terça-feira, 26 de maio de 2020

Entidades que tem como presidente o prefeito de SANTARÉM NÉLIO Aguiar envia carta ao Congresso solicitando adiar eleições municipais para 2022

NÉLIO AGUIAR QUER ELEIÇÃO EM 2022 
Famep sugere prorrogar os mandatos de prefeitos e vereadores até 2022
Proposta dos prefeitos prorroga os mandatos por dois anos - Crédito: Reprodução - TSE
A Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep) enviou uma carta aberta ao Congresso Nacional, solicitando o adiamento das eleições municipais 2020, a prorrogação dos mandatos de prefeitos e vereadores por mais dois anos e a unificação do pleito com a eleição geral de 2022. 
Desta forma, os prefeitos querem que os eleitores escolham os novos prefeitos, vereadores, presidente, senadores, deputados federais e deputados estaduais em uma única eleição. A crise sanitária causada pela pandemia do novo coronavírus é um dos motivos para o pedido de adiamento do pleito eleitoral. Os prefeitos acreditam que os eleitores não comparecerão às urnas por medo de aglomerações.
O atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luiz Roberto Barroso, já divulgou proposta para adiar a eleição municipal, que seria dia 4 de outubro para 6 de dezembro.
A carta é assinada pelo presidente da Famep, atual prefeito de Santarém, Nélio Aguiar (DEM), onde ele explica que na reunião do Conselho Político da Confederação Nacional de Municípios (CNM), ocorrida nesta segunda-feira, 25, em concordância com o entendimento dos prefeitos do Brasil inteiro, foi apresentada a Proposta de Emenda à Constituição 19/2020 pelo senador Wellington Fagundes e por mais 28 senadores e pelo presidente da CNM, Glademir Aroldi.
A PEC 19/2020 introduz dispositivos ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Federal (CF) de 1988 para coincidência dos mandatos eletivos.
A carta protocolada no Congresso também foi divulgada no site da CNM e da Famep, aberta à população com explicações sobre o motivo da emenda.
A Famep define como um documento com o posicionamento do movimento municipalista – debatido na reunião – e deve ser entregue aos parlamentares e à Justiça Eleitoral.
"A carta pontua os motivos basilares da reivindicação em torno da unificação do pleito e destaca, inclusive, que 80% dos prefeitos em exercício têm o direito de concorrer à reeleição e atualmente 1.313 prefeitos em exercício têm mais de 60 anos e, destes, 1.040 têm o direito de concorrer à reeleição", diz o texto publicado pela Famep.
No documento há os números das últimas eleições municipais – 15 mil candidatos a prefeitos e 43,5 mil candidatos a vereadores – e aponta a possibilidade quase certa desse quantitativo não se manter ou ascender por conta do cenário atual.
A carta também aponta que segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), n eleição de 2018, 2.302.248 pessoas trabalharam como mesários e 146.658.156 cidadãos votaram. “Esse contingente estaria correndo risco e boa parcela, certamente, por medo, se absteria de votar”, sugere o documento dos municipalistas.
SE O PEDIDO DE NÉLIO FOR APROVADO OS ATUAIS VEREADORES VÃO FICAR ATÉ 2022

O polêmico Sikêra Jr. chega em empilhadeira ao estúdio da crítica após contrair Covid-19

O apresentador Sikêra Jr., 52, voltou ao comando do programa Alerta Nacional (A Crítica/ Rede TV!) nesta segunda-feira (25), após ficar algumas semanas afastado por contrair o novo coronavírus –e fez questão de retornar de uma forma nada discreta. Dirigiu uma empilhadeira até entrar no estúdio do telejornal. 
Sikêra Jr. deveria voltar ao programa na quarta (27), mas decidiu antecipar a data, e aproveitou para falar um pouco sobre a doença, ajoelhando para agradecer a Deus por sua recuperação. "Só Deus sabe o que é passar por essa doença. É terrível, terrível, terrível. Só Deus sabe o que eu passei. A tal da Covid-19 é tão miserável", afirmou ele, que chegou a apontar a doença como uma gripe antes. 

Polícia Federal faz operação para combater agiotagem em Altamira

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (26/05) a operação “Plata o Plomo” no município de Altamira/PA. O objetivo da PF é combater atividade criminosa de empréstimo a juros, realizada por pessoas não autorizadas visando, principalmente, pequenos empreendedores da cidade.
Estão sendo cumpridos 4 mandados de busca e apreensão em desfavor de parte dos investigados.
O nome da operação faz referência a uma expressão que ficou conhecida por ser utilizada pelo narcotraficante colombiano Pablo Escobar, que significa que a pessoa deveria se submeter a sua conduta criminosa ou seria assassinada.