quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Professor Aldo Queiroz, em entrevista, fala sobre benefícios e eleição para reitor da Ufopa

Professor Aldo Queiroz
A eleição para a nova reitoria da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) prevista para acontecer no mês de novembro deste ano gera expectativas entre acadêmicos, professores e pré-candidatos ao cargo maior da instituição de ensino superior. Em recente enquet
e feita na cidade, o professor Aldo Queiroz foi o primeiro colocado na intenção de votos da comunidade acadêmica, caso concorra às eleições para reitor da Ufopa, em novembro próximo. O professor Aldo lembra que tem mais de 34 anos na comunidade acadêmica, sendo 27 anos dedicados à Santarém e região Oeste do Pará e, que tem experiência e conhecimento, para que possa concorrer ao cargo de novo reitor da Ufopa. A eleição para escolher o novo Reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) está sendo bastante agitada. Uma ala aliada ao Partido dos Trabalhadores (PT) já tem candidato, que é a professora Raimunda Monteiro, que já foi vice-reitora da UFOPA. De outro lado da disputa existem dois nomes, que são dos professores Aldo Queiroz e José Antônio de Oliveira Aquino. Fontes ligadas aos bastidores da Ufopa afirmam que há 95% de chances de o candidato ser Aldo Queiroz, pela sua longa experiência junto à classe universitária. Veja a entrevista na íntegra:
Jornal O Impacto: Quantos anos o senhor atua nas universidades federais na região Oeste do Pará?
Aldo Queiroz: Na carreira como professor tenho 34 anos. Desses, 27 anos foram dedicadas a Santarém e a região Oeste do Pará. Começamos aqui com um campus universitário da UFPA, que se transformou em uma universidade. Temos experiência, conhecimento e respeitabilidade da sociedade regional e da comunidade acadêmica da instituição, pelo nosso trabalho. Estamos ainda aguardando o regulamento do processo de eleição para que a gente possa, então, ouvir a comunidade e tomar a decisão sobre a candidatura. A nossa candidatura não é uma imposição, mas é um processo histórico e natural e, é o desejo de uma parcela significativa da comunidade acadêmica da Ufopa.
Jornal O Impacto: Já tem data prevista para as eleições da nova reitoria da Ufopa?

Aldo Queiroz: As eleições deverão ocorrer no mês de novembro deste ano. Mas, ainda está sendo avaliada e estão sendo discutidas no Conselho Universitário as regras do processo eleitoral e o período. Inicialmente, já foi estabelecido que a partir da reunião inicial do Conselho, seja estabelecido um período de 75 dias, então, a eleição deverá ocorrer no mês de novembro.
Jornal O Impacto: Professor como ocorreu todo o processo de implantação da Ufopa em Santarém?

São Raimundo estréia contra o Castanhal dia 03, pela primeira fase do Parazão 2014

São Raimundo
A Federação Paraense de futebol, divulgou a tabela da primeira fase do Campeonato Paraense, que vai apontar dois classificados para fase principal do Parazão 2014. O  São Raimundo que nesta quinta-feira, faz Asse
mbléia geral para decidir se participa ou não do campeonato, pela tabela divulgada tem estreia marcada para Santarém contra o Castanhal , no dia 03 de novembro(Domingo)com local ainda não definido.
O segundo jogo, o pantera também terá o mando de campo contra o 1º colocado da segundinha,no dia 09 de novembro(Sábado) depois fará três jogos seguidos fora, e os dois últimos terá novamente o mando de campo
Pela tabela divulgada nesta quinta-feira, o São Raimundo terá quatro jogos que pode ser em Santarém e três jogos fora.
 
Por Ivaldo Fonseca

GOVERNADOR SIMÃO JATENE VIRA AS COSTAS PARA A EDUCAÇÃO DO OESTE DO PARÁ

Descaso com dinheiro público - Mato, lixo e entulhos tomam conta do local da obra

O descaso do Governo do estado para com a educação da região Oeste do Pará é grande e sério. Três anos depois de iniciada, a obra da Escola Tecnológica de Santarém, localizada no cruzamento das rodovias estaduais Fernando Guilhon e Everaldo Martins (Estrada de Alter do Chão), fruto de um convênio entre o programa “Brasil Alfabetizado”, do Governo Federal e do Governo do Pará, continua paralisada.
Local da obraQuem chega ao local, se depara com o abandono da construção da Escola Tecnológica. Mato, capim e um amontoado de material de construção abandonado tomam conta do local. Enquanto a obra continua sem previsão para a conclusão, estudantes de Santarém aguardam com ansiedade a inauguração da instituição de ensino.
Contraditoriamente com a falta de previsão para a finalização dos trabalhos na Escola, duas placas colocadas em frente ao prédio mostram a data do início e da conclusão dos serviços, além de um logotipo da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), assim como um slogan com a seguinte denominação: “O imposto que você paga está aqui”.
O descaso com a finalização das obras motivou o vereador Ronan Liberal (PMDB), no início desta semana a cobrar a conclusão da Escola Tecnológica do Estado. Para ele, a construção está a passos lentos. Ronan Liberal define que a escola é uma realidade para muitos municípios do Estado, como exemplo em Itaituba.
O vereador cobra do Governo do Estado, um esclarecimento sobre a conclusão da obra da Escola, que está localizada na Rodovia Everaldo Martins e, não saiu do esqueleto da planta original. Ronan pede também que seus pares procurem saber do Secretário de Obras do Estado, Joaquim Passarinho, o que está acontecendo, e o porquê da paralisação das obras.

