sexta-feira, 23 de julho de 2021

Prefeitura de Santarém certifica profissionalmente 40 jovens para o empreendedorismo

Jovens da zona norte e socioeducandos aprenderam a criar a identidade organizacional para impulsionar seus negócios.
O empreendedorismo jovem tem crescido exponencialmente em todo o Brasil, o que significa dizer que o ingresso de pessoas entre 18 a 34 anos com novas ideias e negócios aumentou no mercado. Em Santarém, essa tendência não é diferente. Por isso, buscando capacitar cada vez mais jovens a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) certificou 40 jovens, entre 15 a 29 anos, na ação denominada ‘Trilha Empreendedora’.
A qualificação ocorreu entre os dias 19 a 22 de julho, no Cras Ribeirinho localizado nos altos do Mercadão 2000. Esta foi a 3ª edição do projeto que já foi realizado em maio de 2021 contemplando jovens atendidos pelo Cras São José Operário e em junho de 2021 para jovens do Cras Santarenzinho. A atual edição capacitou jovens socioeducandos e da Zona Norte de Santarém.
A ação teve ainda a parceria das Secretarias Municipais de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia (Semdec) através do Capacita Santarém; da Assistência Social (Semtras) e de Finanças (Sefin).
Na ‘Trilha Empreendedora’ os participantes aprenderam a criar a identidade organizacional de suas empresas definindo missão, visão e valores. Na grade de disciplinas esteve: Gestão Financeira; Liderança e Planejamento Estratégico, Tático e Operacional; Rotinas Administrativas; Noções de artes gráficas; Criação de loja virtual e Marketing Digital.
Para o chefe responsável do Capacita Santarém, Alan Sena, a iniciativa buscou desbloquear a atividade empreendedora dos jovens. “O projeto tem a função de dar um direcionamento, um norte aos nossos jovens. Nosso desejo é desbloquear a identidade de todos os jovens de Santarém que tem desejo e vontade de empreender, de contribuir com o empreendedorismo e desenvolvimento do negócio local.”
Jéssica da Silva, moradora do bairro Caranazal, foi certificada no curso. Jovem e mãe de uma criança de 1 ano e 8 meses, ela achou na qualificação o caminho que procurava. “Para mim foi um divisor de águas, porque eu tenho muita vontade de ser empreendedora. Eu tenho algumas coisas em mente como o artesanato e eu precisava ter uma visão de como chegar ao meu sonho. Pois muitas vezes temos o sonho, só não sabemos como chegar lá. E aqui eu encontrei o mapa de como alcançar meu objetivo.”
A gestora da Semtras, Celsa Brito, prestigiou o evento e lembrou que somente o estudo cria oportunidades. “Esta é uma ação que uniu várias secretarias para o bem de nossos jovens. Neste momento de pandemia, não podemos deixar de lado os estudos e para estes jovens é o que tem de mais valioso: o conhecimento. Temos certeza que no curso eles puderam descobrir o ‘eu empreendedor’ e acreditar em seus negócios.”
O titular da pasta da Semjel, Ezequiel Aquino, à frente da qualificação, esteve presente na certificação e comentou sobre o impulsionamento à juventude. “Na Trilha Empreendedora buscamos fomentar a juventude e ascender no jovem a luz do empreendimento, incentivando eles a gerarem empregos e movimentaram a economia local. Vamos planejar mais parcerias com as demais secretarias para continuarmos promovendo capacitação aos jovens santarenos.”


Governo do Estado apresenta plano de retomada das aulas presenciais nesta sexta (23)

Trabalhadores ainda vão avaliar, na semana que vem, se o plano será seguido ou se haverá alguma manifestação contrária; Em Santarém, a Prefeitura anunciou o retorno na última terça, 20.
Plano será apresentado, mas a categoria dos trabalhadores da educação ainda deve avaliar as medidas anunciadas (Alex Ribeiro / Arquivo Agência Pará)
O plano de retomada das aulas presenciais no Pará deve ser apresentado nesta sexta-feira (23), pelo Governo do Estado. O anúncio foi feito pelo governador Helder Barbalho (MDB) na última segunda-feira (19), com poucos detalhes. A previsão é de retorno no dia 2 de agosto. As aulas estão suspensas desde o começo da pandemia da covid-19, em março de 2020.