quarta-feira, 16 de maio de 2018

Jornal espanhol dá destaque para violência em Belém

A série de homicídios que atinge a região metropolitana de Belém, capital do Pará, desde o último final de semana de abril, reflete a ação de grupos de extermínio, muitas vezes formados por policiais militares, de acordo com especialistas ouvidos pela Ponte. Resultado de imagem para violencia
A ação desses grupos acaba legitimando a atuação de milícias, que atualmente disputam o território com outros grupos criminosos, como a PGN (Primeira Guerrilha do Norte), facção local que é rival do PCC (Primeiro Comando da Capital).
O estopim para a ação dos grupos de extermínio foi o assassinato da policial militar cabo Maria de Fátima Cardoso, em 29 de abril. A PM, que já vinha sofrendo ameaças, foi executada em sua casa em Ananindeua, cidade vizinha à capital. Desde então, 80 pessoas foram mortas na região metropolitana, segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (SEGUP), atualizados até 13 de maio. Foram 10 mortos no próprio dia 29/4, seguidas de 8 em 30/4, outras 10 em 1/5, 11 assassinatos em 2/5, somados a 5 no dia 4/5, outros 4 no dia 5/5 e, 8 homicídios no dia 6/5. Nos dias seguintes, houve registro de ao menos 2 ou 4 homicídios diariamente, incluindo ao menos 3 policiais militares foram mortos, totalizando o número de 80.

Deputado Federal disponibiliza emendas parlamentar e convoca prefeituras do Pará

“Não é promessa e nem cheque sem fundos, pois os valores já estão depositados em conta”, ironizou o deputado.
Wladimir Costa(Solidariedade), está no quarto mandato de deputado federal, é um dos campeões de liberação de verbas.

Ele ficou conhecido no Brasil por tatuar o nome do Presidente Temer, adorar ser chamado de deputado do povão, e teve raízes politica na famosa Banda Wlad. 
Em 2017, o governo empenhou R$ 6,9 milhões referentes a emendas de Wladimir Costa - R$ 6,6 milhões apenas nos meses de junho e julho. 
Em 2018 foi responsável por nomeações de vários órgãos no governo do Estado do Pará, e governo federal, entre eles o Incra e Terra Legal. E se tratando de emendas parlamentares também foi um dos que mais conseguiu. 
Essa semana ele disponibilizou Emendas para cerca de 90% das prefeituras do Pará, e fez o anunciou nas redes sociais, através de um vídeo gravado na beira do Rio Tapajós. 
O parlamentar disse reconhecer o momento de dificuldades que passar as prefeituras. “Eu orei e louvei muito a Deus para que isso acontecesse. E com o WLAD não tem história de cheque sem fundo , é dinheiro na conta”, desabafou.
Wlad tem dito não se importar com a possível correlação entre os recursos liberados e o apoio dele a Temer. "Não estou nem aí para o que os 'formadores de opinião' vão dizer. O que importa é garantir os recursos para o Pará", diz ele. 
No final leu o nome de todos os prefeitos e municípios contemplados e convocou todos para estarem no Hotel Princesa Louçã (Salão Camarote) Av. Presidente Vargas, 882- Campina- Belém/PA. 
Assista ovideo na integra: 
Veja os municípios anunciados: 

Delegado lamenta veto do prefeito, bate o pé e pede que os vereadores analisem a decisão de seu projeto de lei que autoriza bebidas nos estádios de futebol

Jardel Guimarães diz que não há nenhum estudo técnico ou cientifico que comprove que a venda de bebida alcoólica esteja associada à violência esportiva.
Se não bastasse a indignação da população e o veto do prefeito, o vereador e delegado da Policia Civil Jardel Guimaraes (PODEMOS), não concordou com a decisão e pediu que os vereadores analisassem com calma a decisão do executivo nesta quarta-feira. 
O Projeto de Lei que autoriza a venda e consumo de cerveja e seus derivados no Estádio Colosso do Tapajós voltou a ser discutido na Câmara de Santarém. 
O prefeito Nélio Aguiar vetou o projeto, após uma reunião com representantes dos órgãos de segurança que se mostraram contra a sanção do PL. O projeto vai retomar para a Câmara que poderá derrubar o veto do prefeito ou acatar a decisão. 
Os órgãos de segurança se manifestaram contra o projeto, alegando que essa permissão poderia trazer sérios problemas como o aumento da violência no estádio. 
Por outro lado, o autor do Projeto de Lei, vereador Jardel Guimarães, disse que não há nenhum estudo técnico ou cientifico que comprove que a venda de bebida alcoólica esteja associada à violência esportiva.
Prefeito Nélio Aguiar vetou bebida(Cerveja e Cachaça) dentro do colosso do Tapajós

