quinta-feira, 27 de março de 2025

POLÍCIA CIVIL DO PARÁ PRENDE HOMEM POR TRÁFICO DE DROGAS EM ALTAMIRA

A Polícia Civil do Pará, por meio da 22ª Seccional Urbana de Altamira, prendeu em flagrante um jovem de 20 anos por tráfico de drogas, em Altamira. O suspeito, foi detido enquanto comercializava entorpecentes em frente à sua residência na noite desta terça-feira (25).

A ação policial foi deflagrada após denúncias sobre a movimentação de drogas no local.
Os policiais monitoraram o local e flagraram o suspeito entregando substâncias ilícitas a usuários, cenas registradas em vídeo.
Ao ser abordado, o suspeito estava com certa quantidade de cocaína e confessou que mais drogas estavam em seu quarto. 
Durante busca no imóvel, os policiais encontraram crack, cocaína e maconha, balança de precisão, celulares, invólucros e uma quantia em dinheiro.
Em depoimento, o suspeito afirmou que as drogas eram fornecidas por um indivíduo, ligado a uma organização criminosa. 
A polícia investiga a rede de abastecimento.
O acusado foi levado à delegacia para os procedimentos legais. 
A operação reforça o combate ao tráfico e ao crime organizado na região.
O caso será encaminhado à Justiça, e o suspeito responderá por tráfico de drogas.
Fonte : Portal Polícia Civil

POLÍCIA CIVIL DO PARÁ REALIZA ENCONTRO PARA PROMOVER O COMBATE ÁS INFRAÇÕES AMBIENTAIS

A proposta é fortalecer a integração entre as instituições e ampliar a capacidade de enfrentamento a infrações como queimadas ilegais, desmatamento e mineração clandestina, crimes que afetam diretamente o equilíbrio ambiental global

A Polícia Civil do Pará iniciou nesta quarta-feira (26), a programação do "I Encontro Interinstitucional sobre Crimes Ambientais do Pará: perspectivas e desafios, um evento inédito na área da segurança pública voltado à proteção do meio ambiente". 
A iniciativa reúne diversos órgãos estaduais e federais, como Ibama, Defensoria Pública, Polícia Militar, Polícia Federal e Ministério Público, além de secretarias municipais de meio ambiente, para debater estratégias de prevenção e combate a crimes ambientais.
O delegado-geral da Polícia Civil, Walter Resende, enfatizou a importância da iniciativa. 

FORAGIDA SUSPEITA DE TENTAR MATAR SUBTENENTE DA PM NO PARÁ É PRESA EM SC

 PM Edilson Saldanha sofreu tentativa de assassinato

Foragida suspeita de tentar matar subtenente da PM no Pará é presa em Blumenau
Procurada desde a época do crime, em 2022, mulher foi encontrada com drogas em casa.
Uma mulher de 24 anos foi presa em Blumenau, no Vale do Itajaí, na quarta-feira (26), suspeita de envolvimento na tentativa de homicídio contra um policial militar do Pará.
O crime aconteceu há mais de dois anos, em 7 de setembro de 2022, quando o subtenente Edilson Saldanha foi atingido por cinco tiros e chegou a ser internado.

VÍTIMA RASTREIA CELULAR ROUBADO E PM LOCALIZA APARELHO ENTERRADO NO BAIRRO URUMARI, EM SANTARÉM

Assalto aconteceu na noite de quarta (26) na Travessa Silvino Pinto entre São Sebastião e Rui Barbosa.

Faca e  celular da vítima foram localizados pela polícia - Foto : João Lima

Um celular roubado em um assalto na noite de quarta (26) foi rastreado e localizado no bairro Urumari em Santarém, no oeste do Pará. 
O suspeito foi reconhecido pela vitima e preso.
De acordo com informações da Polícia Militar, a ação criminosa aconteceu no Centro comercial da cidade, na travessa Silvino Pinto entre Rui Barbosa e São Sebastião. 
O suspeito abordou a vítima e ordenou que ela entregasse o celular.
A vítima informou à polícia que o suspeito estava com um objeto embaixo da camisa, que parecia ser uma faca.

