A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) promoveu, na manhã desta quarta-feira (26), o II Encontro de Procuradorias Municipais e Representações Femininas do Pará.
 |
Crédito : Balthazar Costa (AID/ALEPA) |
O Evento, realizado no auditório João Batista, foi organizado pela Procuradoria da Mulher da Alepa e teve como tema central a justiça climática e o fortalecimento das procuradorias da mulher nos municípios paraenses.
O encontro reuniu lideranças políticas e representantes da sociedade civil.
Entre as participantes estavam as deputadas Paula Titan (MDB), procuradora especial da Mulher da Alepa; Andréia Xarão (MDB), Lívia Duarte (PSOL) e Maria do Carmo (PT), procuradoras adjuntas; além de Silvane Ferraz, secretária municipal da Mulher de Belém; Úrsula Vidal, secretária de Estado de Cultura ; Darlene Rodrigues Moreira, promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA); e Nilse Pinheiro, a primeira procuradora especial da Mulher da Alepa .
O evento também contou com a presença de cerca de 70 vereadoras, da prefeita de Rondon do Pará, Adriana Andrade, e de representantes de movimentos sociais.

Crédito: Balthazar Costa (AID/ALEPA)
Para a deputada Paula Titan, o encontro representa um avanço no trabalho realizado pela Procuradoria da Mulher.
"É uma alegria receber tantas mulheres incríveis.
Temos vereadoras de todas as regiões do Pará, o que demonstra que a Procuradoria Especial da Mulher da Alepa está atuando em rede, de forma coletiva", afirmou. Durante sua fala, ela destacou o Manual de Criação das Procuradorias Municipais da Mulher.
"Esse material foi entregue à Organização das Nações Unidas (ONU) e nasceu do grupo de trabalho da bancada feminina, formado pelas sete deputadas estaduais, em parceria com a rede, movimentos sociais e vereadores.
Nele, consolidamos as leis estaduais que garantem nossos direitos", explicou.
Crédito: Ozéas Santos (AID/ALEPA)
A Deputada Maria do Carmo (PT) enfatizou a importância da iniciativa para fortalecer o papel das mulheres na política.
"Somos capazes de lutar por mais valorização e melhorias.
Este encontro debate temas fundamentais para as mulheres amazônidas, desde a justiça até a garantia de direitos e, acima de tudo, o respeito", ressaltou.

Crédito: Balthazar Costa (AID/ALEPA)
Já a deputada Andréia Xarão (MDB) compartilhou sua trajetória e destacou os desafios enfrentados pelas mulheres em regiões mais afastadas.
"Venho de uma vila distante, a oito horas de Breves, no Marajó.
Foi muito difícil chegar até aqui, mas consegui, e com a ajuda de mulheres.
Hoje, participar desse encontro me faz lembrar das lutas e da força que tenho para continuar trabalhando em defesa das mulheres da minha localidade", disse.
Ela reforçou ainda a necessidade de ampliar espaços de participação feminina.
"O caminho para avançar passa pelo respeito, luta, parceria e igualdade.
A Procuradoria Especial da Mulher nos orienta sobre como dar os primeiros passos", completou.

Crédito: Balthazar Costa (AID/ALEPA)
A Deputada Lívia Duarte (PSOL) propôs uma ação conjunta para reforçar o combate à violência contra a mulher. "Precisamos definir um dia do ano para protocolar, simultaneamente, um projeto de enfrentamento à violência contra a mulher em todas as câmaras municipais e na Alepa. Isso chamaria a atenção do Judiciário e uniria esforços em torno dessa pauta. Além disso, é essencial enfrentar a pedofilia com firmeza, denunciando todos os casos, sem exceção", destacou.
Após as falas das parlamentares, o encontro seguiu com o painel "Justiça Climática e Representações Políticas", coordenado por Luciana Lima, da Defensoria Pública do Pará. Em seguida, a discussão foi sobre "Procuradoria da Mulher: Criação, Instalação e Gestão", com Paula Titan e Maria do Carmo, coordenadora da Assessoria Técnica da Alepa.

Crédito: Balthazar Costa (AID/ALEPA)