O governador Simão Jatene (PSDB) teve seu mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O julgamento, que teve início pela manhã desta quinta-feira (30), terminou com o resultado de quatro votos favoráveis à cassação, e dois contra a perda do mandato de Jatene. Zequinha Marinho, vice-governador do estado, também teve seu mandato cassado. Os magistrados Luciana Pereira (juíza federal, que apresentou as provas da cassação), Altemar Paes (juiz), José Alexandre Buchacra (juiz) e Luzimara Costa (juíza indicada da OAB), votaram a favor da cassação do diploma de governador de Simão Jatene, enquanto que Amilcar Roberto Bezerra Guimarães (juiz) e Célia Regina de Lima Pinheiro (presidente do TRE e relatora do processo) votaram contra. O governador foi condenado por abuso de poder político e econômico.
Amanhã, 31, o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, estará em Santarém, para autorizar a liberação de recursos na ordem de R$ 75 milhões. O dinheiro é para a realização de obras de reparo e recomposição de parte orla fluvial. O evento está marcado para 19h, na Aces Associação Comercial e Empresarial de Santarém. Helder esteve em Santarém no final de fevereiro passado. Junto com o prefeito Nélio Aguiar, vistoriou a orla, que sofrendo danos na sua estrutura devido o período de chuvas e cheia dos rios Tapajós e Amazonas.
Quatro homens foram presos por esconder 42 kg de drogas na bagagem. Grupo de Santarém seguia para o Rio de Janeiro. A Polícia Federal apreendeu 42 kg de maconha no Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, na madrugada de quarta-feira (29). Segundo a PF, quatro homens foram presos por tráfico de entorpecentes.