VEREADOR SE RETRATA PÚBLICAMENTE AOS BLOGUEIROS DE SANTARÉM, PORÉM SE OMITI EM CITAR NOMES


Agora a pouco, o vereador Gerlande Castro do PSD enviou nota ao Blog do Xarope. Veja na integra:
Eu, Gerlande Castro, brasileiro, casado, vereador do município de Santarém (PA), em respeito aos princípios da opinião verdadeira, venho publicamente, através desta nota, retratar-me com todos os profissionais de imprensa, principalmente com os blogueiros santarenos, que fazem um trabalho sério e honesto, pelas palavras proferidas por mim na Tribuna da Câmara dos Vereadores, durante a sessão da última quarta-feira (25), quando, de maneira generalizada, atingi a todos os bons profissionais que exercem com dignidade e ética sua profissão. Em momento algum foi minha intenção macular a imagem dessa classe, sobretudo daqueles que nos acompanham diariamente nos trabalhos legislativos. Meu comentário deveria ter sido direcionado a uma única pessoa, a qual me fez perder o controle emocional e me motivou a me pronunciar de maneira equivocada, afetando a todos os membros da imprensa, em especial, os blogueiros por quem tenho respeito e admiração. A humildade é uma das minhas virtudes. Reconheço o meu erro e, portanto, peço em público, desculpas pelos termos utilizados em meu pronunciamento. Repito: fui motivado emocionalmente a proferir tais palavras. Nos últimos dias tenho sido vítima de ataques gratuitos por parte de pessoas que usam da chantagem e da extorsão para aferir vantagem e denegrir minha imagem de homem público.
Essa pessoa me ataca com falácias, expressões pornográficas e de baixo calão. Tal comportamento estimulou a baixaria que agora me afeta pessoalmente e também profissionalmente, desrespeitando a minha família e os 2.376 eleitores que acreditaram no meu trabalho. Esclareço, novamente, que minha intenção jamais foi difamar ou denegrir a reputação dos profissionais de imprensa. Reitero minhas sinceras desculpas pelo equívoco e quaisquer transtornos, porventura, causados à classe.


Gerlande Castro

Vereador pelo PSD


NOTA DO XAROPE: Apesar da nota não citar o nome do "blogueiro" que tinha tentado extorquir o vereador, na minha opinião vejo que vossa excelência FOI MUITO HUMILDE nas suas colocações. Por mim DOU o assunto por encerrado!

Novos partidos atraem 50 deputados e aliança governista é a mais afetada

Criação do Solidariedade, de perfil oposicionista, e do PROS, que deve ir para a base de Dilma, agita o Congresso e 10% da composição partidária pode ser modificada; PT e PMDB se articulam para votar logo restrição à criação de novas legendas.
 
A criação de dois novos partidos, Solidariedade e PROS, promete desencadear migrações envolvendo até 50 deputados - cerca de 10% da composição da Câmara - e afetar sobretudo partidos da base governista. 
Diante da agitação no mercado eleitoral, PT e PMDB já trabalham para tirar da gaveta o projeto que inibe a criação de novas agremiações. O objetivo dos dois maiores partidos governistas é fechar a brecha na regra da fidelidade partidária criada pelo Judiciário.
No primeiro dia após o surgimento, as duas novas siglas já divulgavam 33 adesões. Pela regra atual, o parlamentar que ingressar num partido recentemente criado não poderá ter o cargo questionado pela legenda que o abrigava anteriormente. As negociações políticas dos novos partidos envolvem divisão de tempo de TV em campanhas eleitorais e recursos do fundo partidário.

Blogueiros sãos tachados de propineiros na tribuna da Câmara de Santarém, Xarope se defende e diz o que pensa?

“Gerlande Castro(PSD) subiu a tribuna e apelou para que parlamentares não destinem dinheiro ou mesmo propina para alguns meios de comunicação, sujeitando o vinculo de vicio e até favorecendo aqueles que não querem trabalhar, mas viver da troca de informações por dinheiro”.
Veja trechos do
discurso do parlamentar:
“Estou sendo alvo de algumas pessoas da imprensa que tentam denegrir minha imagem, peço para os parlamentares não destinem dinheiro ou mesmo propina para alguns meios de comunicação, sujeitando o vinculo de vicio e até favorecendo aqueles que não querem trabalhar, mas viver da troca de informações por dinheiro.
Gerlande explicou qu
400 × 286 - folhadevilhena.com.br
e está sendo coagido por um “blogueiro” e foi pressionada psicologicamente.
Vou seguir a orientação da promotora de justiça que sugeriu a união de provas para comprovar o problema, após esta confirmação vou mover uma ação contra esta pessoa. Citou “que recebeu mensagem via SMS o que comprova esta pressão psicológica que ameaça prejudicar sua imagem e seu trabalho”.
 
