terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Exclusivo: Blog do Xarope se antecipa e anuncia Edgar Rocha presidente da Câmara em Rurópolis



“Dos 13 vereadores, o grupo que perdeu a eleição agora conta com apoio de mais dois vereadores, ambos do PMDB, Flora Varani(PMDB) que vai votar e Luís Medeiros(PMDB) que se encontra em tratamento médico em Santarém. Os dois fizeram parte do grupo que elegeu o vereador Jonas Lourenço do PT”.

Se não mudar de rumo até a hora da eleição marcada para hoje, dia 30 as 9:30 da manhã, a nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Rurópolis, será ocupada por outro vereador, Edgar Rocha (PSD), como novo presidente.

O Blog do Xarope antecipa depois de uma minuciosa investigação jornalística, após a decisão do juiz da comarca, Gláucio Assad destitui os 4 membros eleitos no dia 1º de janeiro, com chapa encabeçada pelo vereador Jonas Lourenço (PT), pelo fato, entre outros dois fatores, da chapa vitoriosa não obedecer o princípio da proporcionalidade partidária.

- Julguei com base em critérios técnicos, em observância estrita ao que reza a lei – explicou o magistrado.

Até o fechamento dessa edição, a chapa que tem o apoio do novo prefeito Pablo Genuíno (PSDB), apontava 7 dos 13 vereadores.

Tudo indica duas chapas serão apresentadas, uma encabeçada pelo vereador Edgar Rocha do PSD e outra que ainda está sendo discutida pela base da oposição, que inclusive pode novamente indicar o vereador petista Jonas Lourenço.

Vejam possivelmente como vai ficar o bloco apoiado pelo prefeito Pablo Genuíno: Edgar Rocha (PSD), este deve ser o presidente, além dos vereadores Paula Genuíno (PSDB), Nonatinho (PDSB), Carla Silva (PSDB), e Ismael Carvalho (DEM), além dos dois novos votos, Flora Variani e  Luis Medeiros, ambos do PMDB, ou seja 7 a 6.

Já o bloco de oposição deve contar Além de Jonas Lourenço(PT),os vereadores Sérgio Ribeiro (PMDB), Anderson Pinto,  Claudete Toseto Zanotto (PTB), e Jade Soares Schommer (PT).

Qualquer outro resultado, podemos considerar que outra articulação virou a mesa das 2 da manhã. Uma outra hipótese é uma eleição considerada por chapa única.

O certo é que a decisão do juiz Gláucio Assad, ainda vai render muitos capítulos. Ainda hoje, no blog, mais informações sobre esse caso.

XAROPADA EM TEMPO REAL

A saúde continua um caos em Santarém. 
Poderíamos nos acalmar ao lembrar que a situação é nacional. Mas é impossível se conformar com tal situação. Poderíamos justificar que  infelizmente o Hospital Municipal continua atendendo, afinal não pode omitir socorro, a centenas de pacientes de outros municípios o que sobrecarrega em demasia o atendimento daqui. Sabemos disso. Mas, nós queremos mais. 
Queremos ser tratados com dignidade. Como seres humanos ao necessitar de algum socorro. O que vemos ali é a grande falta de respeito à cidadania, às necessidades da população que continua pagando seus impostos e não vê sequer as promessas de campanhas serem cumpridas. Já estamos fazendo uma seria investigação para fins de reportagem sobre a enorme quantidade de pernas cortadas no Hospital Municipal, que já está sendo chamado de “fábrica de Saci”. 

A DAMA DE FERRO E O GLOBINHO
A secretaria municipal de Educação Irene Escher fechou o anexo (escola) que funcionava na escola Globinho, no bairro do Diamantino e mandou os alunos para outra escola bem mais distante. As crianças gritaram, pais reclamaram, fizeram protestos, imploraram a secretaria que já está sendo chamada de “dama de ferro”, ajoelharam nos pés do prefeito Alexandre Von e nada. E nada. Nem o doutro das graúdas o renomado Tabajara conseguiu reverter à situação. Conclusão: se as crianças quiserem estudar vão ter que ir mesmo pra onde a secretaria quiser.  Mas se continuar assim o comportamento autoritário da secretaria, já tem gente apostando no futuro, ou seja, a repetição dos fatos. 

