sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Na fila pelo empréstimo consignado, beneficiários do Auxílio Brasil dizem não saber que dinheiro sairá do benefício


Maioria das pessoas ouvidas pelo g1 tem planos imediatos de pagamento de dívidas, compras e reformas. 'Se eles descontarem esse dinheiro da gente, aí mesmo que ninguém sai da miséria', diz lavadeira.
Por Alba Valéria Mendonça, g1 Rio
Beneficiários do Auxílio Brasil que se encontravam nas filas na porta das agências da Caixa Econômica Federal (CEF) nesta sexta-feira (21), no Rio, para pegar empréstimos consignados se mostravam confusos sobre como terão que pagar.
A maioria das pessoas ouvidas pelo g1 não sabia que o valor das prestações será abatido do próprio do benefício, que até dezembro será de R$ 600 (entenda as regras do empréstimo).

MPT abre investigação contra empresa que coagiu funcionários a votar em Bolsonaro


O MPT (Ministério Público do Trabalho) abriu investigação nesta sexta-feira (21) contra a empresa Rocha Distribuições, com sede em Santarém (PA), por suposto crime de assédio eleitoral contra seus funcionários.

O caso foi revelado pelo JC na manhã de hoje. A procuradora do Trabalho Elysa Tomazi é quem está à frente das investigações.

A notícia de fato (denúncia) chegou ao MPT em Santarém logo após a publicação da reportagem. Recebeu a numeração 000254.2022.08.003-0.

O principal alvo das investigação é o empresário Abraão Rocha, que se diz, no vídeo, um dos donos da empresa e pede votos para Bolsonaro no segundo turno das eleições presidenciais deste ano.artins Lima

“Que vergonha [se] nós elegermos um ex-presidiário”, discursa, em referência ao candidato do PT, Lula da Silva, que lidera a maioria das pesquisas de intenção de voto.

O vídeo com a suposta coação foi anexado à denúncia. Ao final, Abraão Rocha promete pagar um churrasco a todos os funcionários caso Bolsonaro seja reeleito.

Santarém: empresário coage voto em Bolsonaro, e promete churrasco a funcionários; vídeo

Por Jeso Carneiro 
Um empresário em Santarém (PA) foi flagrado em suposto crime de assédio eleitoral contra seus funcionários, orientando-os a votar no 2º turno em Bolsonaro (PL). Prometeu ainda, caso o presidente seja reeleito, pagar um churrasco para todos eles.
O episódio foi registrado em vídeo. Uma cópia foi enviada ao JC nesta manhã de sexta-feira (21). O portal apurou que Abraão Rocha é quem faz a suposta coação no vídeo.
Ele é um dos um dos donos do Atacadão Meio a Meio, nome de fantasia da empresa Rocha Distribuições, com matriz em Santarém (Travessa Moraes Sarmento, 978) e filiais em diversos municípios da região. Está registrada no nome de Elenilda Lobo Esquerdo desde dezembro do ano passado, conforme o site da Receita Federal.

Mudanças na Prefeitura de Rurópolis derruba aliada de 12 anos do prefeito Taka

Patrícia Cavichioli, DISSE NÃO AO CARGO, e SAIU DO GOVERNO MUNICIPAL

Ainda vai levar um tempo para a população do Município de Rurópolis, no oeste do Pará, entender mudanças recentes feitas pelo Prefeito Joselino Padilha(TAKA) no seu governo. 
No ultimo dia 17, o gestor Municipal alterou cargos do primeiro e segundo escalão da Prefeitura. Marciano Lira, então secretário de Meio Ambiente, retorna a Secretaria de Infra Estrutura, da qual já tinha sido Secretário; Eder Baségio retorna a Secretária de Meio ambiente, da qual já tinha sido secretário; Valmir Matos, que já ocupou a Secretaria de Educação, agora sai da Infra Estrutura para ocupar outro cargo. A grande supressa foi no cargo da então ex-secretária Patrícia Cavichioli, que foi remanejada para a Secretaria de Contratos e Convênios.

Mas dado às informações e boatos que rolam na cidade, Patrícia Cavichioli, disse não ao cargo e saiu do governo municipal. Já que não houve sequer diálogo. Surpreendente para mais muitos também foi à nomeação do então assessor jurídico Renato Barros, para o cargo de novo Secretário de Finanças.      
Ao tempo que esteve no cargo de Sec. de finanças Patrícia Cavichioli se destacou politicamente tanto no município, quanto na região e até em Belém. O prestígio de Patrícia Cavichioli era tanto que ela coordenou, no município, as campanhas vitoriosas dos deputados eleitos Eraldo Pimenta, José Priante e do governador reeleito Helder Barbalho.
Apesar de sua conduta e relacionamento políticos com parlamentares que são grandes aliados de prefeitos das regiões oeste e Baixo Amazonas, responsáveis por trazer emendas e recursos para ajudar os municípios, a ex-secretária não está mais nas ‘graças’ do prefeito do prefeito Taka, que a preteriu em razão de outra pessoa para o seu lugar na Secretaria Finanças de Rurópolis, apesar de seus atributos como gestora e articuladora política. 
O fato é uma grande surpresa, porque Patrícia Cavichioli tem uma grande trajetória construída com o atual prefeito, já iniciada quando este era presidente da Câmara Municipal, por três mandatos consecutivos, somando com período da Prefeitura são mais de doze anos de história, ao lado do atual gestor, sendo leal e fiel ao grupo politico liderado por Taka. O trabalho desenvolvido por ela à frente da Secretaria de Finanças foi reconhecido por aliados e pela população. O nome dela inclusive vinha sendo cotado para suceder o prefeito, que foi reeleito em 2020.
Patrícia Cavichioli mostrou ter decisão e coragem. E agora fica a pergunta. Será que ela ainda continuará trilhando um caminho politico?  Sem o seu aliado, que jogou fora uma amizade leal de mais de 12 anos.