quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Destak e Blog do Jeso faz segunda rodada de pesquisa presencial em Mojui dos Campos

Resultado de imagem para municipio de  mojui dos camposA Destak pesquisa e publicidade e o Blog do Jeso vai medir nesta quinta-feira a performance dos pré-candidatos a prefeitura e Câmara Municipal de Mojui dos Campos para 2O20, que tem Jaílson do Mojui prefeito já reeleito no comando do município
Inicia nesta quinta-feira (21) a segunda rodada de coleta de informações em campo da pesquisa de intenção de votos para prefeito de Mojuí dos Campos (PA). 

520 pessoas, maiores de 18 anos, serão entrevistadas por uma equipe de 6 pesquisadores, com tabletes usando a plataforma do programa Question Pro – nas áreas urbana (38% dos eleitores) e rural (62%) do município.

Há perguntas com respostas espontâneas e estimuladas. Também serão avaliados os governos municipal (Jailson Costa, do PSDB), estadual (Helder Barbalho, MDB) e federal (Jair Bolsonaro, PSL).

Na pesquisa estimulada para prefeito, em que o entrevistado escolhe um candidato ao cargo, há 6 nomes listados. Serão simulados com esses nomes vários cenários. O resultado da pesquisa será divulgado em primeira mão no Blog do Jeso, ainda nesta semana.

O levantamento é iniciativa do Blog do Jeso/Destak.

Professor de Uruará não resiste aos ferimentos e vai a óbito no Hospital Regional Publico da Transamazônica

Prefeitura decretou luto em Uruará
O prefeito da cidade Gilsinho Brandão decretou 2 dias de luto.
O professor Lindomar Bonfim de Sousa, 41 anos, que foi atropelado por um caminhão madeireiro  na manhã desta terça-feira, no município de Uruará,  não resistiu e veio a óbito após se encaminhado para Hospital Regional Publico da Transamazônica, em Altamira.

O fato aconteceu as proximidades da Praça Municipal por volta das 7:30h, quando o professor que se encontrava em sua bicicleta se dirigia para lecionar.
Segundo informações do Blog Uruará em Foco, o professor teve fratura grave no quadril ao ser atingido pelo caminhão. 
O motorista que até o momento não foi identificado fugiu do local.
Lindomar foi socorrido por uma ambulância e encaminhado para o Hospital Municipal de Uruará (HMU) onde recebeu atendimentos médicos, mas devido a gravidade dos ferimentos foi transferido para o Hospital Regional Público da Transamazônica em Altamira em um transporte aéreo. onde faleceu na manhã desta terça-feira.

Viúva de engenheiro morto pela PM contesta versão e diz que o marido não usava arma

Jorge Costa Brandão foi baleado e morto porque, segundo uma guarnição policial militar, teria reagido a uma abordagem armado de revólver calibre 38.
Jorge Costa Brandão, 41 anos, engenheiro ambiental, técnico em mineração, funcionário da mineradora Vale há 16 anos e proprietário de um lava-jato, morreu baleado por uma guarnição da Polícia Militar por volta das 0h35 desta terça-feira (19). Segundo Boletim de Ocorrência registrado pelos PMs na 20ª Secciona Urbana de Polícia Civil, ao ser abordado em uma moto, ele fez disparos de revólver calibre 38 na direção dos policiais, os quis responderam à altura disparando contra Jorge, que morreu ao dar entrada no Hospital Geral de Parauapebas.
A viúva de Jorge, Osmarina Silva Félix, contesta a versão dos PMs, afirma que o marido não andava armado nem acompanhado de outra pessoa e diz não entender o que aconteceu. Ela declarou que vai levar caso à Justiça. 
A guarnição relatou na 20ª Seccional que realizava policiamento ostensivo no Bairro Jardim Canadá e, ao passar próximo da Policlínica avistou dois homens em uma motocicleta Honda Biz, rosa, placa QDK-6957-Parauapebas/PA, “em atitude suspeita”. Ao proceder a abordagem dos indivíduos, o que estava na garupa sacou de uma arma de fogo em direção à guarnição, que revidou com disparos para neutralizar a ação do agressor.
Ainda segundo o BO, Jorge Brandão foi socorrido imediatamente e removido Hospital Geral de Parauapebas, mas, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Nova Iorque pode desaparecer se extinção de municípios de Bolsonaro for aprovada

Nova Iorque pode desaparecer se extinção de municípios de Bolsonaro for aprovadaA primeira das devastações de Nova Iorque (município do Estado do Maranhão), que teme ser extinta pelo governo Bolsonaro junto de outros municípios pequenos sem arrecadação própria relevante, aconteceu quando a localidade tinha outro nome e nem chegava a ser uma cidade maranhense.
Em 1839, a então fazenda Sussuapara sumiu das proximidades do porto das Almas depois que o dono da propriedade foi morto durante a Balaiada, revolta popular de camponeses pobres, indígenas e negros escravizados contra opressores políticos e econômicos.
Três décadas depois, uma pedra no meio do caminho do Rio Parnaíba daria início à história oficial de Nova Iorque. Depois de desobstruir o tráfego fluvial a pedido do Império, o engenheiro americano Edward Burnet decidiu ficar por lá mesmo.
Construiu sua casa de telhas e fundou uma vila, que seria batizada em homenagem a sua terra natal em 1890, ano de emancipação da vizinha Pastos Bons.Antes de nova inundação, moradores se despediram da “Velha Nova Iorque” em procissão pela cidade. 
Em 1925, Nova Iorque sofreria a primeira de suas três destruições: a Coluna Prestes incendiou os arquivos públicos (e assim os registros escritos), saqueou estabelecimentos comerciais, quebrou o telégrafo, invadiu casas e abateu bois. Apenas três famílias nova-iorquinas tiveram coragem de ficar em suas residências, segundo relata a Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Justiça mantém Alcoa fora de projeto agroextrativista em Santarém

Resultado de imagem para A Alcoa explora bauxita em JurutiA Justiça Federal publicou sentença no último dia 12 que confirmou decisão liminar (urgente) de outubro do ano passado e manteve a proibição à fabricante de alumínio Alcoa World Alumina Brasil e à sua subsidiária Matapu Sociedade de Mineração de entrarem no Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Lago Grande, em Santarém (PA).
As empresas não podem ingressar no PAE Lago Grande sem que antes tenha sido realizada a consulta prévia, livre e informada às comunidades, nos moldes da Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), e sem que tenha sido concedida licença ou autorização minerária pelo órgão competente, determinou o juiz federal Érico Rodrigo Freitas.
A sentença acata pedidos feitos pelo Ministério Público Federal (MPF) em ação ajuizada em setembro de 2018.

Recursos do Fundo de Manejo Florestal não beneficiam comunidades

Resultado de imagem para Recursos do Fundo de Manejo FlorestalDesde 2014 que os municípios de Santarém, Monte Alegre, Juruti, Aveiro e Almeirim recebem recursos oriundos do Fundo Estadual de Desenvolvimento Florestal (Fundeflor), do Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará (Ideflor). Este ano, os valores repassados bateram recorde: mais de 2,5 milhões de reais distribuídos aos cinco municípios, os quais possuem áreas de florestas públicas sob concessão.