sexta-feira, 26 de junho de 2020

Atleta e professor de Jiu-Jitsu, Marcos Vieira, morre de covid-19 em Santarém

Marcão morreu nesta sexta-feira (26) no HRBA em Santarém — Foto: Reprodução/Redes sociaisMarcão, como era conhecido, tinha 35 anos e morreu no Hospital Regional do Baixo Amazonas nesta sexta-feira (26)
Por Dominique Cavaleiro, GloboEsporte.com Santarém
O Jiu-Jitsu de Santarém está de luto com o falecimento do professor e atleta Marcos Vieira, 36 anos, vítima da covid-19. Conhecido como “Marcão”, o atleta se destacava por ser um dos maiores incentivadores da modalidade entre iniciantes e crianças em Santarém.
Marcão estava internado no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), onde estava recebendo o tratamento e lutando pela vida, mas no fim da tarde desta sexta-feira o atleta não resistiu e morreu.

Brasil tem 1.055 mortes por coronavírus em 24 horas, mostra consórcio de veículos de imprensa; são 56.109 no total

Brasil registra 54 novas mortes por coronavírus; total de óbitos é ...País tem ainda 1.280.054 casos confirmados de Covid-19.
O Brasil teve 1.055 mortes registradas em razão do novo coronavírus em 24 horas, mostra levantamento feito pelo consórcio de veículos de imprensa junto às secretarias estaduais de Saúde. Com isso, são 56.109 óbitos pela Covid-19 até esta sexta-feira (26) no país. Veja os dados, consolidados às 20h:
56.109 mortes; eram 55.054 até as 20h de quinta (25), uma diferença de 1.055 óbitos

Suspeito de assaltos a bancos no MA e avião de transporte de valores no PA é preso no Piauí

Sede da Polícia Federal em Teresina — Foto: Catarina Costa/G1 PITauvick Marcelo Lemos Conceição estava escondido na casa de familiares no Louviral Parente, Zona Sul de Teresina. Ele seria membro da Quadrilha do Pânico e do Bando de Tucurui.
Por Catarina Costa
A Polícia Federal divulgou nesta sexta-feira (26) a prisão de um foragido da Justiça do Acre. Tauvick Marcelo Lemos Conceição estava escondido na casa de familiares no Louviral Parente, Zona Sul de Teresina. Ele foi preso na quarta-feira (24).
Conforme a PF, o acusado tinha um mandado de prisão exarado pelo Poder Judiciário do Estado do Acre, da Vara de Execuções Penais da Comarca de Rio Branco, tendo em vista que o preso se evadido sem cumprir pena naquele estado.
De acordo com as investigações, Tauvick participou de diversos assaltos a bancos no interior do estado do Maranhão e do Pará, na modalidade de roubo conhecida como “novo cangaço” e assaltos a veículos de transporte de valores. Ele também teria participação na 'Quadrilha do Pânico', que tem como líder o seu irmão Taurino Lemos da Conceição.

Faro alcança 28,6% e fica entre as piores cidades paraenses no índice de distanciamento social


FARO, PARÁ, BRASIL - AMAZÔNIA ACONTECEDe acordo com os dados divulgados pela Segup, na quinta-feira (25), o Pará ficou na 19ª posição no ranking nacional de isolamento com 37,65%.

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) nesta sexta-feira (26), o município de Faro, no oeste do Pará, alcançou na quinta-feira (25) apenas 28,6% e ficou entre as piores cidades no índice de distanciamento social. Na lista nacional, o Pará ocupou a 19ª posição, com adesão de 37,65%.

Eraldo Pimenta: “Excelente trabalho de Helder causa inveja e perseguição política”

