terça-feira, 27 de junho de 2017

Prefeito de Mojuí dos Campos é outorgado com o título de “Honra ao Mérito”, pela Alepa

O prefeito Jailson da Costa Alves (PSDB), do município de Mojuí dos Campos, foi outorgado, na tarde desta-terça-feira, 27 com o Título Honorifico de “Honra ao Mérito”, oferecido pela Assembleia Legislativa do Estado, em decorrentes dos relevantes serviços prestado ao Estado do Pará.
Jailson Alves recebeu a comenda das mãos do Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Márcio Miranda e da vice-presidente, deputada Cilene Couto.

O homenageado agradeceu o momento com muita alegria, lembrando de Deus, de seus familiares, funcionários e de toda população de Mojuí dos Campos.

Garimpeiro é morto com golpe de faca no Garimpo do São Domingos

Veja o criminoso de frente com sua vítima
A morte por desavenças na região de garimpeira é constante, os crimes sãos por vários motivos.
Hoje o foco das atenções foi o garimpo conhecido como Sãos Domingos, município de Itaituba, sudoeste do Estado. 
Informações dão conta que a vítima e o acusado teriam se desentendido e entraram numa luta corporal, foi quando um deles, o nome ainda sendo apurado pela nossa reportagem, de posse de uma arma branca deu uma facada fatal em seu oponente na altura do peito, vindo a óbito ainda no local do crime. 
O autor do crime foi preso imediatamente, e está sendo conduzido por polícias militares para sede do município, juntamente com o corpo da vítima, que possivelmente residente ou tem parente na cidade de Itaituba.

ABOP sabatina Prefeito e secretário sobre novo modelo de gestão da Saúde em Santarém

"Nélio Aguiar e Edson Filho ficarão frente a frente com os Blogueiros que fazem parte da ABOP".

A Associação dos Blogueiros do Oeste do Pará (Abop) realiza nesta sexta-feira (30), uma sabatina com o secretário municipal de Saúde, Dr. Edson Ferreira Filho, e o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar. Em pauta, entre outros assuntos, a proposta do Poder Executivo de colocar a gestão do Hospital Municipal e da UPA 24h (Unidade de Pronto Atendimento) sob a gerência de uma Organização Social (OS). Também serão colocados em pauta situação dos postos de saúde, falta de médicos, pacientes sem regulação de outras cidades e os repasses do SUS feitos pelo Governo Federal.
A proposta da Prefeitura é oportunizar melhor atendimento à população, ofertando qualidade no serviço e mais dignidade para as pessoas que dependem da saúde pública nas unidades de saúde do município. É uma proposta ousada e corajosa que merece um debate amplo pela sociedade santarena.
Não é novidade que o setor de saúde de Santarém é alvo de muitas reclamações. Também possui caráter regional ao receber pacientes de vários municípios, mas com a problemática de não terem a devida regulação.
O projeto de lei de autoria do Poder Executivo, que modifica a gestão da UPA e do HMS, já chegou à Câmara de Vereadores para ser discutido e votado em plenário. No entanto, antes, passará por amplo debate envolvendo diversos segmentos da sociedade civil organizada. 
Há quem defenda este modelo de gestão. Outros, porém, são terminantemente contra a proposta da Prefeitura e acham que é responsabilidade do governo municipal humanizar e melhorar a saúde pública do município.
Com objetivo de criar um amplo debate em torno do assunto, a Abop inicia uma série de sabatinas com gestores municipais e representantes da sociedade.
A coletiva ocorrerá a partir das 11 horas, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), na travessa Sete de Setembro, no bairro Aparecida. O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, e o secretário do município, Edson Filho, serão sabatinados pelos blogueiros de Santarém de mostraram o ponto de vista a favor da terceirização do HMS e da UPA. 
Na semana que vem, faremos o contraponto com representantes da sociedade, classe médica e profissionais liberais sobre este importante tema.
Serviço:
Coletiva com blogueiros
Convidados: 
Edson Ferreira Filho - Secretário Municipal de Saúde de Santarém
Nélio Aguiar - Prefeito de Santarém
Assunto: Debate sobre proposta do Poder Executivo de um novo modelo de gestão dos serviços de saúde do município por meio de uma Organização Social (OS).
Data: 30 de junho de 2017
Hora: às 11 horas
Local: Secretaria Municipal de Saúde de Santarém (Semsa)
Endereço: Travessa Sete de Setembro, 668 - Bairro Aparecida.

