segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Policial militar atacado com golpes de barra de ferro durante intervenção morre em Belém


Cabo Elder Vilhena tentou conter um homem com problemas mentais no bairro do Tenoné, quando foi atingido. Agressor foi morto pela polícia após o ataque
Morreu nesta segunda-feira (18) o cabo da Ronda Tática Metropolitana (Rotam) Elder Vilhena. Ele estava internado há 7 dias depois de ser agredido com uma barra de ferro na cabeça durante uma intervenção policial no bairro do Tenoné, em Belém.

Novo decreto de medidas contra Covid-19 inclui toque de recolher, restrições a serviços não essenciais e praias fechadas

O Comitê de Crise para enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus em Santarém, reuniu nesta segunda-feira (18) no auditório do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (CIAM) e definiu alterações no Decreto Municipal que regem as medidas para evitar a propagação da Covid-19. Entre as principais mudanças estão a volta do toque de recolher, restrições a serviços não essenciais e o fechamento de praias e balneários. O documento deve ser publicado nas próximas horas. 
As medidas ocorrem após o Governo do Pará estabelecer o Baixo Amazonas na bandeira vermelha, levando em conta o índice de novos casos, de ocupação hospitalar e a proximidade com o Estado do Amazonas, por onde circulam um número muito grande de pessoas que passam por Santarém.

Estamos longe de ter vacina para os GRUPOS

Brasil depende de insumos da China para continuar produção de imunizantes; país asiático atrasa entrega ao Instituto Butantan há 15 dias.
Na manhã desta segunda-feira 18, o Ministério da Saúde começou a distribuir as primeiras doses da vacina produzida aos estados. A ação veio após a Anvisa aprovar, para uso emergencial os imunizantes da Sinovac (em parceria com o Instituto Butantan).
1ª fase do plano de vacinação prevê a aplicação das 6 milhões de doses da Coronavac em 3 milhões de brasileiros do grupo de maior risco para a covid-19: idosos e deficientes em asilos ou instituições de longa permanência, indígenas vivendo em terra.
Esse número atende, contudo, apenas uma pequena fração dos brasileiros mais vulneráveis a adoecer e morrer. Segundo os cálculos da enfermeira e doutora em epidemiologia Ethel Maciel, serão necessárias 30 milhões de doses para imunizar duas vezes.
Blog do XAROPE via Carta Capital 

Helder Barbalho: "Pará começa a vacinar hoje!"

Governador Helder Barbalho anunciou em seus perfis das redes sociais

Após reunião em no Centro de Distribuição Logística do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP), o governador do Pará, Helder Barbalho anuncia o início da vacinação no Pará.



Covid-19: vacinação em Santarém inicia nesta terça-feira (19)



Ainda de acordo com o prefeito Nélio Aguiar, os primeiros a serem vacinados serão os grupos prioritários.
Omunicípio de Santarém, no Pará, iniciará a vacinação contra a Covid-19 nesta terça-feira (19). O anúncio foi feito pelo prefeito Nélio Aguiar. As informações são do portal O Estado Net.
Ainda de acordo com o prefeito, os primeiros a serem vacinados serão os grupos prioritários. 
Em um boletim da Covid-19, divulgado ontem (17), pela Prefeitura de Santarém, foram confirmados 13.335 casos confirmados no município.

Claudio Rendeiro, o Epaminondas Gustavo, morre vítima da covid-19




















O juiz Claudio Rendeiro não resistiu as complicações da covid-19 e faleceu na manhã desta segunda-feira,18. Rendeiro era conhecido no meio artístico pelo personagem Epaminondas Gustavo. O boletim médico foi divulgado pela família.
Claudio estava internado desde o último dia 9 em um hospital particular de Belém. Há quatro dia ele sofreu uma piora e foi entubado. Nas redes sociais, familiares, amigos e fãs lamentam a perda e fazem homenagens.

Internado pela segunda vez com sintomas da Covid-19, santareno volta a testar positivo para a doença; Sespa investiga reinfecção

Lauro Correa, coordenador da Unidade Descentralizada, ficou internado em abril de 2020. No mês de setembro passou mal, mas em janeiro de 2021 foi internado com 50% do pulmão comprometido.
Lauro Correa está internado em um hospital particular de Santarém — Foto: Arquivo pessoal
O 8° paciente recuperado da Covid-19 em Santarém, no oeste do Pará voltou ao hospital, onde está internado por apresentar os sintomas da doença novamente. Lauro Correa, coordenador da Unidade Descentralizada, testou positivo para a Covid-19 e Sespa investiga reinfecção.
Muita fraqueza, dor nas costas, febre e dor de cabeça. Tudo indicava que o pesadelo tinha voltado para Lauro, que não esperou as coisas piorarem para buscar atendimento com os profissionais da Unidade Descentralizada, local coordenado pelo próprio Lauro.
Lauro Correa foi orientado a procurar um hospital, mas foi liberado para continuar o tratamento em casa. Já no dia 12 de janeiro precisou retornar ao hospital, onde foi internado, por não ter melhora no quadro.
Internado em um hospital particular da cidade sem previsão de alta, Lauro contou ao G1 que apresenta cansaço intenso, além de coriza, crises de tosse, congestão nasal, saturando 94/95 no Oxigênio e glicose em média 250 a 280.