MORADORES DE OUTEIRO PROTESTAM, FECHAM RUAS E COBRAM SERVIÇOS: VÍDEO

No Distrito de Outeiro, pertencente ao município de Belém, a tensão tomou conta do bairro da Brasília nesta quinta-feira, 27 de março de 2025.
Moradores, cansados do descaso com suas ruas, ergueram barricadas feitas de pneus, madeira e fogo, bloqueando vias em um protesto inflamado contra o abandono que enfrentam diariamente. 
As ruas, repletas de lixo acumulado e crateras de buracos, refletem uma realidade de negligência que coloca em xeque a gestão do prefeito Igor Normando (MDB), que embora tenha assumido o cargo há apenas três meses está sendo cobrado pelos impacientes.
O cenário, relatado por moradores ao portal Ver-o-Fato, expõe não apenas a insatisfação popular, mas também uma suposta briga política que pode estar alimentando as chamas da revolta. 

POLÍCIA CIVIL PROCURA SUSPEITOS DE HOMICÍDIO OCORRIDO APÓS AGRESSÕES EM CASA DE SHOWS EM SANTARÉM

O crime aconteceu no início de dezembro do ano passado. A vítima, identificada como Rogério Fernandes, não resistiu aos ferimentos.

A Polícia Civil de Santarém, no oeste do Pará, está em busca de dois homens suspeitos de envolvimento nas agressões que resultaram na morte de Rogério Fernandes, ocorrida no início de dezembro do ano passado. 
O crime aconteceu na rua Valnir Sarmento, no bairro Conquista, após um desentendimento entre grupos de pessoas na saída de uma casa de shows.
De acordo com as investigações, na noite do dia 1º de dezembro de 2024, Rogério, que estava acompanhado de familiares e amigos em uma festa, se envolveu em uma briga com outro grupo ao deixar o local. 

PECS APROVADAS NA ALEPA DERRUBAM TERMOS ‘INATIVO’ E ‘ÍNDIO’ NA CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DO PARÁ

Duas Propostas de Emenda Constitucional (PEC) aprovadas nesta terça-feira (25), durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), derrubam os termos “inativo” e “índio” na Constituição do Estado do Pará.
Crédito : Balthazar Costa (AID/ALEPA)
As PECs nº 1/2023 e nº 3/2024, de autoria dos deputados Dirceu Ten Caten (PT) e Andréia Xarão (MDB), respectivamente, buscam uma atualização na Carta Magna estadual para que esteja em conformidade com as últimas mudanças feitas na Constituição Federal.
A PEC nº 1/2023 traz o questionamento sobre o significado da palavra “inativo", visto que muitos aposentados continuam cumprindo tarefas, sejam de trabalho ou até mesmo sociais.
“Por que alguém que se aposentou se tornou alguém inativo? 

MÃE PRESA POR MAUS-TRATOS PAGOU FIANÇA DE R$ 1,5 MIL

Está em liberdade a mãe de uma criança de seis anos encontrada sozinha, sem alimentação e trancada em casa na noite de segunda-feira (24).
Foto : Divulgação
Uma audiência de custódia realizada pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Parauapebas, onde o caso foi registrado, homologou a prisão em flagrante da mulher e também a fiança arbitrada na Delegacia de Polícia Civil.
De acordo com a decisão judicial, o delegado responsável pelo caso arbitrou fiança de R$ 1.518, que foi recolhida pela mulher.
A juíza Flávia do Rosário observou que a infração cometida permite a aplicação de fiança por parte da autoridade policial, imposta em valor considerado razoável.