O afago do escorpião – Parte II

Recentemente noticiamos com muita decepção a cooptação de Ursula Vidal pela família Barbalho. Tal cooptação se materializou com a contratação desta “nova” atriz politica como nova funcionária da Radio Clube do Pará, em vésperas das eleições de 2018, onde por lei, só poderia ficar até o fim de Junho.
Na verdade, corre a boca pequena que a chapa barbalhista para o senado foi gestada em torno do vice-governador Zequinha Marinho e da pré-candidata do PSOL Ursula Vidal. 
O povo paraense testemunhou na semana passada, o pré-candidato do PSOL ao governo, Fernando Carneiro e a pré-candidata ao senado, Ursula Vidal, desfilando no canal de televisão da família Barbalho, em Santarém.
Comenta-se nos bastidores da política que Ursula está usando e sendo usada como uma opção pragmática dos Barbalhos, considerando que esta candidata receberia uma grande quantidade de votos na região metropolitana de Belém, onde a família Barbalho é amplamente rejeitada.
Sabendo que a rejeição da família barbalho é historicamente muito alta na região metropolitana de Belém, esta tática eleitoral espera tirar votos da base governista, no primeiro turno e num eventual segundo turno, os Barbalhos esperam que o PSOL, ao pregar o voto nulo, impeça que este voto venha a caminhar em direção do candidato anti-barbalhos. 
Mas o plano do escorpião continua em plena ação estratégica. Se no passado o abraço mortal dos Barbalhos liquidou ou anulou a carreira politica de Socorro Gomes, Coutinho Jorge, Ademir Andrade, Luis Otavio Campos e a ex-governadora Ana Julia, agora esta estratégia de matar aliados e adversários se mostra muito perceptível.
Agora, este abraço se volta para políticos que representam o novo, como é o caso de Ursula Vidal e do PSOL. Porém, um nova vítima parece resplandecer no horizonte político do escorpião Rei: A família Maiorana.
Como o grupo Maiorana vem nos últimos 35 anos, duelando pelo mercado midiático no Pará com a família Barbalho, agora com Helder Barbalho liderando as pesquisas eleitorais, as ORMs resolveram se abraçar com o escorpião, pensando que este pode ser eleito e manter os contratos publicitários com o governo, no término da administração tucana.
Neste momento, a família rachou mercadologicamente e parte dela ficou com o controle da TV aberta e dos jornais O Liberal e Amazônia vem sendo cortejada pelo filho do grande escorpião. Em resposta, os veículos de comunicação dos Maioranas vem rasgando elogios em matérias positivas (quem diria!) ao escorpião filho, Helder Barbalho.
Quem conhece a trajetória da família Barbalho sabe, que num eventual governo Helder, estará decretada o enfraquecimento e futura morte do grupo Liberal no Para. 
Ou alguém acha que o escorpião rei e o príncipe escorpião esquecerão dos ataques pessoais, que ao longo dos anos sofreram da família Maiorana?

PT prepara lançamento de pré-candidaturas de Faleiro e do médico Carlos Martins para eleição de outubro

Faltando menos de cinco meses para as eleições de outubro, a corrida eleitoral começa ganhar forma e muitos partidos políticos já estão se movimentando para oficializar os nomes que vão concorrer às vagas na Assembleia Legislativa, Governo do Estado, Câmara dos Deputados, Senado e Presidência da República.
No Pará, a disputa pelo Palácio Lauro Sodré, sede do governo estadual, deverá ter ao menos cinco candidatos, entre os quais o senador Paulo Rocha (PT). 
No âmbito regional, como proposta de apresentar um nome para a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), o Partido dos Trabalhadores prepara o lançamento da pré-candidatura do médico santareno, Dr. Carlos Martins, que já exerceu mandatos de vereador, deputado estadual e federal, além de ter sido candidato também a vice-prefeito de Santarém na eleição passada. Na ocasião, o PT fará também, o lançamento da pré-candidatura do deputado Airton Faleiro à Câmara dos Deputados.

