domingo, 4 de dezembro de 2016

Do meio da tempestade

Onde estavas tu, quando Eu lançava os fundamentos da Terra?

Verso para memorizar: “Onde estavas tu, quando Eu lançava os fundamentos da Terra? Dize-me, se tens entendimento” (Jó 38:4).
  
De onde vem a sabedoria? E de onde vem o conhecimento? Vem de duas fontes: da Bíblia e da natureza. A rigor, vem de uma única fonte, de DEUS, que criou a natureza e que inspirou a Bíblia.
Salomão se tornou sábio observando a natureza. Chegou a ser o mais sábio de todos, em todos os tempos. Adão aprendeu da mesma maneira, e muito rapidamente, ou seja, num só dia, na sexta-feira, último dia de trabalho do Criador.
A ciência moderna domina muito conhecimento. Aprendeu da natureza, observando e pesquisando. Por exemplo, Newton descobriu a força gravitacional observando, por acaso, o fruto cair da árvore. Ele perguntou por que não caiu em outra direção. Daí percebeu que tudo cai em direção ao solo. Estava iniciando o entendimento sobre uma das forças que DEUS estabeleceu para que o Universo funcionasse perfeitamente.
A pergunta que DEUS fez a Jó é bem significativa. Onde ele estava quando o Criador lançou os fundamentos da Terra? O que Ele quis dizer com “fundamentos” da Terra? Não estava Se referindo à semana da criação, pois nessa altura do processo criativo a Terra já existia, vazia e sem forma. Ele Se referia à criação do Universo, sabe-se lá quando foi isso. Em Gênesis 1:1 diz assim: “No princípio criou DEUS os céus e a Terra”. Ele perguntou a Jó onde estava nesse princípio. Aliás, esse princípio é mal interpretado pela ciência moderna, substituindo-o pelo Big Bang. A pergunta continua muito válida para muitos dos cientistas modernos, tipo assim: onde estavam eles, quando o Criador gerou tudo, do nada? Ele poderia fazer outra pergunta bem perturbadora: Para que serve a teoria do Big Bang, se ela exclui a inteligência para dar origem a toda complexidade do Universo, incluindo a vida?
Todos nós, Adão e Eva, Jó, os cientistas atuais, só podem existir porque nos primórdios do Universo DEUS já existia e exercia Seu poder para dar origem a todas as coisas. Não é possível ser fruto do acaso, nem uma bola primordial teria existido toda eternidade anterior esperando explodir para, após o caos da explosão, tudo, sem a força da inteligência, se organizasse, e nesse estado, se originasse a vida.