INDEPENDENTE RECORRE Á JUSTIÇA E TENTA REVERTER REBAIXAMENTO NO STJD

O clube quer um novo julgamento; confira as novidades

Independente de Tucuruí tenta reverter decisão Crédito : Reprodução /Instagram 

O Independente de Tucuruí abriu uma nova frente na Justiça Desportiva e aumentou a tensão nos bastidores do futebol paraense. Na última terça-feira (25), o advogado Fernando José Marin Cordeiro protocolou um embargo de declaração no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), onde contesta o julgamento realizado no dia 21 e pedindo sua anulação.
A petição, com nove páginas, levanta questionamentos sobre as decisões tomadas e argumenta que aspectos cruciais do caso não foram devidamente analisados. 

VÍDEO: ALUNA SAI CORRENDO E É ATROPELADA POR CARRO EM FRENTE Á ESCOLA EM SANTARÉM

Acidente aconteceu na tarde de quarta (26) em frente à escola Dom Lino Vombommel no Bairro Novo Horizonte.

Uma menina ficou ferida após ser atropelada na saída da escola na tarde de quarta (26), no bairro Novo Horizonte em Santarém, no oeste do Pará.
O acidente de trânsito ocorreu em frente à Escola Dom Lino Vombommel.

SUSPEITO DE ROUBO EM EMBARCAÇÕES MORRE APÓS REAGIR Á ABORDAGEM DA POLÍCIA EM ORIXIMINÁ

Reinaldo Viana, conhecido como 'Relíquia', tinha um longo histórico criminal e tinha sido recentemente solto da penitenciária de Santarém.

Um homem morreu durante uma intervenção policial na madrugada desta quinta-feira (27) no município de Monte Alegre, oeste do Pará, suspeito de cometer furtos e roubos em embarcações.
O caso aconteceu na área portuária da cidade, na Rua 24 de Dezembro.
A Polícia Militar foi acionada para atender à ocorrência, mas, ao chegar ao local, os suspeitos já haviam fugido.
Os policiais receberam informações de populares sobre a direção para onde os suspeitos haviam corrido.

CONDENADA POR MATAR MULHER A GOLPES DE FACA É PRESA EM SANTARÉM

Rute de Vasconcelos Ferreira Castro, 43 anos, foi presa na tarde de quarta-feira (26) durante rondas preventivas e ostensivas na Avenida Borges Leal, no bairro Aparecida, em Santarém.

Contra a mulher, havia um mandado de prisão em aberto, com pena remanescente de 14 anos pelo crime de homicídio (artigo 121), expedido pela Vara de Execução Penal. 
Após a confirmação do mandado no sistema do Banco Nacional de Medidas Penais e Prisões (BNMP), a PM efetuou a prisão.
Em seguida, a condenada foi encaminhada à 16ª Seccional de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.

SUSPEITO DE ASSALTO É PRESO APÓS UTILIZAR FACA PARA ROUBAR CELULAR DE MULHER

Uma Mulher foi alvo de ação criminosa perpetrada por um indivíduo identificado como José Victor Elias de Lima na noite de quarta-feira (26), na Travessa Silvino Pinto, bairro Santa Clara, em Santarém.

De acordo com o relato da vítima, o suspeito, armado com uma faca, a abordou em via pública e cometeu o roubo, levando um aparelho celular da marca iPhone (modelo NR).
A Polícia Militar foi acionada e, após diligências nas proximidades e rastreamento, localizou o objeto na Rua Jerusalém, bairro Urumari II.
Militares do 3º Batalhão de Polícia Militar, com apoio do 35º Batalhão, conseguiram êxito na prisão do suspeito, que confessou ter sido o autor do assalto.

