quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Ex-secretário de administração é executado a tiros em Anapu. Assista o vídeo


0 ex-secretário de administração de Anapu, sudoeste do pará, foi assassinado a tiros nesta quinta-feira (08) no centro da cidade. O crime foi registrado por câmeras de segurança por volta de uma hora da tarde.
No vídeo é possível ver o atirador, que está de boné, chegando na frente de um estabelecimento de venda de materiais de construção, ele se aproxima dos produtos expostos e fica parado. Logo em seguida, a vítima identificada como Osvaldilon Luis dos Santos, de 52 anos, sai de dentro da loja conversando com uma outra pessoa, que se despede e se afasta, o assassino então saca a arma da cintura e dispara várias vezes contra o empresário que está de costas. Osvaldilon cai e mesmo assim o criminoso continua atirando.
De acordo com a polícia, a vítima foi socorrida e levada para o Hospital Municipal da cidade, mas não resistiu aos ferimentos. O suspeito foge logo após os disparos e teria tido apoio de um comparsa que aguardava em uma motocicleta. Apesar das buscas realizadas, até o momento ninguém foi preso.

Osvaldilon era empresário e presidente de um partido na cidade de Anapu. O filho dele é atual presidente da Câmara de Vereadores e a esposa é secretária de Assistência Social do município. A Casa de Leis publicou uma nota de pesar lamentado a morte de Osvaldo, como era conhecido pelos amigos e colegas. A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar as causas do homicídio. Quem tiver informações sobre a identificação e o paradeiro do suspeito pode denunciar através do 181 ou 190, sem precisar se identificar.

 

Embarcação naufraga em Belém com mais de 70 pessoas a bordo


Pelo menos 14 pessoas morreram devido ao naufrágio de uma embarcação na ilha de Cotijuba, em BelémPará, na manhã desta quinta-feira (8). Trinta pessoas foram resgatadas com vida.

A estimativa é que 26 pessoas estejam desaparecidas, mas o governo ainda tenta confirmar se na embarcação estavam 70 ou 74 pessoas.

A informação é da Arcon (Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Estado do Pará), que está no local com o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Em nota, a Prefeitura de Belém disse que a embarcação provavelmente estava fugindo da fiscalização da Agência Distrital de Outeiro, órgão que representa o Executivo municipal na ilha.

A Marinha do Brasil, também por meio de nota, disse que a embarcação, tipo lancha, partiu do município de Santa Cruz do Arari, na Ilha do Marajó (PA), rumo a Belém (PA), na manhã desta quinta (8).

“Equipes de Inspetores Navais da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) e do Aviso Hidroceanográfico Fluvial ‘Rio Xingu’ estão realizando buscas no local”, diz.

A Capitania dos Portos irá instaurar inquérito administrativo “para apurar as possíveis causas e responsáveis pelo ocorrido”, diz a nota.

A embarcação teria começado a naufragar por volta das 7h30, quando diversos passageiros começaram a entrar em contato com familiares para relatar que a casa de máquinas da embarcação estava submergindo.

Por volta das 10h, o barco teria começado a afundar. Às 10h30, os resgates iniciaram com ajuda dos moradores.

Diversos ribeirinhos da região utilizam barcos próprios para levar os passageiros até a faixa de areia das praias da Saudade, Vai Quem Quer, Praia Funda e Praia do Amor.

“Fui uma das últimas a me jogar, não tive tempo de colocar o colete. Quando eu me joguei (na água), uma mulher me puxou por aqui (pelo pescoço). Tentei puxar ela…”, afirma uma das passageiras, em vídeo divulgado nas redes sociais, lamentando não ter conseguido salvar outra mulher que estava na embarcação.

Corpos de várias vítimas em uma praia: resgate

Porto clandestino

Moradores organizaram um espaço em um ginásio da ilha para acolher os sobreviventes, enquanto parte da população leva doações de medicamentos, comida e vestimentas, já que a maioria dos sobreviventes chegou apenas com roupas íntimas.

No início da tarde, a Arcon confirmou que a embarcação partiu de um porto clandestino localizado em Camará, na ilha do Marajó. O órgão também afirmou que já havia notificado a empresa responsável antes e que um documento foi enviado no dia 3 de agosto pela entidade, solicitando apoio para coibição do serviço e fiscalização da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental.

Em 2017, outro naufrágio no interior do Pará deixou 23 mortos. Dois dias depois, outro acidente semelhante ocorreu na ilha de Itaparica (BA), com 18 vítimas fatais.

Com informações da FSP

Gestão do prefeito de Altamira é reprovada por 75% da população, diz Destak

 Chega a impressionantes 75% o tamanho da desaprovação da gestão de Claudomiro Gomes (PSB), prefeito de Altamira (PA), segundo levantamento realizado pela Destak entre os dias 1º e 3 deste mês no município.

É o maior índice entre os gestores das três esferas do Executivo em Altamira – municipal, estadual e federal. A desaprovação de Bolsonaro, por exemplo, é de 46% e a de Helder, 26%.

Apenas 10% dos moradores de Altamira aprova a gestão do prefeito, enquanto que o índice de Bolsonaro é de 39% e o de Helder chega a 54%.

400 pessoas foram entrevistadas no município, zonas urbana e rural, inclusive no distrito de Castelo dos Sonhos. A pesquisa está registrada sob o protocolo PA-06404/2022 no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Pará.

Claudomiro Gomes foi eleito em 2020 com 46,17% dos votos válidos (26.950 votos), contra 20,5% do Dr. Loredan (PTB), que neste ano disputa vaga a deputado federal.