sexta-feira, 5 de junho de 2020

UPA acumula corpos e até prefeito atende pacientes em Santarém

Cidade tem 98 mortes e 2.003 casos confirmados da doença.
Por Manoel Cardoso
Tornou-se rotineiro o acúmulo de corpos em um dia de plantão na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Santarém, no oeste do Pará. Nesta quarta-feira (3), eram oito suspeitas de serem vítimas da Covid-19 que esperavam a remoção para os cemitérios da cidade.
Funcionários relatam exaustão nos plantões que resultam em muitas vítimas. Santarém registra 98 mortes e 2.003 casos confirmados —nos números, não foram contabilizados os oito corpos da UPA desta quarta.
Corpos acumulados na UPA de Santarém, em imagem cedida por funcionários - Divulgação
Devido à demanda e ao afastemento de funcionários infectados pela doença, o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, que é médico, passou a atender pacientes na UPA no início desta semana.
A unidade não tem UTI, mas salas de estabilização montadas para pacientes com quadros mais delicados. Os casos graves que requeiram internação em UTI são transferidos para o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará; o Hospital de Campanha de Santarém recebe pacientes de baixa e média complexidade.
Santarém está com 100% dos 48 leitos de UTI ocupados no hospital regional, e há 60 pacientes graves na fila, esperando uma vaga. Só nesse hospital, há hoje 51 profissionais de saúde afastados porque foram infectados pelo novo coronavírus.
Diante da alta de casos, com colapso nas UTIs da cidade, Santarém chegou a ter lockdown, com total restrição da circulação de pessoas até o último dia 31.
A partir de segunda-feira (1), o comércio de rua reabriu. Para evitar aglomerações, a prefeitura, porém, impôs um "rodízio" de pessoas circulando nas ruas.
O morador precisa andar com CPF; quem tem no final número ímpar não pode circular num determinado dia e é orientado a voltar pra casa, se abordado na fiscalização.
Também está em vigor um toque de recolher, com circulação proibida nas ruas entre 19h e 5h.
​Com 46.473 casos confirmados e 3.245 óbitos, o Pará tem 80% dos leitos estaduais de UTI ocupados —está entre os dez estados brasileiros com taxa de ocupação acima de 80%.

Polícia Federal cumpre novo mandado de busca e apreensão em investigação de notas falsas em Santarém

Dessa vez, foram apreendidos R$ 6.800 em dinheiro verdadeiros nos endereços dos mandados.
Por G1 Santarém

Polícia Federal dando cumprimento a mandado de busca e apreensão em Santarém — Foto: Polícia Federal/Divulgação
Um desdobramento da busca e apreensão realizada em Santarém, oeste do Pará, na ultima segunda-feira (1), no âmbito das investigações de moeda falsa de curso legal no país, a Polícia Federal cumpriu novo mandado na tarde desta quinta-feira (4), em mais dois endereços.
O novo mandado foi autorizado pela Justiça Federal a partir de informações levantadas pela Polícia Federal de Santarém acerca de anúncios na internet de venda de notas falsas, e também do uso dessas notas para pagamento de produtos comprados em sites de venda, principalmente celulares.
Na segunda-feira, a PF apreendeu quatro notas falsas de 100 reais e ouviu ao menos seis vítima. Nesta quarta, um aparelho celular e R$ 6.800 em dinheiro, verdadeiro, foram apreendidos.