GOVERNO FEDERAL RECONHECE A SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM CINCO CIDADES PARAENSES AFETADOS POR DESASTRES

Até o momento, o Pará tem 95 reconhecimentos vigentes, dos quais 41 por estiagem, 35 por incêndios florestais, 16 por chuvas intensas, dois por vendaval e um por doenças infecciosas virais.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta quarta-feira (26), a situação de emergência nas cidades paraenses de Belterra, Bom Jesus do Tocantins, Goianésia do Pará e Pacajá, castigada por fortes chuvas, e Novo Repartimento, atingida por inundações. 
A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). 
Confira mais detalhes Portaria nº 879 .
Agora, as prefeituras já podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.
Até o momento, o Pará tem 95 reconhecimentos vigentes, dos quais 41 por estiagem, 35 por incêndios florestais, 16 por chuvas intensas, dois por vendaval e um por doenças infecciosas virais.
Como solicitar recursos
Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. 
A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD)
Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.
Capacitações da Defesa Civil Nacional
A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. 
As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.
Fonte: MIDR

JATENE DESCARTA CANDIDATURA A GOVERNADOR , MAS PODE CONCORRER AO SENADO .

Alguns setores da imprensa divulgaram com estardalhaço uma suposta filiação do ex-governador Simão Jatene ao PL e sua candidatura ao Governo do Pará.
Simão Jatene , ex - Governador do Pará : Candidatura ao Senado não está descartado . Foto :
Arquivo : JC
Tirando o fato de que Jatene ensaia passos para retornar à cena política, ambas as afirmações carecem de fundamento.
É verdade que políticos do PL, como o deputado federal Caveira, têm mantido diálogo com o ex-governador, mas não existe nenhuma decisão no sentido de sua filiação ao PL, pelo menos por enquanto. Quanto a ser candidato a governador é uma opção descartada.
Atento ao cenário político, onde enxerga um desgaste do condomínio de poder comandado pelo governador Helder Barbalho, Jatene não descarta de pronto a possibilidade de vir candidato ao Senado, no bloco de oposição, hoje liderado pelo prefeito Daniel Santos (PSB).

CRISE RELIGIOSA: IGREJAS FECHAM ÁS MILHARES NO REINO UNIDO!

Declínio da fé e custos altos levam a transformação de templos.

Nos últimos dez anos, o Reino Unido testemunhou o fechamento de mais de 3,5 mil igrejas, conforme dados da National Churches Trust. Este fenômeno é impulsionado pela diminuição constante no número de fiéis e pelos custos elevados associados à manutenção dos edifícios históricos.
Atualmente, estima-se que entre 3 mil e 5 mil igrejas paroquiais encontram-se fechadas ou operando de maneira intermitente, sem a presença de um vigário residente. 

PESCADOR SOLITÁRIO DE 72 ANOS É ENCONTRADO MORTO EM RIO DO MARAJÓ

O corpo encontrado na manhã desta quarta-feira (26) na praia da Vila de Jubim, no Arquipélago do Marajó, foi identificado como o do pescador José Maria de Souza Teixeira, de 72 anos.
Parentes do pescador relataram que ele tinha o hábito de pescar sozinho em sua embarcação , batizada de "Eu'" . José Maria era conhecido pela comunidade como um homem experiente , mas a falta de equipamentos de segurança em pequena barcos ainda
é um problema comum na região .
O Idoso estava desaparecido desde a madrugada de segunda-feira (24), quando saiu para pescar sozinho em uma pequena embarcação nas proximidades de Soure.
Os destroços do barco de José Maria foram localizados na baía do Marajó, em frente à Vila de Jubim, no município de Salvaterra.
A operação de busca contou com a participação de pescadores locais, familiares, moradores das comunidades ribeirinhas e do Corpo de Bombeiros.

