quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Garimpeiros ameaçam revidar ação de autoridades no Rio Madeira, no AM


Dragas e balsas atracaram no meio do rio Madeira, no Amazonas, para exploração ilegal de ouro. — Foto: REUTERS/Bruno Kelly
Os garimpeiros que estão no Rio Madeira, na região de Autazes, no interior do Amazonas, ameaçam revidar a ação de autoridades que tentem removê-los do local. As mensagens foram trocadas em um grupo de garimpeiros ao qual a reportagem teve acesso.

STF marca julgamento de foro de Flávio Bolsonaro


O ministro Gilmar Mendes do STF (Supremo Tribunal Federal) incluiu na pauta da 2ª Turma da Corte a reclamação do MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) contra a decisão do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio) que concedeu foro especial ao senador Flávio Bolsonaro no ano passado.

Eleições 2022: Mandetta desiste da disputa pela Presidência


Luiz Henrique Mandetta, o ex-ministro da Saúde, desistiu de disputar a Presidência da República em 2022. Ele entraria na corrida ao Planalto pelo União Brasil, partido resultante da fusão entre a sua atual sigla, o DEM, e o PSL.

Delegado da PF do Brasil vence disputa para a vice-presidência da Interpol



A Organização Internacional de Polícia Criminal, conhecida como Interpol, elegeu nesta quinta-feira,25, em sua 89ª Assembleia Geral, o delegado da Polícia Federal brasileira Valdecy Urquiza para o cargo de vice-presidente da corporação. A vitória inédita do Brasil, aconteceu depois da votação de 172 delegações credenciadas dos 195 países membros da Interpol, um índice de participação recorde no evento. A seleção ocorreu em Istambul, na Turquia.

Homem é preso após furtar garrafas de Tequila de supermercado em Santarém


Um homem foi preso suspeito de furtar garrafas de tequila de um supermercado em Santarém, no oeste do Pará. O caso aconteceu na noite de quarta (24).

De acordo com informações da polícia, o homem teria furtado pelo menos 2 garrafas de tequila e foi flagrado pela equipe de segurança do estabelecimento.

Governo Bolsonaro aumenta verba da Globo e diminui a de TVs religiosas



Tida como uma das “inimigas” da gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a TV Globo voltou a ser a emissora que recebe a maior fatia das verbas destinadas à publicidade do governo federal pagas por meio da Secretaria Especial de Comunicação (Secom) do Palácio do Planalto. Em 2021, até o início de novembro, a TV recebeu repasse de 54 milhões de reais, ante 50 milhões em 2020 e 33,3 milhões em 2019 – como o ano ainda não terminou, há a possibilidade de o crescimento ser ainda maior.

PRF prende homem com mandado de prisão em aberto, em Santarém/PA



No dia 25 de novembro de 2021, por volta das 09h, a equipe da Polícia Rodoviária da 5ª DEL/PA (Santarém), realizava um comando na BR-163, KM 995, quando abordou um ônibus com destino a Porto Alegre/RS.

Policial que matou ex-jogador confessa que motivação do crime foi ciúmes



O soldado da Polícia Militar, Denis da Silva Miranda, de 33 anos, foi preso em Belém após confessar a autoria dos três tiros que matou o ex-Paysandu, jogador de futsal, “Bruninho Metralha", de 24 anos.

De acordo com informações, o crime cometido no dia 21 de outubro foi premeditado. O PM agiu por ciúmes da ex-namorada, que mantinha contato com a vítima.

Polícia investiga triplo homicídio no nordeste do Pará


Um crime chocou moradores do município de Primavera, região nordeste do Pará, após três corpos serem encontrados em uma área de mata.

Uma das vítimas era cadeirante e estava foragida do sistema penal. Dois corpos foram encontrados no mato e outro enterrado em uma fossa na tarde da última terça-feira (23). A Polícia Civil investiga o caso.

com informações DOL

PM acusado de matar ex-jogador do Paysandu se entrega a polícia em Belém



Na manhã desta quinta-feira, 25, o soldado da Polícia Militar Denis da Silva Miranda, 33 anos, se apresentou na Divisão de Homicídios da Polícia Civil. Ele é suspeito de matar o ex-Paysandu, jogador de futsal, “Bruninho Metralha", de 24 anos.

O caso ocorreu no dia 21 de outubro na vila em que morava, no bairro do Curió-Utinga, na Região Metropolitana de Belém.

Polícia Civil cumpre mandado de prisão contra homem investigado por receptação e tráfico de drogas


Um homem foi preso na manhã desta quinta-feira (25) em Santarém, no oeste do Pará suspeito de envolvimento em crime de receptação. Com ele a Polícia Civil apreendeu uma Smart TV com registro de furto.

STF nega pedido de relaxamento da prisão de mãe do menino Henry Borel



O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), indeferiu pedido liminar de relaxamento de prisão preventiva de Monique Medeiros da Costa e Silva, mãe do menino Henry Borel, de 4 anos, morto em 8 março deste ano. Os advogados de Monique ajuizaram reclamação no STF, alegando que o 2º Tribunal do Júri da Justiça do Estado do Rio de Janeiro descumpriu determinação da Suprema Corte em relação às audiências de custódia, ao não realizar nova audiência depois da conversão da prisão temporária em preventiva.

Lula perde recurso em ação que cobrava indenização da atriz Regina Duarte


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua família perderam na quarta-feira, 24, o recurso do processo movido contra a atriz Regina Duarte. Na ação, Lula e os filhos pediram que a ex-secretária nacional de Cultura pagasse uma indenização após Regina Duarte publicar uma informação falsa sobre Marisa Letícia, esposa falecida de Lula.