EMPRESAS SISA E BURUTI
O secretário estadual de Meio Ambiente do Pará (SEMMA) José Alberto da Silva Colares, cassou todas as licenças que foram concedidas pelo Município às empresas Sisa e Buriti para construção do loteamento às margens da rodovia Fernando Guilhon, além de outros empreendimentos que estão sendo realizados em Santarém, sob a justificativa de que a secretaria municipal não poder
ia emitir tais licenças, já que sua responsabilidade é para apenas empreendimentos até dois hectares.
O secretário estadual esteve em Santarém e falou de várias irregularidades cometidas pela secretaria municipal que tinha a frente o empresário Marcelo Correa, com a emissão de várias licenças. Ele autorizou dezenas de outros empreendimentos que não eram responsabilidade do município, sim do Estado. A obra na Fernando Guilho, por exemplo,  provocou um dos maiores desmatamentos na área, além de condenar o Lago do Juá  à morte e já recebeu dezenas de suspensões, mas continua indo em frente,contra todas as legislações e determinações judiciais. Ao todo foram 13 licenças com irregularidades, que atual secretario Podalyro Neto,  avisa que vai fazer “apenas correções”, avaliando que não pode de jeito nenhum prejudicar os beneficiados com a obra. Enquanto isso, o meio ambiente....

Horror em Santa Maria
A tragédia de Santa Maria no Rio Grande do Sul, com 231 mortos, e centenas de feridos, além de deixar uma grande reflexão no país sobre a legislação contra incêndios que ainda continua sob a responsabilidade d
o Corpo de Bombeiros, mas infelizmente cada estado possui uma regra diferente. Ou seja, uma lei estadual, necessitando a federalização dessas responsabilidades. Ou simplesmente fazer as leis serem cumpridas, deixou também um novo sentimento para nós. Hoje talvez mais nenhum pai ou mãe dificilmente deixe seu filho frequentar um local que não sabe direito quais são as situações de risco.  

Belo Monte 
De um lado estão dez empresas que atuam intensamente na região do Xingú, através do Consorcio de Belo Monte, mais de 170 entidades da sociedade civil formam um grande Fórum para discutir e propor soluções para desenvolvimento regional, empresários, e lideranças sociais politicas e de outro estão ainda em suspense o destino de milhares de famílias que moram em áreas de risco, e os índios que continuam não aceitando de jeito nenhum a construção da usina hidrelétrica, no rio Xingu.

CASO MIRANTE: CRIME PODE SER FEDERALIZADO

Gérson Marra: incompetência de juízo
Gerson Gomes, juizEm decisão hoje (29), o juiz Gérson Marra Gomes, titular da 10ª Vara de Santarém, julgou incompetente a Justiça do Pará de “conhecer e julgar” o crime de homicídio doloso (quando há intenção de matar) praticado pelo policial rodoviário federal Carlos André Costa em Santarém no final de setembro de 2012. Carlos Costa (de camisa vermelha: em liberdade
Segundo o magistrado, a competência desse caso é da Justiça Federal, “a quem os autos deverão ser remetidos para conhecimento e julgamento”.
Neste link, a íntegra da decisão.
O MP (Ministério Público) do Pará, contrário à federalização, pode recorrer ao TJ (Tribunal de Justiça) do Pará.
Carlos Costa, de camisa vermelha, se encontra em um presídio em BelémO MPF (Ministério Público Federal) foi quem questionou a incompetência da Justiça estadual de julgar o caso. Os advogados de Carlos Costa também se posicionaram favoráveis à federalização.
A vítima do crime foi o vigilante santareno David Martins, assassinado com 2 tiros de pistola calibre 40, na Praça do Mirante, localizada atrás da escola estadual Frei Ambrósio.
Carlos Costa confessou o crime, mas alegou legítima defesa.
Ele responde o processo em liberdade graças a uma liminar concedida em novembro do ano passado pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça). Blog do Jeso.

