terça-feira, 13 de junho de 2017

Conclusão do Hospital de Mojui acontecerá até dezembro, garante Secretário de Estado

Prefeito Jailson: Ver Tete / Secretaria Adeliane  (mojui ); Sec de Saúde Estado Dr Victor Mateus e Vereador Izailton
Em reunião realizada na manhã desta terça-feira, o prefeito Jailson Alves recebeu a notícia de que a Conclusão do Hospital Municipal do Município de Mojui dos Campos, acontecerá até o final deste ano, inclusive com a aquisição dos equipamentos.
A garantia foi feita pelo próprio Secretário de Saúde do Estado Dr Victor Mateus, a Jailson, Secretaria Adeliane, e os vereadores Tete e Izailton.
Por telefone, o prefeito explicou que a conclusão do Hospital vem sendo uma luta constantes de sua administração, e que isso vai resolver os problemas causados aos munícipes, principalmente a dificuldade de se deslocarem até o município de Santarém, distante cerca de 50 quilômetros da sede, para receber tratamento médico.
Hoje, cerca de 30 mil pessoas fazem parte da população do município de Mojui.
Conclusão do Hospital Municipal de Mojui dos Campos será entregue até o final do ano

Suspeitos de crime de Roubo Majorado e Tráfico de Drogas são transferidos para o presídio de Itaituba

Policiais Civis e Militares de Rurópolis, região Oeste do Pará. realizaram no início desta Terça-Feira, as transferências para o presídio de Itaituba dos nacionais MÁRCIO DA SILVA CAVALCANTE, natural de Rurópolis/PA, 21 anos, residente na zona Urbana do Município de Rurópolis e MARCELO CORDEIRO DE ALENCAR, natural de Rurópolis/PA, 19 anos, residente na Zona Rural do Município de Placas, presos em flagrantes delitos por crimes de roubos majorados com emprego de arma de fogo ocorrido na noite de 10/06/2017.
Durante a prisão com eles foram encontrados uma pistola niquelada, calibre 380, com numeração raspada e municiada, além de 09 trouxas de maconha, 21 petecas de entorpecente conhecido como “Crack”, uma porção pequena de maconha dentro de um saco plástico, além de vários celulares.

Sonzel: Justiça determina fornecimento de medicamentos à criança com hidrocefalia

A Justiça acatou o pedido do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), em ação civil pública proposta pelo promotor de Justiça Ducival Carvalho Pereira Júnior e determinou à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e à Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) de Senador José Porfírio, que providenciem, no prazo de 24h, o fornecimento dos medicamentos Carbamazepina 20mg e Fenobarbital 100mg Cristalia, nas quantidades indicadas na receita médica para uma criança de 5 anos que sofre de hidrocefalia. Em caso de descumprimento será cobrada aos demandados multa diária de R$ 5 mil.
A ação foi proposta depois que a genitora da criança procurou o Ministério Público e relatou a falta de medicamentos na farmácia da unidade de saúde. Os medicamentos eram
fornecidos pelo Sistema único de Saúde (SUS) por meio da Secretaria Municipal de Saúde do município, mas desde o mês de abril de 2017 não acontecia o fornecimento dos medicamentos Carbamazepina 20mg, Fenobarbital 100mg Cristalia, prejudicando assim, o tratamento da criança. Na Farmácia da Unidade de Saúde Municipal foi informado à mãe da criança que não havia previsão de chegada e distribuição dos remédios na cidade.
No mesmo dia que a genitora foi ao Ministério Público, o promotor de Justiça Ducival Pereira diligenciou junto à unidade de saúde buscando informações e apurou que houve atraso na entrega do medicamento Carbamezepina pelo fornecedor, e que apenas seria regularizado em até cinco dias úteis, o que era muito tempo, pois a interrupção do tratamento pode levar à convulsões e a óbito.
Na Ação Civil Pública (ACP), o promotor de Justiça, Ducival Carvalho Pereira Júnior destacou que: “cabe ao município de Senador José Porfírio e o Estado do Pará a obrigação constitucional e legal de fornecer gratuitamente os medicamentos citados, pois os recursos financeiros que serão empregados no cumprimento dessa obrigação legal são arrecadados de tributos pagos pela população ”.
A doença Hidrocefalia
Hidrocefalia é, de forma genérica, a acumulação de líquido cefalorraquidiano (LCR) no interior da cavidade craniana (nos ventrículos ou no espaço subaracnóideo), que por sua vez, faz aumentar a pressão intracraniana sobre o cérebro, podendo vir a causar lesões no tecido cerebral, havendo o aumento e inchaço do crânio. 
Texto: Assessoria de Comunicação, com informações da PJ de Senador José Porfírio

Polícia Federal investiga fraude em benefícios no Pará

Na manhã desta terça-feira (13), a Polícia Federal, em conjunto com Assessoria de Pesquisa Estratégica do INSS – REAPE/PA, deflagrou a Operação Caceia que tem como objetivo o combate e à repressão de fraudes no seguro-defeso praticadas nos municípios de Breu Branco e Tucuruí/PA.PF investiga fraude em benefícios no Pará (Foto: Polícia Federal)
Estão sendo cumpridos 34 mandados judiciais em 07 cidades do estado, sendo 12 de prisão preventiva, 17 de busca e apreensão e 5 de condução coercitiva nos municípios de Jacundá, Goianésia do Pará, Breu Branco, Tucuruí, Belém, Ananindeua e Cachoeira do Arari. Dentre os alvos da operação, estão representantes e funcionários de sindicatos e associações de pescadores, servidores do Ministério do Trabalho e Emprego, funcionários e donos de Casas Lotéricas, além de uma vereadora.
Ao todo foram mobilizados 140 policiais federais no cumprimento dos mandados. As investigações iniciaram em outubro de 2016 com denúncias de populares que noticiaram que representantes de colônias, sindicatos e associações de pescadores, vinculados aos município de Breu Branco e Tucuruí/PA, estariam promovendo o cadastro de pessoas que não preenchiam o perfil de pescador artesanal para fins de recebimento de seguro-defeso.