domingo, 26 de novembro de 2023

Homem é detido após tentar jogar ex-mulher de ponte, em Marabá


Policiais Militares e populares flagraram e impediram que um homem, que não teve a identidade revelada, jogasse a ex-mulher da ponte do Rio Itacaiúnas, no município de Marabá, sudeste paraense. O caso ocorreu na tarde de sexta-feira (24), próximo a cabeceira do lado da Cidade Nova. 
Conforme as informações iniciais, o suspeito teria espancado a vítima e ainda partiu para cima dos policiais que tentavam contê-lo. O casal apresentava sinais de embriaguez.

Pará tem 20 municípios “na fila” para se emancipar

Mojuí teve sua emancipação em 1º de janeiro de 2013
Entre autorização para plebiscitos e estudos de viabilidade, o Estado poderia ganhar mais cidades, mas vontades esbarram na legislação atual
Há quase onze anos, o Pará ganhava seu último município, o de número 144. Mojuí dos Campos, no Baixo Amazonas, teve sua emancipação em 1º de janeiro de 2013, pouco menos de cem anos depois de ter sido fundada por nordestinos, quando era ligada a Santarém. Foi elevada ao status de vila nos anos de 1960 para virar cidade somente na primeira década do século 21.
Como Mojuí, muitos distritos e vilas do Pará almejam essa condição, mas esbarram na burocracia e em outros processos que inviabilizam os anseios de determinados grupos. Naquele mesmo 2013 e também em 2014, o governo federal, à época do primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff (PT), vetou integralmente dois projetos de lei construídos e aprovados pelo Congresso Nacional que definiam critérios para criação, emancipação e fusão de municípios. A alegação à época, que contava com o apoio do Ministério da Fazenda, era a de possibilidade de criação de despesas insustentáveis para os Estados.
No regramento atual, somente a União pode criar municípios e os municípios podem criar distritos. Para que Estados voltem a ter esta prerrogativa seria necessária uma lei federal - como uma das duas vetadas por Dilma - regulamentando a atuação. Esta lei federal remete à aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de autoria do então deputado federal Cesar Bandeira (PFL-MA) e aprovada em 1996 restringindo as condições de emancipação de distritos.

Homem é encontrado morto após desentendimento com companheira na zona rural de Mojuí dos Campos

De acordo com populares, o casal teve um desentendimento em um churrasco. Vilmar Santos Okaszeski foi encontrado morto na manhã deste sábado (25) na comunidade Igarapé do Piranha.
Um homem foi encontrado morto após ter tido um desentendimento com a companheira na comunidade Igarapé do Piranha zona rural de Mojui dos Campos, no oeste do Pará. O corpo de Vilmar Santos Okaszeski foi encontrado na manhã deste sábado (25).
De acordo com populares, Vilmar e a companheira Kellen Lima Santos teriam tido um desentendimento durante um churrasco e depois disso foram para a residência que moravam.
A companheira, suspeita de ter matado o homem, é Agente Comunitária de Saúde. 

Por que a 'mosca maldita' que ameaça as frutas no Brasil é uma das mais perigosas do mundo


Governo brasileiro declarou status de emergência em 4 estados do Norte, por causa do aumento da captura da mosca-da-carambola no Pará e em Roraima. Inseto se reproduz rápido, tem muitos hospedeiros, não tem inimigos naturais e gera perdas nas plantações.
Uma mosca fez o Ministério da Agricultura do Brasil declarar estado de emergência fitossanitária nos estados de Amapá, Amazonas, Pará e Roraima. Ela responde por mosca-da-carambola (Bactrocera carambolae) e é considerada umas das pragas de fruta mais perigosas do mundo porque:

O violento terremoto que moveu o eixo da Terra e encurtou a duração dos dias

O violento terremoto que moveu o eixo da Terra e encurtou a duração dos dias
Como se um terremoto não bastasse, esse fenômeno natural aterrorizante muitas vezes pode trazer uma surpresa mais inesperada e trágica: um tsunami devastador. Estas enormes ondas gigantes literalmente absorvem os danos causados por um forte tremor de terra, um golpe duplo catastrófico que resulta em ainda mais mortes e destruição.
Inclusive, no dia 7 de outubro de 2023, um devastador terremoto de magnitude 6,3 atingiu perto da cidade de Herat, no Afeganistão. Seguiram-se oito tremores secundários que resultaram em milhares de mortes. O país, que está sob o domínio talibã desde 2021, lamentou a perda de mais de 2.400 vidas. Como a nação não tem litoral, felizmente, um tsunami está fora de questão.
De acordo com o governo talibã, mais 10 mil ficaram feridos e inúmeras vilas e casas foram arrasadas. O número de mortos deverá aumentar à medida que mais vítimas do terrível desastre forem descobertas nas ruínas. "Doze aldeias em Zindah Jan e seis no distrito de Ghoryan estão completamente reduzidas a escombros. A expectativa é de que o número de mortos aumente, apesar dos esforços em curso para retirar as pessoas", relatou um responsável afegão.