sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Força-tarefa Delegacia de Conflitos Agrários assume investigação de assassinato de líder de assentamentos no Pará

A polícia trabalha com a hipótese de que o crime com características de execução tenha motivação na disputa por terras.
A Delegacia Especializada de Conflitos Agrários (Deca) com sede em Santarém, oeste do Pará, assumiu o comando das investigações do assassinato do líder de assentamentos agroextrativistas Elso Sandro Cerqueira Armini, 43 anos, ocorrido no fim da manhã do último dia 8, no município de Placas.
A vítima estava em sua motocicleta em frente a uma farmácia na Perimetral Norte conversando com um casal de amigos, quando surgiu outra motocicleta e o carona atirou acertando a cabeça de Elso Sandro. O líder de assentamentos caiu da moto na calçada da farmácia, onde morreu antes da chegada de socorro.
De acordo com o delegado titular da Deca, Fábio Amaral, pelo fato de Elso Sandro ter sido uma forte liderança dos assentamentos da região do travessão do Pulu, em Placas, supõem-se que ele tenha sido executado devido à disputa por terras naquela região.
“Assim que tivemos notícia do que tinha ocorrido, montamos uma força-tarefa e deslocamos para Placas uma equipe da Inteligência da Polícia Civil, uma equipe da Deca e outra da Superintendência Regional do Tapajós. Fizemos o levantamento dos fatos e está constatado o homicídio com características de execução. Crime provavelmente com motivação de conflito agrário. Estamos trabalhando para identificar os autores e se houve mandante”, explicou Fábio Amaral.
Atentados
Não é a primeira vez que lideranças de assentamentos são alvos de crimes contra a vida no município de Placas. Em janeiro de 2018, Gilson Temponi foi assassinado na porta de sua casa. Ele era presidente da Associação de Agricultores Nova Aliança, que representa os assentamentos Castanheira, Artur Faleiro e Avelino Ribeiro.
Em setembro de 2020, João Batista Luz Lopes, então presidente da Associação Nova Aliança sofreu um atentado e precisou deixar o cargo. Ele deixou inclusive o município temendo ser vítima de outro crime e acabar perdendo a vida, ou que atentassem contra sua família, como já haviam ameaçado.
Elso Sandro foi assassinato dia 8 de fevereiro de 2021, quatro meses após ter assumido o comando da associação que era presidida por João Batista, que foi vítima de atentado em 2020 — Foto: Reprodução/Redes sociais
Com a saída de João Batista da presidência da associação, Elso Sandro que ocupava o cargo de vice-presidente assumiu o comando da associação em setembro de 2020, e de acordo com o filho da vítima, o pai já havia sido ameaçado por pessoas que têm interesses nas terras dos assentamentos.
“Esse tipo de crime tá sempre acontecendo na região.

Vídeo: enfermeira desce de ambulância e leva paciente em maca em meio ao engarrafamento na Transamazônica


Um engarrafamento de caminhões carregados de soja na BR 230 no município de Miritituba, no interior do Pará, impedia a passagem de uma ambulância que fazia a transferência de um paciente, segundo informações preliminares, com a covid-19. 

Em meio a situação, uma cena angustiante foi registrada: uma enfermeira empurrava a maca no acostamento da via para tentar passar os veículos. Nas imagens é possível ver o paciente usando um balão de oxigênio. 

Assista:

Problema já se estende há dias

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o trânsito de carretas nesse trecho da BR 230 acaba sendo comum nesse período do ano devido à entressafra da soja no estado. Mas de acordo informações levantadas pelo Portal Roma News, o congestionamento no Km 30 da BR 230, próximo ao trevo com a BR 163, já se estende a há pelo menos três dias.

Câmara aprova projeto de lei que institui aplicação de penalidades a quem não usar máscara

Projeto de autoria do poder Executivo segue agora para sanção do prefeito Nélio Aguiar (DEM).
Por Sílvia Vieira, G1 Santarém — PA

