódio. Vereadores que dão sustentação ao governo pretendem convocar a ex-prefeita Gorete para que ela dê explicação aos parlamentares e também à população sobre esse ‘gesto de bondade’.
A assessoria jurídica da Prefeitura já ingressou com uma ação requerendo a área para construir a creche. Pelo que apurou o blog, a TV Cultura foi instalada em outro local, já que o terreno que deveria abrigar a emissora está sob domínio particular.
Em Aveiro


Secretaria é contemplada com equipamentos modernos

“Os equipamentos foram adquiridos com recursos próprios do município”

Ranilson com o secretario na entrega dos equipamentos
O Secretário Antonilson D´Angelo Macêdo acabou de receber das mãos do prefeito Ranilson Prado(PR) equipamentos (rádio de longo alcance e aparelho GPS para a Secretaria de Mineração e Meio Ambiente) que com certeza serão de grande utilidade para fiscalização e atividades de monitoramento ambiental realizado pela secretaria na sede do município de Aveiro, que está inserida em uma Unidade de Conservação, a Flona Tapajós.
O secretário falou também sobre uma parceria com o ICMBio, no qual realizou o Cadastramento do Bolsa Verde na sede de Aveiro e comunidades como Uruará, Godinho e São Francisco das Chagas. O Programa Bolsa Verde é um direito adquirido pelos moradores de unidades de conservação bem como áreas de assentamento do INCRA. Este cadastramento tem o intuito de identificar os moradores tradicionais da Unidade de Conservação – Flona Tapajós. A avaliação do perfil dos contemplados pelo Bolsa Verde será feito pelo Ministério do Meio Ambiente - MMA e Ministério do Desenvolvimento Social –MDS, juntamente com a gestão da Flona Tapajós, o ICMBio.
No momento a SEMA vem acompanhando o processo de requerimento dos estudo de impacto ambiental da estrada parque que em breve, ligar a sede do município a Forlândia , transpondo ao Rio Cupari, ponto divisor da Flona Tapajós, um levantamento que será feito no local pela Proman- Consultoria Ambiental.

Estamos de OLHO!


Xarope quer saber
Como foi que aumentou a FORTUNA do governador Simão Jatene e de sua família

"Ninguém sabe explicar como foi que o governador tucano Simão Jatene, que é declaradamente contra a criação do Estado do Tapajós, conseguiu ficar milionário da noite para o dia, sem ter sido sorteado nem uma vez na Mega Sena e nem no jogo do bicho".



Simão Jatene com posse de COITADINHO!
Segundo informações, a herança milionária que o governador vai deixar para seus herdeiros é fabulosa. Mesmo assim ele já começou a distribuir presentes para a família; sua filha Izabela e seu irmão Beto Jatene possuem apartamentos no edifício Wing, um luxuoso edifício às proximidades da Doca de Souza Franco, o metro quadrado mais caro de Belém. Cada um desses apartamentos estão avaliados em mais de um milhão cada um (isso sem contar com a mobília e decoração). O que causa surpresa no xarope é que o governador por ser muito humilde, nunca ter revelado quando ganhou na Mega Sena e quais foram os números sorteados, para o Xarope poder copiar. O que  todo mundo sabe, até os prefeitos da região Oeste do Pará, antigos aliados que o governador Jatene esqueceu, é que este patrimônio é incompatível com as posses e a fonte de renda de dois funcionários públicos estaduais (o marido da Izabela Jatene e a esposa do Beto Jatene também são funcionários públicos). A não ser em caso de terem recebido alguma herança, ganho na Mega Sena ou recebido herança de parente rico. Apesar do governador e sua esposa Ana Jatene serem também funcionários públicos, podem chegar a ter uma fortuna maior do que a do Bill Gates, o mais rico do mundo. Depois dizem que Jader Barbalho é que era governador corrupto...

Mais sujeira- É bom lembrar que recentemente o nome do governador Jatene esteve envolvido em mais um escândalo financeiro, quando três vereadores de Tucuruí denunciaram a suposta fraude na licitação para a recuperação da PA 150, trecho entre as cidades de Goianésia do Pará e Jacundá, a suposta fraude envolve o Governo Jatene, a Empresa Beste e o Prefeito de Tucuruí (PPS). Resta a pergunta; será que o Ministério Público e as autoridades competentes, diante de todas essas maracutaias que foram denunciadas irão investigar um aumento tão volumoso do patrimônio da família Jatene, e a suposta fraude na recuperação da PA 150? Eis a questão.
Cartel da carne
Máfia da carne de Itaituba está com os dias contados

“Um cartel que se beneficiava do aumento no preço da carne foi denunciado pelo vereador Peninha, na sessão de ontem na Câmara Municipal de Itaituba”.

Peninha quer matadouro municipal
O cartel da carne pode estar com os dias contados, pois o vereador pediu que fosse construído o matadouro municipal em caráter urgente. O prefeito Walmir Climaco prometeu que vai tomar as devidas providências. Se for mesmo construído o matadouro, será o fim do império da corrupção e desonestidade que é imposta pelo empresário José Lemos,”alcuha” Tatá, comanda no município. O frigorífico Frivata que foi construído com objetivo de exportar carnes de Itaituba, mas acabou servindo em benefício próprio do empresário, comprando recentemente o frigorífico Friara Araticum, de João Altevi do Prado, pela “bagatela” de um milhão e duzentos mil reais, para poder reinar absoluto aumentando o preço da carne a bel prazer, dando ao povo carne 40 por cento mais caro e de péssima qualidade.  Com vários mandatos outorgados pelo povo de Itaituba, o vereador Peninha como é carinhosamente conhecido, é o único que tem levantado a bandeira da honestidade em favor do povo.
Por telefone ao QG do XAROPE, o vereador Peninha também levantou a questão de uma possível intervenção por parte do poder executivo municipal para que o Friara viesse a ser municipalizado: “nós estamos lutando pela municipalização do frigorífico que é de interesse público”, questionou o vereador Peninha.
Xarope aposta no fim do cartel, do contrário vai denunciar coisas piores dessa máfia.
 A pergunta que se faz; “será que o fechamento do Frigorifico Fraina não tem o “dedo” de Tatá”, que mexeu os pauzinhos para poder fechar o frigorífico e depois comprar a preço de banana? Eis a questão;

Frase Xarope do Dia: “É dando dinheiro e amor, que se pega filho e calote ”. Pense nisso.