terça-feira, 30 de agosto de 2022

Torrinho lidera pesquisa Destak para Alepa em São Félix do Xingu

A Destak realizou a 1ª pesquisa de intenções de voto deste ano em
São Félix do Xingu, sudeste do Pará. O levantamento ocorre há pouco menos de 40 dias para a eleição, e mensura o desempenho dos candidatos que disputam as 41 vagas para Alepa (Assembleia Legislativa do Pará). O pecuarista Torrinho Torres (Podemos) aparece à frente – tanto na pesquisa espontânea como na estimulada.
Na espontânea – quando não são mostrados as opções de candidatos aos entrevistados – Torrinho lidera com 39,5%. Em 2º, está Viviane Cunha (PL) com 1,7%. Em terceiro, empatados aparecem Úrsula Vidal (MDB), Priante (MDB), Jota Sousa e Charmosinho, com 0,3% das intenções de votos.
Na estimulada, Torrinho Torres também está na dianteira com 59,5%, seguido de Viviane Cunha (4,3%), Charmozinho, do MDB, (4,0%), Alex Santiago, do PP, (4,0%), Scaff Filho, do Podemos, (3,5%), Dr. Veloso, do MDB, (2,8%), Fabio Figueiras, do PSB, (1,1%), Dirceu Ten Caten, do PT, (1,1%) e Jeová Andrade, do MDB, (0,4%).
Não souberam ou não responderam somaram 18,7% das intenções de votos. Brancos ou nulos somaram 0,7%.


Ao todo, foram ouvidas 400 pessoas no município. A margem de erro é de 3,5%, para mais ou para menos. O intervalo de segurança é de 95%. A pesquisa está registrada no TRE-PA (Tribunal Regional Eleitoral do Pará) sob o nº PA-07233/2022.
São Félix do Xingu, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), tem quase 43 mil eleitores e eleitoras aptos a votar nas eleições deste ano – dados computados no mês passado. A principal atividade econômica do município é a pecuária.