terça-feira, 4 de outubro de 2011

Irregularidades na Usina

MPF quer suspensão das obras de Belo Monte

O Ministério Público Federal ajuizou a 12ª Ação Civil Pública por irregularidades na condução do empreendimento da hidrelétrica de Belo Monte. O novo processo pede novamente a suspensão das obras para que sejam resolvidas as arbitrariedades e ilegalidades cometidas pela Norte Energia – consórcio responsável pelas obras – contra agricultores da região da Transamazônica que deverão perder suas terras para dar lugar à usina.
Para o MPF, o projeto tem que parar para que seja elaborado o cadastro sócio-econômico identificando a população atingida – que até agora não foi apresentado. Os próprios atingidos não sabem quando terão que deixar suas casas, com base em que critérios serão indenizados ou para onde serão removidos.
Sem o cadastro, nem a população sabe o que a espera, nem os órgãos de fiscalização conseguem coibir abusos. Segundo o MPF, a situação está tão fora de controle que a Norte Energia vem sendo acusada seguidas vezes de invadir a residência de trabalhadores rurais e já há um caso de uma residência derrubada sem que tenha ocorrido acordo entre o consórcio e a família de agricultores.
Outro complicador apontado é a recusa do Ministério do Desenvolvimento Agrário em fazer a regularização fundiária na região afetada, conforme estava previsto no programa Terra Legal. O MDA informou que, já que a região será alagada, decidiu não implantar o programa. Para o MPF, isso deixa os agricultores em posição de total fragilidade diante da Norte Energia.

“Tal situação coloca a chamada Volta Grande do Xingu justamente em evidência e com necessidade de máxima prioridade no cronograma do MDA. As ocupações regularizadas pelo MDA terão seu real valor estimado por órgão governamental, fazendo com que a indenização prévia, justa e em dinheiro a ser feita tenha como origem trabalho realizado não apenas pelo maior interessado em estipular o preço a ser oferecido aos ocupantes: a Norte Energia”, diz a ação judicial.
O MPF quer que as obras sejam suspensas e que a empresa seja obrigada a fazer em 60 dias o cadastro sócio-econômico, respondendo: quem será atingido, quando será atingido, quais os critérios de indenização para cada família, os valores que serão recebidos por cada família, quando ocorrerá a indenização e qual o local e a infraestrutura para reassentamento de quem for retirado da área.
O MPF pediu ainda ao juiz federal que proíba a Norte Energia de ingressar nos domicílios e terras dos moradores da Volta Grande do Xingu e que determine ao MDA o início imediato do processo de regularização fundiária na região, para que seja concluído em até 120 dias. A ação foi ajuizada na vara federal de Altamira. Mas como está nebulosa a questão da competência para julgamento, o juiz Ruy Dias de Souza Filho remeteu na semana passada o processo para a 9º vara federal de Belém. O mais provável é que o processo permaneça na capital paraense para ser apreciado. (MPF/PA)

Estamos de OLHO!

Enem: alunos podem consultar local de prova

(Foto: Rogério Uchôa/Arquivo)
Enem: alunos podem consultar local de prova (Foto: Rogério Uchôa/Arquivo)
Adicionar legenda

Os estudantes que vão fazer o Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) deste ano já podem consultar os locais de prova pelo site do Inep (Insituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). Para isso, o aluno deve ter em mãos o CFP e a senha gerada no momento da inscrição.
As provas do Enem serão realizadas nos dias 22 e 23 de outubro. Cerca de 5,3 milhões de estudantes devem fazer a prova neste ano.
São quatro avaliações objetivas com 45 questões cada uma e abordarão quatro áreas do conhecimento: ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia); ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia); linguagens, códigos e suas tecnologias e redação (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira – inglês ou espanhol -, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação); e matemática e suas tecnologias (matemática).

Estamos de OLHO
Esquema de lavagem de dinheiro na PREFEITURA DE ANAPU

Ratos na prefeitura de Anapú
A redação do QG do BLOG DO XAROPE recebeu uma farta documentação que denuncia o senhor Leivino Ribeiro. O cidadão é o mesmo que participava do esquema Safra Legal de 2004.
Hoje ele é o todo poderoso chefe de Gabinete do Prefeito Chiquinho do PT, o Principal beneficiário do esquema pra arrecadar fundos dos madeireiros na época.
Ribeiro abriu uma empresa em nome de um casal e é procurador da mesma, e já ganhou mais de 4.000.000,00 quatro milhões de reais em licitações em 2011, e a mercadoria esta superfaturada acima do praticado no mercado local, e ainda sendo o chefe de gabinete do Prefeito, isso tem ou não tem coisa?
Vamos averiguar os documentos e ser possível denunciar aqui e enviar para as autoridades competentes.

Curso em Aveiro

Professores de Olho no Inglês

Gilmar Lira
A SEMED realizou um curso de Inglês para todos os professores da rede municipal de ensino.
O Ministrante do curso foi o professor Marcelino Silva. O curso veio pra fortalecer e da mais metodologia aos professores do município.
O Secretario Gilmar Lira falou da importância do encontro e da língua inglesa. “Essa é uma grande oportunidade de nós professores sermos capacitados”.
Gilmar também anunciou as pré-conferencia que vai acontecer este mês no município.
 


De olho nos Royates  
Deputado petista troca domicilio eleitoral

“Airton Faleiro prevendo uma boa bolada vindo dos Royates de Belo Monte resolveu mudar seu titulo da cidade de Placas para Vitória do Xingu”

O deputado petista Airton Faleiro do PT acaba de mudar seu domicilio eleitoral de Placas para o município de Vitoria do Xingu.
Airton tem uma história vivida no município de Placas desde do inicio da abertura da rodovia Transamazônica, quando sua família chegou do sul do país para viver como agricultor na região.
A mudança de domicilio pegou muita gente de surpresa até porque o deputado articulava sua candidatura no município de Altamira, ou até mesmo em Placas aonde vive ainda seus pais e irmãos.
Com essa mudança, o PT do município de Placas fica mais fraco, só configurando a pessoa do ex-prefeito Santo Pereira que é o pretenso candidato do partido no município.
Já no município de Vitoria do Xingu a política ainda é uma incógnita já que o atual prefeito Liberalino continua afastado da prefeitura depois de ser preso por formação de quadrilha.
Além do petista já se comenta o nome do ex-prefeito da cidade Averaldo Pereira Lima do PSDB e do atual vice-prefeito Erivan.