Deputado Eraldo Pimenta com o governador Helder BARBALHO
Contra a Covida-19, o Pará está acima de qualquer ideologia, cor ou questão partidária
Deputado Estadual enaltece luta do Governador no combate à pandemia da Covida-19.
O deputado estadual Eraldo Pimenta (MDB) em contato com nossa reportagem, se manifesta sobre alguns fatos que estão sendo divulgados contra o governo de Helder Barbalho, no Pará.
Eraldo disse que em 2018, tivemos eleições no estado do Pará, saindo vencedor o jovem talento paraense Helder Barbalho. Em 2019 iniciou o seu governo, muitos trabalhos, em todas as frentes, como na educação, saúde, infraestrutura e outros setores. O Pará virou referência em todo o Brasil. Mas neste ano de 2020, infelizmente veio essa famigerada pandemia, a conhecida Covid-19, que até hoje assola famílias do mundo inteiro.
Segundo o deputado, o Governador de pronto trabalhou e fez com que toda sua equipe se voltasse a esse problema, para combater essa pandemia, salvar vidas; pois o Pará está acima de qualquer ideologia, cor ou questão partidária. E assim foi feito.
“Mas Helder Barbalho começou a brilhar, a crescer. Sendo que inclusive ele estava sendo chamado ao exterior para representar o Brasil. O Ministro da Saúde disse que o estado do Pará era um exemplo no combate a essa doença, com várias ações, inclusive com Hospitais de Campanha. Mas todo esse crescimento do Governador Helder Barbalho teve um preço, não agradou algumas pessoas, causou inveja, fazendo com que esse grande trabalhador fosse alvo de perseguição política. Helder demonstrou à sociedade, todas suas ações. Houve às vezes a vontade acerbada de querer fazer, e esses erros aconteceram em todo o Brasil, como São Paulo, Nordeste, mas Helder agiu rápido, automaticamente entrou com ação contra empresa que vendeu respiradores, que fez a devolução dos recursos e não houve nenhum prejuízo ao erário. Depois, aconteceram mais perseguições na Seduc, fato este que sequer foi executado ou pago algum contrato que diziam ter sido feito, não tendo prejuízo ao erário”, disse Eraldo Pimenta.
O parlamentar foi mais além e disse: “O que que está acontecendo, é uma implacável perseguição política contra esse jovem talento brasileiro, que desperta no Brasil, como grande líder político, um trabalhador e um exemplo ao combate a essa pandemia que atormenta o mundo todo. E acirra polarização com os antigos PSDBistas do sorriso amarelo, ou seja, o PSDB adiantou a disputa política. Helder Barbalho, nosso Governador, vamos pra frente, pois é pra frente é que se anda. Estamos juntos e vãos vencer essa batalha”.
A primeira dama do Pará, Daniela Barbalho, esposa de Helder Barbalho, postou em sua página do Instagram, um texto de agradecimento ao deputado Estadual do Pará, Eraldo Pimenta, pelo reconhecimento e solidariedade ao incansável Governador do Pará.
“Obrigado deputado Eraldo! De fato as eleições foram em 2018 percorrendo todo o Pará, ouvindo e assumindo o compromisso de ser presente e trabalhar por todos. 2019 se inicia um ano de muito trabalho Por Todo O Pará na área da educação, saúde, infraestrutura e segurança, com o Helder se tornando uma referência em todo o Brasil.
Chegamos em março de 2020 e o maior desafio, enfrentar um inimigo invisível, o Covid19. E Helder, como é de se esperar, se dedicou ao máximo para atender a todos e em especial os menos favorecidos. Brilhou, cresceu, chegando a representar o Brasil no exterior, reconhecido pelo Ministro da Saúde como referência no Brasil ao combate à esse vírus.
Grande trabalhador, Grande Governador, Grande homem. Te amo e te admiro pela coragem para agir. Iremos vencer essa perseguição política com a fé em Deus e a força do Povo do Pará que sabe e reconhece sua dedicação e empenho”, disse Daniela Barbalho.
Fonte: Portal Santarém

Cassado por corrupção, Iran Lima assume Casa Civil no lugar de Parsifal Pontes

Por Diógenes Brandão
A operação da PF que revirou gabinetes do governo do Pará e diversas residências de assessores e até a própria casa do governador Helder Barbalho, tem trazido uma frenética dança das cadeiras, com exonerações e nomeações.


Uma delas, a mais recente e importante foi a que acabamos de encontrar no Diário Oficial do Estado (DOE), onde ficamos sabendo da portaria da exoneração de Parsifal Pontes e sua nomeação para o cargo de Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia. Em seu lugar foi nomeado como chefe da Casa Civil, o ex-deputado Iran Lima (MDB), que teve seu mandato cassado e foi afastado da ALEPA, nesta terça-feira, 23, onde presidia a importante Comissão de Constituição e Justiça. 
Em linhas gerais Parsifal assume a secretaria que já havia sido comandada por Iran Lima, quando saiu da ALEPA, por determinação da justiça e acabou voltando achando que poderia manter-se impune.
Iran Lima perdeu o mandato após uma longa e demorada briga na justiça eleitoral, que condenou o réu por improbidade administrativa. A condenação foi reiterada após 19 anos em que o deputado vinha recorrendo contra a condenação, fruto da investigação feita pela Polícia Federal na "Operação Sanguessuga". 
Com a nomeação de Iran Lima, Helder sinaliza que seus amigos e parceiros acusados de crimes contra os cofres públicos, ao invés de serem afastados, acabam sendo premiados e protegidos em cargos importantes, como é o da chefia da Casa Civil, a mais importante e poderosa no governo do Pará. 
Em 2019, Iran Lima já havia sido nomeado como Secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do governo do Estado. Conforme publicado no site do MPF e replicado pelo blog AS FALAS DA PÓLIS e o jornal A Província do Pará, antes das eleições de 2018, baseado na Lei da Ficha Limpa, o Ministério Público Federal pediu o indeferimento da candidatura de Iran Lima, Wladimir Costa, Chico da Pesca e mais outros 19 candidatos paraenses. 
No caso de Iran Lima, o deputado estadual teve suas contas reprovadas e foi acusado pelo crime de Improbidade Administrativa, em relação ao tempo em que foi prefeito de Moju e foi alvo de diversos pedidos de impugnação por conta de uma condenação do Tribunal de Contas da União. Iran conseguiu manter-se candidato e conquistou os votos necessários para ser reeleito, mas não conseguiu mais recursos junto à Justiça Federal e perdeu o mandato, estando também condenado a ficar inelegível por 8 anos.