terça-feira, 2 de maio de 2023

Parlamentares apresentam propostas para beneficiar trabalhadores domésticos

O Programa Dignidade e Combate à precarização do trabalho das domésticas no Pará foi a proposta apresentada em Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), na manhã desta terça-feira (02.05). O Projeto de Indicação que sugere ao Poder Executivo que seja criado o Programa Dignidade e Combate à precarização do trabalho das domésticas no Estado do Pará tem como autora a deputada Lívia Duarte. Deputada Lívia DuarteFoto: Celso Lobo (AID/Alepa)

A proposta é para valorizar as trabalhadoras domésticas, fomentar a promoção da igualdade, e promover políticas de geração de emprego e renda. O programa Dignidade e Combate à precarização do trabalho das domésticas no Pará tem os seguintes objetivos: o reconhecimento do trabalho doméstico e de cuidados como um direito e uma função social; a valorização da trabalhadora doméstica e da cuidadora; fortalecer a noção do trabalho doméstico e de cuidados como questão pública e garantir a co-responsabilização dos setores públicos com essas atividades; dar o acesso das trabalhadoras a educação, trabalho formal, atividade econômica, participação social e política, e igualdade de oportunidades; atuar pelo enfrentamento das violências e precarização da categoria.

A proposição sugere, também, a criação da Casa da Doméstica, espaço público de referência em direitos e atendimento das trabalhadoras doméstica, e a instituição da Comissão Estadual do Trabalho Doméstico e de Cuidados na Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda do Governo do Pará – Seaster/PA.
A finalidade da Casa da Doméstica é propor mecanismos de valorização e formalização das trabalhadoras, assim como propor e monitorar políticas públicas específicas para as trabalhadoras. "As mulheres representam mais de 92% no trabalho doméstico remunerado, das quais mais de 65% são pretas. Ainda que se trate de trabalhos essenciais para o desenvolvimento humano e social, é uma categoria, ainda hoje, fortemente marcada pela precarização, informalidade, e pelos baixos salários", diz a deputada Lívia Duarte na justificativa da proposta.
Ela afirma ainda que "a categoria das domésticas e cuidadoras privadas demorou para ter seus direitos positivados, ficando marginalizada na proteção social estendida às demais categorias de trabalho formais, mesmo após a Constituição de 1988. Somente com o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) das Domésticas, que entrou em vigor em junho de 2015, foi alcançada pela categoria a igualdade de direito entre trabalhadores, como o salário-maternidade, auxílio-doença, auxílio-acidente de trabalho, pensão por morte e aposentadoria por invalidez, idade e tempo de contribuição". Foto: Celso Lobo (AID/Alepa)
A parlamentar também sugeriu ao Poder Executivo a criação do Programa Cozinha Solidária, como política pública voltada para o combate à fome e insegurança nutricional no Pará. A ação seguirá três eixos fundamentais: entrega de comida com alto valor nutricional de graça para quem não tem o que comer; geração de emprego e renda no campo e na cidade, sendo empregos formais, principalmente, voltados para mulheres negras que são a maioria entre as trabalhadoras de cozinhas coletivas e comunitárias e a integração do ciclo campo e cidade, onde os alimentos produzidos no campo pela agricultura familiar e pequeno agricultor e das feiras, quintais e hortas urbanas e periurbanas abasteçam as Cozinhas Solidárias com alimentação saudável e de alto valor nutricional nas cidades.