Prefeito faz entrega do Projeto da Feira do Produtor Rural de Mojui dos Campos

“ Jailson tem sido incansável em busca de melhorias para o município de Mojui dos Campos”.

Veja o prefeito na Sedap (Sec de Agricultura do Estado ); com políticos da região. A Emenda Parlamentar é do Deputado Federal Chapadinha.
O prefeito do Município de Mojui dos Campos, Jailson Alves esteve na manhã desta-Terça-Feira na Secretária Municipal de Agricultura do Estado, quando na oportunidade entregou nas mãos do doutor Giovani Queiroz, Secretário de Agricultura do Estado o Projeto da Feira do Produtor Rural de Mojui dos Campos.
Jailson disse que A Feira do Produtor é um de seus compromissos junto a população de seu município, já que Mojui é uma região totalmente agrícola. E que essa obra vai movimentar mais ainda o trabalho dos agricultores da região.
O prefeito também articula outras duas obras que serão necessárias para o povo Mojui, o tão sonhador Estádio de Fuitebol e o Mercado Municipal.

Assaltantes sãos agarrados pelo GTO, após pratica de Furtos em Santarém

O CRIME NÃO COMPENSA: com esse dito popular conhecido, podemos concluir que essa prática não tem dado resultados aos que buscam nela, a solução para resolver os seus problemas financeiros.
A Polícia prendeu na manhã desta terça-feira, Célio Rocha de 23 anos, residente no bairro da grande Santarenzinho e Emerson de Manaus de 17 anos, chegado recentemente do Estado do Amazonas, morador do bairro do Alvorada.
A dupla de meliantes é acusada de fazerem terror no bairro da Prainha, as proximidades da Rede Celpa.
Segundo informação do Sargento Brandão que fazia patrulhamento, disse que a guarnição foi acionado por populares que pediam socorro ao CIOP.
Com os acusados foram apreendidos vários aparelhos celulares, dinheiros da pratica do furto, e uma arma usada pela prática delituosa.

Professor de física e atiradores explicam disparo que matou um soldado do Estado Islâmico a 3,5 km de distância

O G1 ouviu especialistas para explicar a ciência e a tecnologia por trás do tiro que, segundo o exército canadense, matou um combatente do Estado Islâmico a 3,5 km de distância no mês passado.
Por Ana Carolina Moreno e Tahiane Stochero
Veja abaixo um esquema de como os conhecimentos de balística podem ser aplicados para explicar a ciência por trás do tiro, e entenda o que representa a distância de 3,5 quilômetros:
Um atirador de elite do Canadá alcançou um feito inédito no mês passado: a uma distância de 3,5 quilômetros, ele acertou e matou um combatente do Estado Islâmico no Iraque. Trata-se do tiro mortal de maior distância já confirmado, segundo informações do Comando de Forças Especiais do Canadá. O recorde foi batido em maio, mas só foi confirmado na última quinta-feira (22) pelo exército do país ao jornal canadense "Globe and Mail". As explicações por trás de um evento como esses, porém, já são amplamente conhecidas pelos estudos de uma das áreas da física ensinadas no ensino médio: a balística. 
Para ajudar a explicar esse fenômeno e os detalhes por trás do tiro, que já ganhou fama mundial, o G1 ouviu o professor Ronaldo Carrilho, supervisor das aulas de física do Anglo Vestibulares, e cinco especialistas militares brasileiros. 
De acordo com os especialistas, um tiro a essa distância é possível, mas as probabilidades de sucesso são baixas e exigiriam também, além de cálculos matemáticos e de física, uma certa dose de sorte. 
Lançamento oblíquo 
De acordo com Carrilho, que é autor do material didático de física do Sistema Anglo, esse evento representa um típico caso de lançamento oblíquo. Embora a velocidade da bala dê a impressão, a olho nu, de que sua trajetória está em linha reta, na verdade o cano da arma precisa ser apontado para um ponto acima do alvo, para que a bala o acerte. "Não adianta, por exemplo, você alinhar o cano da arma com o alvo. Você precisa atirar para cima do que você está vendo no alvo. É como todo mundo que já brincou de lançar dardo ao alvo: com habilidade, você percebe que não pode ficar jogando muito onde de fato está olhando, você joga o dardo para cima para depois ele descer e cair onde você quer."