quinta-feira, 6 de maio de 2021

Três pessoas morrem após explosão de avião no garimpo São Raimundo, em Itaituba


Acidente aconteceu no Garimpo São Raimundo, entre os municípios de Itaituba e Novo Progresso
Uma grande tragédia aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 06 de maio, na área garimpeira do Tapajós, quando uma aeronave explodiu após se chocar com um barranco, culminando com a trágica morte de três pessoas.
O acidente aconteceu no Garimpo São Raimundo, entre os municípios de Itaituba e Novo Progresso, no oeste do Pará. 
Segundo informações apuradas pela reportagem, o piloto identificado por “RIBINHA”, e mais dois passageiros morreram no acidente, que aconteceu na hora da decolagem, quando o avião bateu em um barranco e explodiu. 
Piloto "Ribinha" e um passageiro, duas vítimas da tragédia 
Muitas pessoas se deslocaram até o local onde aconteceu a tragédia, mas nada pôde ser feito para salvar o piloto e tripulantes. Com informações e fotos de Junior Ribeiro


Projeto “MANIVA Tapajós”, contempla sete anos de atuação na agricultura familiar da região Oeste do Pará


Projeto “MANIVA Tapajós” da UFOPA, contempla sete anos de atuação na agricultura familiar da região Oeste do Pará
Tudo começou em 2014, quando os professores/pesquisadores da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), foram contatados pelo Grupo de Gestão Integrada (GGI) da Prefeitura de Santarém e pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER-PA), informando que os produtores agrícolas de mandioca da vila de Boa Esperança, estavam enfrentando problemas na produção, levando a perdas significativas em suas lavouras e consequentemente na renda das famílias, uma vez que a cultura da mandioca é a maior fonte econômica e de alimentação da região.
Os especialistas identificaram que a doença era causada pelo fungo “Fusarium solani” e a partir de então, deu-se início aos estudos e parcerias com órgãos e empresas locais.
A presença de “Fusarium solani”, ocasiona podridão nas raízes da mandioca, gera uma redução na capacidade de produção e diminui assim, o resultado final na extração de farinha, tucupi e goma.
A pesquisadora Eliandra Sia, destaca que o problema avança na região. “Infelizmente são muitas as plantações em que há a presença do fungo e sofrem com a redução de produtividade. Por isso, a pesquisa acadêmica tem sido fundamental no desenvolvimento de estratégias para que mais produtores e comunidades sejam beneficiados com o atendimento do projeto”, disse.
Avanços
Desde sua fundação, em 2014, o projeto vem contabilizando resultados positivos em todas as etapas já concluídas. Através de parcerias com a iniciativa privada e com outras instituições de ensino e pesquisa como o Instituto Federal Pará (IFPA), foi possível a implantação de laboratórios de Micropropagação de Plantas in vitro e Genética da Interação, afim de produzir material com qualidade genética e fitossanitária, livre de doenças, alavancando assim, a produção no campo. 
“Este projeto é de grande importância para a produção agrícola local, pois contribui diretamente para o fortalecimento da agricultura familiar da região Oeste do Pará”, enfatizou Carlos Ivan Aguilar Vildoso, coordenador do projeto.


Rádio demite mais 3 e “passaralho” atinge 2 dígitos; narrador deixa emissora após 35 anos

A única rádio AM de Santarém (PA) demitiu mais 3 funcionários nesta quarta (5). Com isso, o “passaralho” (demissão em massa) ainda em curso na emissora católica atingiu a casa dos 2 dígitos.Entre os que deixaram a Rádio Rural nesta nova leva de demitidos está Ivaldo Fonseca, referência profissional no Pará em narração esportiva. Ele trabalhava na empresa há 35 anos.
Com a saída de Ivaldo, a Rural praticamente sepulta o seu setor de esporte. Agora nele só atuam colaboradores, como Cléo Neves e Miguel Pinto.
O redução em números da equipe não deve parar. Rádio operadores devem ser o próximo alvo da degola trabalhista.
Blog do XAROPE  via jornalista Jeso Carneiro

Morre um gigante da luta pela criação do Estado do Tapajós. Orlando Pereira deixa um legado de conhecimento e militância pela emancipação da nossa região.

É com sentimento de profundo pesar, dor e perda que nós do ICPET - Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós - informamos o falecimento de um líder pela criação do novo Estado. Orlando Pereira foi pioneiro do movimento, coordenador por diversos anos da luta e ex-membro da diretoria deste Instituto.
Líder inquestionável pela emancipação para a criação do novo estado, Orlando, se destacou por décadas como grande conhecedor e entusiasta por melhores condições de vida para a população da região do Tapajós.
Lutou bravamente pela aprovação do primeiro pedido de plebiscito sob a liderança do então deputado federal Hilário Coimbra e pelo plebiscito de 2011. Trabalho que durou longos 22 anos. Os corredores do Congresso Nacional por dezenas de vezes, foram testemunha das articulações com deputados e senadores.

Deputado Eraldo Pimenta acompanha obras de pavimentação asfáltica em Uruará

São mais sete quilômetros de asfalto para Uruará, com meio fio e calçada
O deputado esta
dual Eraldo Pimenta não descansa e sempre está atento e lutando para o desenvolvimento da região.
Eraldo esteve na manhã desta quinta-feira, dia 06 de maio, acompanhando as obras de pavimentação asfáltica de várias artérias em Uruará, no Pará. São mais sete quilômetros de asfalto para Uruará, com meio fio e calçada.