Polícia prende jovem com mais de 8 Kg de drogas em embarcação no porto de Juruti


A embarcação onde a droga foi encontrada pela polícia teria saído de Manaus e tinha como destino o município de Santarém.
Durante fiscalização da Polícia Militar em uma embarcação no município de Juruti, oeste do Pará, foram encontrados dentro de uma embalagem mais de 8kg de substância entorpecente. Uma jovem foi presa por estar transportando a droga.
A embarcação saiu de Manaus (AM) e tinha como destino final a cidade de Santarém, no oeste paraense. À polícia, a suspeita identificada como Juliana Freitas Pereira, 23 anos, informou que a droga seria entregue na cidade de Juruti a uma pessoa desconhecida.
A polícia realiza frequentes operações de combate ao tráfico de drogas, por isso, todos os barcos que passam pelo porto fluvial de Juruti, são fiscalizados.
E foi durante a realização desse trabalho, que a polícia encontrou o material ilícito dentro de uma embalagem de caixa de som. De acordo com a polícia, a jovem transportava 8 tabletes de material entorpecentes sendo:
4 tabletes aparentando ser Skank (4.605 kg
4 tabletes aparentando ser Crack (4.310 k

Motorista de táxi é preso por porte ilegal de arma de fogo, em Santarém
Na noite de segunda-feira (01), a Polícia Militar (PM) foi acionada pelo Núcleo de Repressão a Entorpecentes (D.R.E) para averiguar uma denúncia de tráfico de drogas na Sérgio Henn entre Plácido de Castro e Borges Leal, em frente a Sede do São Raimundo, no bairro Aparecida, em Santarém.

Ministro das Cidades - Jader Filho - participou da Reunião do Parlamento Amazônico na Alepa.

A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) foi sede da 2ª Reunião de 2023 do Parlamento Amazônico Brasileiro que aconteceu na manhã desta quinta-feira, 27, no auditório João Batista. Com mais de 20 anos de existência, o Parlamento Amazônico congrega 270 deputados estaduais dos nove estados que compõem a Amazônia Legal, com o objetivo de unir forças políticas entre os estados para solucionar problemas comuns entre eles.
O deputado Gustavo Sefer, segundo vice-presidente da Casa Legislativa, conduziu os trabalhos. "Estamos felizes em realizar um encontro tão importante como esse. Temos assuntos em comum e devem tratados de maneira ampla e avançar nas dificuldades. Unidos, tenho a certeza que conseguiremos", disse ele.

Naufrágio em Cotijuba: caso da lancha Dona Louredes II passa por audiência de instrução, nesta terça-feira


Uma audiência de instrução do processo que apura as responsabilidades do naufrágio da lancha Dona Lourdes II, que naufragou em setembro de 2022 e vitimou 23 pessoas próximo à Ilha de Cotijuba, será realizada nesta terça-feira, 2, na segunda Vara do Tribunal do Júri, em Belém.
O principal acusado é Marcos de Souza, piloto da lancha que teria saído de um porto clandestino, sem autorização para navegar.
Hoje, testemunhas e sobreviventes serão interrogados na audiência.

Foto viral da “Bela e Fera” de Altamira é anexada em processo contra o prefeito

A foto do prefeito e sua esposa, o casal A Bela e a Fera, viralizou na internet no Natal do ano passado. Foto: Reprodução
O Ministério Público do Pará (MPPA) anexou ao processo por corrupção ajuizado contra o prefeito de Altamira (PA) o print (reprodução) da foto viral em que ele e sua esposa aparecem fantasiados de “A Bela e a Fera” em dezembro do ano passado.
Com mais de 80 páginas e assinada pela promotora
Renata Valéria Pinto Cardoso, a ação por ato de improbidade administrativa foi protocolada na semana passada (dia 26), conforme revelou o JC em primeira mão.

Após deslizamento de terra que deixou desabrigados em Almeirim, governo monta força-tarefa para atender famílias

 

O deslizamento de terra ocorrido no fim de semana em Almeirim, no oeste do Pará, deixou ao menos três famílias desabrigadas e uma pessoa ferida. Segundo a Defesa Civil, 67 pessoas estão em situação de risco, entre elas têm idosos, pessoas com deficiência, grávidas e crianças. O deslizamento ocorreu neste sábado (29), na Rua Rabelo Mendes, Bairro Nova Vida. Três residências foram destruídas. A área ao redor do local foi interditada, e os moradores remanejados para abrigos fornecidos pela Prefeitura de Almeirim.