sexta-feira, 1 de abril de 2022

Mojui. O Contador. A Mulher do Prefeito. O Edmar Imbeloni. O Sobrepreço e o Promotor



Há algo de podre na prefeitura de Mojui dos Campos, município de pouco mais de 16 mil almas, vizinho a Santarém, no oeste paraense!! E o mal cheiro já retumbou no Diário Oficial de quinta-feira, 31 de março.

O Titular do 9° Cargo de O Promotor de Justiça de Direitos Constitucionais e Probidade Administrativa de Santarém, Diego Belchior Ferreira, instaurou um Inquérito Civil onde constam como investigados o contador Edmar Junior de O. Imbeloni, a esposa do prefeito de Mojui, Adrielly Linhares Lima, o secretário de gestão, Helcias Coelho Lima Filho, o secretário de educação, Glayton Jean da Silva Ridrigues e o ex-secretário de educação Ediclei Jadson da Silva Gomes.

Em dois anos de pandemia, mais de 1100 crianças foram registradas sem o nome do pai, em Santarém



Em dois anos completos da pandemia de Covid-19 no Estado do Pará, de 1 de abril de 2020 a 1 de abril de 2022, dos 13.779 nascimentos registrados nos cartório de registro civil de Santarém, no oeste do Pará, 1.117 não têm o nome do pai na certidão de nascimento. O número corresponde a 23,35% do total de nascidos no município durante a crise sanitária. Em relação ao reconhecimento de paternidade, foram 68 em Santarém em dois anos de pandemia. 

William Bonner avisa à Globo que não quer mediar debate presidencial em 2022



O apresentador William Bonner, âncora do Jornal Nacional da TV Globo, conversou com os diretores da emissora carioca e sinalizou que não tem interesse em apresentar os debates eleitorais com os candidatos para presidente, nas eleições este ano. 

Existe uma corrida nos bastidores do jornalismo da Globo depois que Bonner deixou clara sua resistência com a ideia de mediar os dois debates presidenciais em 2022. Ele já vem alegando há muito tempo cansaço e até chegou a dar a entender que vai se aposentar em breve.

Morre grávida atropelada por motociclista na avenida Fernando Guilhon; bebê também não resistiu



Morreu na noite de quinta-feira (31) a grávida que foi atropelada por um motociclista na Avenida Fernando Guilhon, no bairro Elcione Barbalho em Santarém, Oeste do Pará. Claires de Souza Figueira, de 22 anos, estava no canteiro central da via quando ao tentar atravessar com seu filho de 6 anos, foi atingida por uma moto.

Claires estava grávida de 8 meses e era dançarina do grupo Bailado de Carimbó. A morte foi divulgada por familiares nas redes sociais. De acordo com os relatos, Claires teve quatro paradas cardíacas e não resistiu. O bebê que ela esperava também morreu.

Cortejado pela terceira via, eleitor de Moro é similar ao de Bolsonaro



O recuo do ex-juiz Sergio Moro em sua pré-candidatura à Presidência deixa um espólio eleitoral, especialmente na população de maior renda, cujos votos, embora cobiçados pela terceira via, podem reforçar a polarização entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Lula (PT). Pesquisas recentes indicam que o eleitorado de Moro cresce à medida que aumenta a faixa de remuneração, numa dinâmica similar à de Bolsonaro, nome mais bem colocado hoje para um segundo turno contra Lula.

Prefeitura de Vitória do Xingu constrói galpão para sistema de riciclagem do lixo urbano



A prefeitura de Vitória do Xingu está construindo um galpão nas proximidades do aterro sanitário do município. O local vai abrigar o sistema de reciclagem do lixo urbano.


Veja o vídeo e fique por dentro de mais ações do governo na página oficial.





Condenado por tráfico de drogas é preso em operação das polícias Civil e Militar de Rurópolis



Operação integrada das polícias Civil e Militar de Rurópolis, sudoeste do Pará, deu cumprimento nesta sexta-feira (1), ao mandado de prisão expedido pela Justiça contra Milson Silva Bastos, conhecido pelo apelido de "Tita".

O mandado judicial de prisão preventiva é decorrente de decisão condenatória pelo crime de tráfico de drogas praticado por Tita no ano de 2011.

Artesanato do Arapiuns ganha visibilidade e garante renda em parceria com lojas virtuais



Sem poder receber turistas por quase dois anos durante a pandemia, comunidades tradicionais de artesanato foram forçadas a repensar suas estratégias para a geração de renda e escoamento de seus produtos. E foi por meio de parcerias com curadores e profissionais de e-commerce, que comunidades do Rio Arapiuns, em Santarém, oeste do Pará, mantiveram a produção em alta e alcançaram mercados além de seus limites geográficos.

Convivendo diariamente em torno do artesanato, Niete Rego, 29 anos, atual diretora da Associação Trançados do Arapiuns (AARTA), tomou gosto pelo ofício por influência da mãe, a artesã Neida Pereira, 52 anos, que foi uma das fundadoras da associação. “Hoje, eu faço a gestão de 120 artesãos de oito comunidades em torno do Rio Arapiuns e, quem sabe, em algum momento pode ser que minha filha, que hoje tem 10 anos, assuma esse papel de levar nossa cultura adiante ”, contou.

Polícia prende jovem de 20 anos em Belém que anunciava falsa venda de carros na OLX



Na quinta-feira, 31, policiais civis da Sacramenta, em Belém, prenderam em flagrante Felipe Nascimento Ribeiro, 20 anos, pelos crimes de Estelionato Qualificado e Associação Criminosa.

De acordo com a Polícia Civil, a vítima compareceu a Seccional Urbana da Sacramenta dnunciando que há três meses, veio do interior do Pará para comprar um veículo e durante procura na internet, teria encontrado um anúncio na OLX de um veículo automotor.

STF acata pedido do Governo do Pará e derruba pensão de familiares de ex-políticos no estado



Na quinta-feira, 31, o Plenário do Supremo Tribunal Federal derrubou, por unanimidade, inúmeros decretos e leis do Pará que concediam pensões especiais e vitalícias para familiares de ex-políticos e ex-sindicalistas no Estado.

Hoje, a ADF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) 912 ajuizada pelo governador do Estado, Helder Barbalho (MDB), foi julgada como procedente pelo Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com o Governo, não há qualquer fundamento para pagamento de pensão especial para dependentes de ex-agentes políticos.