Jornalista desabafa na web após pergunta sobre PMs em telejornal

Jornalista desabafa na web após pergunta sobre PMs em telejornalLeilane Neubarth disse que um editor da GloboNews colocou tarja sem ela sabe.
Ajornalista Leilane Neubarth, âncora do "Jornal GloboNews - Edição das 18h", desabafou no Twitter após ser criticada por uma pergunta sobre PMs exposta durante o telejornal.
A GloboNews perguntava ao telespectador se "policiais de folga devem reagir a assaltos", em referência ao caso da mãe PM que reagiu e matou um ladrão em frente a uma escola em Suzano (SP).
Leilane afirmou que não sabia o que estava sendo exibido ao vivo na tela. "Um editor da sua equipe põe uma tarja, com uma pergunta, em cima do seu rosto e você nem sabe que isso está no ar. Você ouve os maiores impropérios e agressões durante + de 24 horas. O que você faz? Isto sim é uma pergunta", escreveu no Twitter, sem citar nomes.

Paysandu rescinde com Fábio Matos, que pode acertar com o Remo

O meia Fábio Matos teve seu contrato rescindido com o Paysandu e está na mira do Remo
A última partida do jogador com a camisa bicolor foi no dia 1º de abril, na final do Campeonato Paraense
Belém, PA, 15 (AFI) - Fora dos planos de Dado Cavalcanti para a sequência do Campeonato Brasileiro da Série B, o meia Fábio Matos teve seu contrato com o Paysandu rescindido na na noite da última segunda-feira.
"O Paysandu Sport Club informa que o meio-campista Fábio Matos não faz mais parte do elenco de profissional bicolor. O clube agradece ao atleta pelos seus serviços prestados", comunicou o Papão em nota oficial.
O meia, porém, não deve sair de Belém. O Remo já havia demonstrado interesse em sua contratação há algumas semanas e a expectativa é que o negócio seja fechado nos próximos dias. A diretoria do Leão está em busca de reforços para a Série C do Brasileiro.

Copa do Nordeste terá novo formato em 2019; Premiação do campeão chega a R$ 1 milhão

Bahia é o atual campeão da Copa do Nordeste - Felipe Oliveira/Bahia
Existia uma possibilidade de ser implantada uma fórmula com rebaixamento, mas acabou descartada
Recife, PE, 15 (AFI) – Nesta terça-feira, se reuniram em Recife os 16 representantes dos clubes que disputarão a Copa do Nordeste 2019. Durante o evento, foi estabelecido o novo formato de disputa do torneio, que passará a ter dois grupos com oito clubes. A premiação também foi estipulada. O campeão, por exemplo, receberá a quantia de R$ 1 milhão.
Na primeira fase, os clubes do Grupo A enfrentarão os do Grupo B, em turno único, classificando para as quartas de final os quatro primeiros colocados. Times do mesmo estado, desde que tenha uma rivalidade mais aflorada, estarão separados. Sendo assim, os clássicos serão todos na fase inicial, podendo se repetir mais perto da decisão.

Líder, Grêmio vence o Monagas e confirma classificação às oitavas

O Grêmio superou o Monagas e ficou em situação confortável na Libertadores (foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
Atual campeão da Copa Libertadores da América, o Grêmio já está assegurado nas oitavas de final da edição deste ano do torneio continental. Na noite desta terça-feira, o time gaúcho preservou alguns titulares e, ainda assim, derrotou o Monagas por 2 a 1 na Venezuela. Ramiro marcou o primeiro gol do jogo já no segundo tempo, com um chute de fora da área. Nos acréscimos, Kannemann anotou contra e Jailson converteu pênalti para fechar a contagem.