Sessão extraordinária foi realizada para votação do projeto de lei sobre uso obrigatório de máscaras em Santarém — Foto: Ascom Câmara Municipal/Divulgação
Em sessão extraordinária convocada pela presidência da Câmara Municipal, os vereadores aprovaram à unanimidade nesta sexta-feira (12), Projeto de Lei nº 1672/2020, que dispõe sobre as penalidades aplicadas no exercício do poder de polícia municipal no contexto da pandemia de Covid-19.
As multas serão cobradas com base na Unidade Fiscal do Município, sendo inicialmente fixadas em R$ 286,00 para pessoa física (empresas) e de R$ 85,60 para pessoas físicas (CPF). Porém, não haverá pagamento de valores até o julgamento das defesas apresentadas pelos supostos infratores.
As fiscalizações serão de responsabilidade da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) e da Divisão de Vigilância Sanitária, quanto no tocante ao descumprimento de Decretos, Portarias, Instruções Normativas e afins, originários da Administração Pública Municipal, que se destinem a conter, impedir, transmitir, disseminar ou propagar a Covid-19.
Antes da aprovação, o projeto passou por alterações técnicas propostas pelo vereador Murilo Tolentino, mas não houve segundo a presidência da Casa, mudança substancial na matéria.
O projeto de autoria do poder Executivo segue agora para sanção do prefeito Nélio Aguiar (DEM). O que deve ocorrer em caráter de urgência, para que os órgãos municipais que atuam na fiscalização do cumprimento de medidas sanitárias possam, enfim, aplicar as penalidades a quem insistir em não fazer uso da máscara facial de proteção.

Brasil teve uma alta de 5% nos assassinatos em 2020; alta é puxado pela região Nordeste.

Pará foi o estado com a maior diminuição de mortes: -19%
O Brasil teve uma alta de 5% nos assassinatos em 2020 na comparação com 2019, após dois anos consecutivos de queda. É o que mostra o índice nacional de homicídios criado pelo G1, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal.
No ano passado, foram registradas 43.892 mortes violentas, contra 41.730 em 2019. Ou seja, 2.162 mortes a mais. Estão contabilizadas no número as vítimas de homicídios dolosos (incluindo os feminicídios), latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.

Variante varrerá o mundo e luta contra Covid pode levar 10 anos, diz cientista

Peacock é professora de Saúde Pública e Microbiologia na Universidade de Cambridge 

A variante do novo coronavírus encontrada pela primeira vez na região britânica de Kent deve "varrer o mundo", segundo a cientista Sharon Peacock, chefe do programa de vigilância genética Covid-19 Genomics UK, em entrevista à BBC publicada nesta quinta-feira (11).
Primeiro detectada em setembro de 2020 na Inglaterra, a mutação - considerada mais contagiosa - já foi identificada em mais de 50 países.
Para Peacock, a variante "varreu o país" e "vai varrer o mundo, com toda a probabilidade".

Descubra as melhores cidades para se morar (e trabalhar) no Brasil

Maringá (PR) lidera ranking das melhores cidades para se viver no Brasil; veja a lista completa
Está enganado quem pensa que as capitais são os melhores lugares para se viver no Brasil. De acordo com o Índice de Desafios da Gestão Municipal elaborado pela consultoria Macroplan, que classificou as 100 maiores cidades do Brasil segundo quesitos como educação, saneamento, saúde e segurança, apenas Curitiba (PR) e Vitória (ES) aparecem no top 10.
A campeã do ranking é Maringá (PR) com uma taxa de 0,756, em uma escala que vai até 1,000. O município se destaca pela segurança: o número de homicídios e mortes no trânsito vem caindo ao longo dos últimos anos. Além disso, a cidade conta com boa estrutura de saúde pública, o que fez com que saltasse seis posições desde o último levantamento.
Na segunda posição, aparece Jundiaí (SP) com um índice bem próximo, de 0,746. O município de 420 mil habitantes se destaca pela estrutura de saneamento, que quase alcançou a nota máxima da categoria (0,960). Os moradores contam com coleta de lixo e 99% deles têm acesso a abastecimento de água. Já o tratamento de esgoto abrange 98% dos lares. 

Novo auxílio pode começar em março e durar até quatro meses

(Alcântara – MA, 11/02/2021) Presidente da República Jair Bolsonaro, posa para fotografia com famílias e lideranças de agrovilas locais. Foto: Alan Santos/PR

Presidente citou responsabilidade fiscal e defendeu volta do comércio
Opresidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (11) que o novo auxílio emergencial para os trabalhadores informais pode começar a ser pago em março e deve durar entre três e quatro meses. Segundo ele, o valor não está definido e o início dos repasses está em negociação com o Congresso Nacional, que precisa aprovar um projeto de lei instituindo novamente a medida.