ALEPA REÚNE LIDERANÇAS FEMININAS PARA DEBATER JUSTIÇA CLIMÁTICA E FORTALECIMENTO DAS PROCURADORIAS DA MULHER

A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) promoveu, na manhã desta quarta-feira (26), o II Encontro de Procuradorias Municipais e Representações Femininas do Pará.
Crédito : Balthazar Costa (AID/ALEPA)
O Evento, realizado no auditório João Batista, foi organizado pela Procuradoria da Mulher da Alepa e teve como tema central a justiça climática e o fortalecimento das procuradorias da mulher nos municípios paraenses.
O encontro reuniu lideranças políticas e representantes da sociedade civil. 
Entre as participantes estavam as deputadas Paula Titan (MDB), procuradora especial da Mulher da Alepa; Andréia Xarão (MDB), Lívia Duarte (PSOL) e Maria do Carmo (PT), procuradoras adjuntas; além de Silvane Ferraz, secretária municipal da Mulher de Belém; Úrsula Vidal, secretária de Estado de Cultura ; Darlene Rodrigues Moreira, promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA); e Nilse Pinheiro, a primeira procuradora especial da Mulher da Alepa .
O evento também contou com a presença de cerca de 70 vereadoras, da prefeita de Rondon do Pará, Adriana Andrade, e de representantes de movimentos sociais.

Crédito: Balthazar Costa (AID/ALEPA)
Para a deputada Paula Titan, o encontro representa um avanço no trabalho realizado pela Procuradoria da Mulher.
"É uma alegria receber tantas mulheres incríveis.
Temos vereadoras de todas as regiões do Pará, o que demonstra que a Procuradoria Especial da Mulher da Alepa está atuando em rede, de forma coletiva", afirmou. Durante sua fala, ela destacou o Manual de Criação das Procuradorias Municipais da Mulher.
"Esse material foi entregue à Organização das Nações Unidas (ONU) e nasceu do grupo de trabalho da bancada feminina, formado pelas sete deputadas estaduais, em parceria com a rede, movimentos sociais e vereadores.
Nele, consolidamos as leis estaduais que garantem nossos direitos", explicou.
Crédito: Ozéas Santos (AID/ALEPA)

A Deputada Maria do Carmo (PT) enfatizou a importância da iniciativa para fortalecer o papel das mulheres na política. 
"Somos capazes de lutar por mais valorização e melhorias. 
Este encontro debate temas fundamentais para as mulheres amazônidas, desde a justiça até a garantia de direitos e, acima de tudo, o respeito", ressaltou.
Crédito: Balthazar Costa (AID/ALEPA)

Já a deputada Andréia Xarão (MDB) compartilhou sua trajetória e destacou os desafios enfrentados pelas mulheres em regiões mais afastadas. 
"Venho de uma vila distante, a oito horas de Breves, no Marajó. 
Foi muito difícil chegar até aqui, mas consegui, e com a ajuda de mulheres. 
Hoje, participar desse encontro me faz lembrar das lutas e da força que tenho para continuar trabalhando em defesa das mulheres da minha localidade", disse. 
Ela reforçou ainda a necessidade de ampliar espaços de participação feminina. 
"O caminho para avançar passa pelo respeito, luta, parceria e igualdade. 
A Procuradoria Especial da Mulher nos orienta sobre como dar os primeiros passos", completou.
Crédito: Balthazar Costa (AID/ALEPA)

A Deputada Lívia Duarte (PSOL) propôs uma ação conjunta para reforçar o combate à violência contra a mulher. 
"Precisamos definir um dia do ano para protocolar, simultaneamente, um projeto de enfrentamento à violência contra a mulher em todas as câmaras municipais e na Alepa. 
Isso chamaria a atenção do Judiciário e uniria esforços em torno dessa pauta. 
Além disso, é essencial enfrentar a pedofilia com firmeza, denunciando todos os casos, sem exceção", destacou.
Após as falas das parlamentares, o encontro seguiu com o painel "Justiça Climática e Representações Políticas", coordenado por Luciana Lima, da Defensoria Pública do Pará. 
Em seguida, a discussão foi sobre "Procuradoria da Mulher: Criação, Instalação e Gestão", com Paula Titan e Maria do Carmo, coordenadora da Assessoria Técnica da Alepa.

