segunda-feira, 10 de julho de 2023

Justiça absolve blogueiro acusado de causar danos morais a padre em matéria sobre abuso sexual

Iromarto Cardoso, o Xarope do Povo: vitória da liberdade de expressão e informação


Um blogueiro (e empresário) do
Pará foi absolvido pela Justiça da acusação de causar danos morais a um sacerdote da igreja católica. A decisão foi proferida pela juíza Nathália Dourado, de Uruará, sudoeste do estado, na quinta-feira (6).
O processo (ação de indenização por danos morais) foi ajuizado por Jeová de Jesus Morais em 2019 contra Iromarto Cardoso, o Xarope do Povo. Que, naquele ano no Blog do Xarope, divulgou reportagem em que o padre é acusado de ter estuprado e abusado sexualmente diversas mulheres na cidade de Uruará.
Para a magistrada, a matéria encontra amparo constitucional na liberdade de imprensa.
“No caso em tela (…) não há, até então, elementos suficientes a comprovar o eventual abuso cometido pela parte ré [Xarope do Povo]. O próprio autor [Jeová Morais] relata que o conteúdo proposto na reportagem vergastada abordaria fatos relacionados a investigação policial já deflagrada (Inquérito Policial nº 00141/2019.100174-8), para apurar suposto crime por ele praticado, o qual concluiu pelo não indiciamento do autor após a data da publicação jornalística no blog do requerido”, lembrou a juíza.
E reforçou:
“Não cabe a proibição de veiculação de matéria jornalística, uma vez que a parte ré, a princípio, está amparada pela liberdade de expressão e de informação, direitos albergados pelo Estado Democrático de Direito, conforme disposto no art. 5º, incisos IV, IX e XIV, da Constituição Federal”.
O padre pode recorrer da sentença junto ao TJPA (Tribunal de Justiça do Pará), com sede em Belém.

Polícia prende quadrilha que planejava invadir salão paroquial, em Terra Santa


Cinco pessoas foram presas suspeita de participar na tentativa de assalto, um conseguiu fugir
A Polícia Militar da cidade Terra Santa, oeste do Pará prendeu cinco pessoas na tarde de domingo (9). O grupo planejava assaltar a casa paroquial para levar dinheiro arrecadado pela comunidade durante as festividades da padroeira da cidade, Santa Isabel.