NOTA DE REPÚDIO DOS BLOGUEIROS SANTARENOS
Em sessão realizada nesta quarta-feira (25), na Câmara Municipal de Vereadores de Santarém, o vereador GERLANDE CASTRO (PSD), líder do governo, usando da Tribuna da Câmara, fez críticas generalizadas a membros da imprensa santarena, especificando a categoria dos blogueiros, que cobrem as atividades plenárias naquele poder.
De maneira destemperada, desequilibrada emocionalmente e, acima de tudo, desrespeitosa, o parlamentar tentou desclassificar a classe dos blogueiros, inclusive chamando-os de cobradores de PROPINA. Por estas razões, um grupo de blogueiros, sentindo-se ofendido, vem a público repudiar as declarações do vereador e exigir que o parlamentar se retrate publicamente e aponte quem são os blogueiros que estão cobrando propina de vereador.
Reafirmamos a nossa posição contrária a quaisquer atos discriminatório, difamatório e que ofenda a honra de profissionais, que buscam fazer seu trabalho de maneira séria, ética e imparcial. É sabido por todos que os maus profissionais existem em qualquer profissão, inclusive entre jornalistas e políticos. A Justiça, porém, existe para que aquelas pessoas que se sintam ofendidas busquem seus direitos.
Desta forma, também exigimos que a presidência da Câmara de Vereadores tome as devidas providências contra o ato de um de seus membros que atacou, de maneira generalizada, toda uma classe.


BLOGUEIRO XAROPE SE DEFENDE E DIZ O QUE PENSA?
Vou dizer o que penso desse MERDA de vereador Gerlande Castro. Eu já não tinha simpatia por esse CU DE GALINHA.. Se pensou em se dar bem em nossas CUSTAS está redondamente enganado, e pior o tiro pode ter saído pela CULATRA. Conheço muito bem sua história, seu passado que aliás, não é nada agradável. Acho que o respeito tem que existir, do contrário a resposta tem que ser REAL, e a reciproca tem que ser CURTA E GROSSA. Diferente de suas atitudes, aquelas que todo mundo a conhece, a de DAR E RECEBER, me considerar isento. Na minha opinião vc foi infeliz e medroso, pois deveria DAR NOMES AOS BOIS, ai sim seria uma atitude mais elegante. Da forma como agiu, o que percebo é que vc é um vereador MEDROSO E KKKKKAGÂO. Deixe de palhaçada, e faça JUS aos pingados votos que recebeu, e lute pelo descaso da saúde e da educação que anda em situação de calamidade pública.
Do contrário vou mostrar a sua outra FACE, e pior contar muita coisa que a população desconhece e vai gostar de saber..Pelo Amor de Deus CALHE ESSA BOCA PORCA e antes de nós chamar de SAFADOS lave essa BOSTA DA TUA BOCA.
EU TE DESAFIO, ACHE QUALQUER VEREADOR QUE JÁ ME DEU UM VINTÉM DE PROPINA....

Droga era preparando Santarém, e tinha substância de soda caústica e solução de bateria

A droga era fabricada pelos jovens
Três jovens foram presos por volta de 19h30 da noite de quarta-feira (25), em uma casa utilizada para fabricação de cocaína, no bairro Floresta, em Santarém, oeste do Pará. Segundo a polícia, os jovens foram flagrados preparando as trouxinhas de droga para ser vendida.
Foram apreendidas 70 petecas de pa
sta base de cocaína, tesoura e plástico. Dentro de uma panela a polícia encontrou um produto chamado de ‘barrilhada’, que é uma mistura de soda caústica com solução de bateria, material utilizado para fazer render a substância.
Os acusados, presos em flag
rante foram identificados como Marcelo William de 20 anos, Richardison de Oliveira, 19, e Wagner Sousa Maciel de 22 anos.
Segundo a polícia, um deles já tem passagem pela polícia após ser denunciado pela própria mãe.

OS APAGÕES E O OESTE DO PARÁ‏, SOBRE O OLHAR DE NICIAS RIBEIRO

Ao escrever o artigo “UMA LIÇÃO DE GESTÃO” na última quarta-feira, 18/09/2013, busquei mostrar a importância de uma gestão pública fundada em um planejamento estratégico, com previsão mínimade dez anos. D
aí exemplificar o planejamento do setor elétrico nacional, no que concerne a geração de energia que, a rigor, teve início no governo Getúlio Vargas, com a criação da Eletrobrás, avançou com o plano de metas do Presidente Juscelino Kubitschek e foi sistematizado a partir da criação do Ministério das Minas e Energias, nos governos militares, embalado pelo Projeto RADAM que, sem dúvida, foi fundamental na descoberta e levantamento dos grandes potenciais hidrelétricos da Amazônia, dos quais alguns já estão sendo aproveitados e outros estão, ainda, em vias de aproveitamento, como é o caso de BELO MONTE e das hidrelétricas do Tap ajós, do Teles-Pires, de Marabá, do Rio Madeira, que, juntas, irão injetar mais de 30 milhões de Kwatts no sistema, a partir de 2020.