CÔNSUL-GERAL DO JAPÃO VISITA MONTE ALEGRE


Na última sexta-feira, 25, o prefeito Dr. Sérgio Monteiro – PT e sua equipe de secretários recepcionou o Cônsul-geral do Japão Yukio Numata em visita oficial ao município.
Prefeito Sérgio no momento de troca de presente entre as personalidades
O ilustre visitante veio acompanhado de sua esposa e uma equipe de Assistência Médica Móvel da  Beneficência Nipo-Brasileira da Amazônia – BENAMA, compostas por 4 médicos, uma Citologista, uma Bioquímica, uma Técnica de Laboratório, uma Técnica de Enfermagem, um voluntário da JICA, uma Assessora e um Diretor.   As 20h00 participaram de um jantar oferecido pela Prefeitura de Monte Alegre. No sábado, visitaram o Parque Ecológico do Ererê e sulfurosa. As 15h00 reuniram com os membros da comunidade Nikkei e em seguida visitaram as encostas dos Bairros Camarazinho, Curintanfã e o Hospital Municipal. A equipe médica da BENAMA prestou serviços de saúde-preventiva aos membros da Associação Nipo-Brasileira local.
Apresentação da lenda ada mandioca
Em coletiva à imprensa, o Cônsul disse estar encantado com a recepção e com as maravilhas naturais visitadas. Fez um rápido relato da história passada, que resultou na amizade entre os dois países Brasil/Japão que é motivo de tanto orgulho para ambos os governos. Exaltou com muita ênfase a nossa cultura e firmou parceria com o município na área da saúde e turismo. Abrilhantou o evento o grupo cultural da escola Fernando Henrique Cardoso e o cantor Gospel Silvam Santos.
O Prefeito Dr. Sérgio Monteiro – PT em nome do povo de Monte Alegre agradeceu a valiosa contribuição para o nosso desenvolvimento sustentável, especialmente na área da agricultura, efetuado em um passado não muito distante, pelas famílias Japonesas que aqui aportaram; cujos descendentes continuam a realizar; entre outras citou Kishi e Ueno. 
 ASCOM /Prefeitura Municipal de Monte Alegre






       

Encontrado em Aveiro o corpo da jovem que estava na canoa que naufragou no Rio Tapajós

Na tarde de ontem, segunda fera, 28, foi encontrado boiando nas proximidades do município de Aveiro o corpo da jovem Adélia Enriqueta Figueira Lisboa, de 17 anos, o corpo estava descendo o Rio Tapajós e foi encontrado por populares. O acidente aconteceu no sábado na comunidade de Nazaré, na canoa estavam três pessoas da mesma família, apenas uma criança de 08 anos se salvou, o corpo do pai de Adélia foi encontrado no Domingo.
O corpo da jovem foi transportado em uma voadeira para Itaituba, e chegou por volta das 10 horas no porta da vila caçula, o corpo estava já estava em estado putrefação por estava enrolado em uma lona. O corpo foi levado para a pedra do cemitério do Km 06 para ser trabalhado pelo serviço funerário e ainda será sepultado no cemitério Santo Antonio no centro da cidade.

 ENTENDA O CASO: CANOA NAUFRAGA NO RIO TAPAJÓS E DUAS PESSOAS DESAPARECEM.
No ultimo Sábado, por volta das nove e trinta da manhã, aconteceu no rio Tapajós, as proximidades da comunidade de Nazaré, um naufrágio de uma pequena embarcação. Na embarcação estavam 3 pessoas, de um mesma família: o ex-militar do exército Marsist Lisboa, 47 anos; Adélia Figueira Lisboa, 17 anos e o menor Kauan da Silva, 08 anos.

A pequena canoa que naufragou com 3 pessoas a bordo
Segundo as informações, os três teriam indo despejar um bezerro no meio do rio Tapajós, quando a canoa em que estavam virou, o ex-militar do exército Marsit Lisboa e sua filha Adília, desapareceram nas águas do Rio Tapajós, e até o momento, apenas o corpo do ex-militar, foi encontrado.
Comunidade de Nazaré - Rio Tapajós, local onde ocorreu o acidente. O menor Kauan da Silva, que sobreviveu ao acidente, disse que não sabia nadar, mesmo assim com ajuda da irmã conseguiu sobreviver, ele informou ainda, que logo que consegui chegar às margens do rio, não viu mais sua irmã, sendo ajudado por um rapaz que presenciou o acidente.
Fonte: http://www.portalbure.com/ Fonte: Junior Ribeiro