Crédito: Balthazar Costa (AID/ALEPA)

PASSARELA DA BASE FLUVIAL CANDIRU DESABA APÓS SER ATINGIDA POR EMBARCAÇÃO

Um ferry boat que faz o trajeto Manaus/Santarém teria causado o acidente.
Créditos : Portal Obidense
A passarela de acesso à Base Integrada Fluvial Candiru, localizada no município de Óbidos, no oeste do Pará, desabou na tarde desta quarta-feira (26) após ser atingida por uma embarcação.
Segundo informações preliminares e vídeos compartilhados nas redes sociais, um ferry boat que faz o trajeto Manaus/Santarém teria causado o acidente.
O impacto comprometeu a estrutura da passarela, deixando a Base sem energia elétrica.

POLÍCIAS CIVILl E MILITAR REALIZAM AÇÕES DE COMBATE Á CRIMINALIDADE NO MUNICÍPIO DE RURÓPOLIS

Durante a fiscalização realizada ao menos dois estabelecimentos se encontravam irregulares e por conta da documentação irregular foram fechados.

Ao menos dois estabelecimentos fiscalizados pela polícia estavam em situação irregular - Foto :
Polícia Civil : Divulgação

As Polícias Civil e Militar da cidade de Rurópolis, no sudoeste do Pará, realizaram no início da tarde de terça-feira (25) várias ações de combate à criminalidade no município com o objetivo de coibir irregularidades e prevenir crimes. 
O trabalho foi direcionado ao Distrito de Divinópolis e comunidades, e contou com várias frentes, dentre elas, a vistoria de regularidade e validade de alvará de funcionamento em estabelecimentos como bares, lanchonetes, restaurantes, depósitos de bebidas, entre outros.
Durante a fiscalização realizada ao menos dois estabelecimentos se encontravam irregulares e por conta da documentação irregular foram fechados e seus responsáveis orientados a se regularizarem nos órgãos competentes.
Policiais Civis e Militar durante vistoria em Bar de Rurópolis
- Foto : Polícia Civil /Divulgação 
Situações pontuais envolvendo perturbação do sossego alheio também foram averiguadas e as partes envolvidas intimadas para prestar esclarecimentos sobre a infração.
Responsáveis por entrega de veículo automotor a pessoa não habilitada foram intimados para prestar esclarecimentos em procedimentos em andamento que apuram crimes previsto na lei de trânsito.
Recuperação de veículos e violação de medidas
No último fim de semana, a Polícia Civil registrou a recuperação de várias motocicletas com registro de roubo e furto, que se encontravam abandonadas em lugar com vestígios de desmanche. 
Os veículos foram recuperados pela Polícia Militar.
Perito da Polícia Científica de Santarém á procura de sinais
de identificadores de motocicleta - Foto : Polícia Civil /
Divulgação
A Polícia Civil submeteu as motocicletas a exame pericial técnico. Uma equipe de peritos de Santarém realizou levantamento em Rurópolis para identificar as características dos veículos com intuito de localizar seus legítimos proprietários.
Ainda no fim de semana, a delegacia registrou a apresentação de um homem por violação de medidas protetivas de urgência estabelecidas em favor da mãe do agressor. 
Durante a atuação policial o infrator foi encontrado dentro da residência da mãe dele assistindo televisão, enquanto ela teve que fugir para uma comunidade da zona rural com medo de atos agressivos do filho.
Segundo o delegado Ariosnaldo Vital Filho, a mulher teve que ser localizada na zona rural onde se abrigava. 
Ela foi escoltada por policiais civis e militares até a delegacia para prestar depoimento.
A Polícia Civil pediu à Justiça a prisão preventiva do agressor e encaminhamento dele para uma das casas penais do estado.
As ações policiais foram realizadas sob o comando do delegado Ariosnaldo Vital Filho e do Major PM Manoel Vieira, comandante da 17ª CIPM.
Fonte : g1 Santarém e Região — PA