quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Novo Progresso irá abrigar refinaria de ouro capaz de produzir 20 toneladas por ano

Após décadas como um dos principais produtores de ouro do planeta (o auge foi nos anos 1980, com o garimpo de Serra Pelada), o Pará ganha uma refinaria de ouro e vai gerar uma cadeia econômica a partir da verticalização da produção.
O Protocolo de Intenções foi assinado nesta segunda-feira, 5, pelo governador Simão Jatene e pelos representantes da Tony Goetz, empresa belga, e das mineradoras Serabi Gold e Brazauro, que vão fornecer a matéria-prima - ouro, extraído no município de Novo Progresso
Por questões estratégicas, como a segurança, a refinaria será implantada em terreno cedido pelo Infraero dentro da área do aeroporto de Belém. A Tony Goetz terá capacidade instalada para refinar até 20 toneladas de ouro por ano, gerando 50 empregos diretos na operação e centenas de indiretos, na cadeia gerada (artesãos, Polo Joalheiro, fábricas de jóias e acessórios, ourives, joalherias). O investimento é de R$ 35 milhões, podendo chegar a R$ 40 milhões. A previsão é começar a operar em dezoito meses.
Verticalização - O processo de instalação da refinaria é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), com apoio da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec).
O titular da Sedeme, Adnan Demachki, destacou que a implantação de uma refinaria de ouro no Pará é especialmente emblemática por ser na cadeia da mineração, uma das mais fortes do Estado, entre as 14 desenvolvidas no âmbito do Pará 2030. “A refinaria se junta a outras importantes conquistas nessa área, como a ampliação da produção da Alubar, em quase 50%, e a implantação da Alloys, que vai produzir, entre outros, tarugos, esquadrilhas e rodas, também a partir do alumínio”, detalhou.

Donos da embarcação “Capitão Ribeiro” que naufragou em Porto de Moz são denunciados por homicídio dos 23 passageiros

Embarcação fazia transporte de pessoas ilegalmente e afundou em agosto de 2017, no Rio Xingu, em Porto de Moz

Nesta quinta-feira (8), o Ministério Público do Estado do Pará denunciou criminalmente os donos da embarcação “Capitão Ribeiro”, que naufragou em agosto de 2017, em Porto de Moz, sudoeste do Pará, levando à morte 23 pessoas. Alcimar Almeida da Silva e Audilene Silva Ribeiro, sócios proprietários da empresa Almeida & Ribeiro Navegação LTDA-ME, e são acusados pelo crime de homicídio doloso e atentado contra a segurança de transporte marítimo.
Segundo a denúncia, a empresa possuía autorização da Capitania Fluvial de Santarém (Marinha do Brasil) para transporte de passageiros e cargas. Porém, não era autorizada a prestar o serviço público de transporte intermunicipal de passageiros.

IML libera corpos de vítimas mortas em explosão de avião no garimpo de Crepurizão, município de Itaituba

O avião caiu perto às margens de um rio que corta a região do Crepurizão. A área é formada por campos de garimpo de ouro (Foto: Polícia)
Os corpos das três vítimas da queda e explosão do avião ocorrido em Itaitiba, sudoeste do Pará, foram liberados pelo Instituto Médico Legal nesta quinta-feira (8). Os corpos de Marcelo Nunes Oliveira e do dono da aeronave, Mário Aparecido Muniz, devem ser transferidos para o estado de São Paulo, onde serão enterrados. Já o corpo do terceiro passageiro, José Carlos Vieira deverá ser levado para enterro em Minas Gerais.
O avião de pequeno porte, de prefixo PT-AVO, caiu na quarta-feira (7), na região do Crepurizão. Segundo a polícia civil, o avião explodiu no momento da queda. 
A aeronave estava com a documentação em dia, de acordo com a ANAC. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas.

MP investiga venda ilegal de carteira de estudante

A falsificação de carteiras de identificação estudantis (CIEs) está sendo investigada pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA). Em maio do ano passado, a União dos Estudantes Paraenses (UEP) denunciou o comércio ilegal desse documento. Várias pessoas, não estudantes, querem ter uma dessas carteirinhas que garantem 50% de desconto nos ingressos de eventos esportivos, cinema, festas e shows. Mas a emissão e aquisição do documento têm critérios rígidos, mas muitas pessoas burlam a lei e conseguem a carteira mesmo sem ter direito.

Vereador diz que Governador Simão Jatene age com irresponsabilidade ao retirar refinaria de ouro de Itaituba

O Vereador lembrou que anos atrás foi implantado pelo então Governador Almir Gabriel, o Polo Joalheiro em Itaituba, mas que acabou por omissão do Estado, que transferiu o projeto para Belém. Agora, o Governador Jatene está levando para Belém a implantação de uma refinaria de ouro.
Na manhã da última terça feira, dia 6, o vereador Peninha usou a Tribuna da Câmara Municipal de Itaituba, para critica o Governador do Estado, Simão Jatene. 
O parlamentar itaitubense acusou o Governador de mais uma vez arquitetar manobras para prejudicar o Município. Peninha disse que se não bastasse a burocracia do Estado, através da SEMAS, para expedir Licenças Ambientais para os projetos que estão se implantando em Itaituba, agora está tirando projeto de investimento de Itaituba.

Apresentador Faustão é submetido a uma cirurgia no coração

O apresentador da Rede Globo, Faustão foi submetido a uma cirurgia no coração após passar por exames que apontaram uma obstrução em uma artéria
O apresentador Fausto Silva foi internado na noite desta quarta-feira (07), no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde foi submetido a uma angioplastia para desobstrução de uma artéria e recebimento de dois stents. Ele passa bem e deverá receber alta até o final da tarde de sexta-feira (9).