Homem é assassinado dentro de própria loja em Altamira


Cláudio Paulino da Silva, 45 anos, conhecido como Cupuzinho, foi morto a tiros dentro do próprio estabelecimento comercia no município de Altamira, localizado no sudeste do Pará, na última terça-feira, 23.

Maconha, aborto e igualdade salarial: o que pode mudar na Alemanha com a nova coalizão de governo?


Quase dois meses após as eleições parlamentares na Alemanha, os três partidos que negociavam a formação do governo chegaram a um acordo de coalizão na quarta-feira (24).

A união do Partido Social-Democrata (SPD), do Partido Verde e do Partido Liberal Democrático (FDP) acontece após uma série de negociações com temas que definem o futuro do país.

Com voto contrário de Flávio Bolsonaro, Senado aprova Lei Paulo Gustavo



O Senado Federal aprovou, na quarta-feira (24/11), o projeto de lei complementar (PLP 73/21), conhecido como Lei Paulo Gustavo, que prevê o repasse de R$ 3,8 bilhões para o setor cultural, a fim de amenizar o impacto negativo econômico e social dos trabalhadores e negócios da área. Foram 68 votos a favor e cinco contra, entre eles, o do senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ). O texto segue para análise da Câmara dos Deputados.

Metade dos municípios do Pará não tem mortes violentas há um mês


Dados da Secretaria Adjunta de Inteligente e Análise Criminal (Siac), vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), apontam que metade dos municípios do Pará não registra mortes violentas há um mês. Os números também indicam a redução da violência em todas as regiões do Estado, no período de 6 de outubro de 2020 a 21 de novembro deste ano. O destaque é de São João de Pirabas, no nordeste paraense: 405 dias sem um crime violento letal intencional (CVLI).

As principais diferenças entre eleitores de Lula e Bolsonaro, segundo pesquisa



A pesquisa PoderData divulgada nesta semana, que mostra o ex-presidente Lula com folga na liderança, revelou também em quais regiões o petista e o presidente Jair Bolsonaro são melhores avaliados.

De acordo com o levantamento, Lula tem maiores intenções de voto no primeiro turno entre as mulheres e entre os moradores da região Nordeste. No primeiro estrato, o petista pontua de 41% a 44%, dependendo do cenário avaliado. No segundo grupo, chega a 43%.

Polícia Federal tenta conter avanço de 'Serra Pelada' fluvial na Amazônia


A Polícia Federal articula ações para tentar conter o avanço de centenas balsas de garimpo ilegal que estão reunidas há dias no Rio Madeira, um dos principais rios da Amazônia, numa região onde teria sido encontrada uma grande quantidade de ouro pelas embarcações clandestinas. Outros órgãos federais participam dessa operação, como o Ibama e o Ministério da Defesa.

Como montadoras pressionam governo a adiar normas e permitir fabricação de carros mais poluentes no Brasil


No dia 4 de novembro, executivos da montadora Renault no Brasil se reuniram com o secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Guaranys. Na pauta, um pedido: a fabricante francesa, que é uma das líderes em veículos elétricos no Europa, pediu que o governo encontrasse uma forma de adiar normas que determinam a fabricação de carros mais limpos no Brasil e que estão previstas para entrar em vigor no início de 2022.

Homem é preso por tráfico de entorpecentes no Bairro São Francisco, em Itaituba



Na noite de quarta-feira (24), um homem foi preso suspeito de tráfico de entorpecentes no Bairro São Francisco, em Itaituba (PA). A Polícia Militar localizou-o após uma denúncia.
Na denúncia, os policiais receberam a informação de que, em um bar daquela localidade, o homem estaria comercializando entorpecentes. Diante do que foi repassado, a guarnição seguiu para o local indicado e localizou o homem, juntamente com uma mulher, em atitude suspeita.

Idoso morre em unidade de saúde, corpo desaparece e é achado em mata


O corpo de um idoso de 64 anos desapareceu de forma misteriosa do necrotério da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jardim Itaipu, em Goiânia (GO), na madrugada de segunda-feira, 22. O cadáver foi encontrado pela Polícia Militar em um matagal atrás da unidade.

Morre radialista Sandro Valle, uma das principais vozes do rádio no Pará


Na noite de quarta-feira, 24, o radialista Sandro do Valle, uma das principais vozes do rádio paraense, morreu aos 71 anos durante sua sessão de hemodiálise por volta das 19h em um hospital particular, em Belém. O príncipe do rádio, como era conhecido, tinha mais de 50 anos como locutor e há 29 anos apresentava o programa Flash 95, na Rauland FM.

Plebiscito que divide o estado do Pará para criação do Tapajós é adiado novamente; entenda



Na última quarta-feira, 24, a votação do projeto sobre a criação do estado do Tapajós foi adiada novamente. O motivo desse adiamneto se dá pelas dicussões em torno da PEC do Precatórios e da sabatina de André Mendonça, indicado para o Supremo Tribunal Federal, que derrubaram a pauta.

Santarém vence Prêmio ‘Band Cidades Excelentes’ de melhor gestão regional na categoria Educação


O município de Santarém venceu o Prêmio ‘Band Cidades Excelentes’ de melhor gestão pública na categoria Educação. O certificado de vencedora foi entregue no início da tarde de quarta-feira, 24, pela Diretoria local da Emissora de TV ao prefeito Nélio Aguiar e à secretária municipal de Educação Maria José Maia, durante o programa Patrulhão da Cidade.

Veneno de cobra brasileira tem molécula que bloqueia Sars-CoV-2


Uma molécula extraída do veneno da cobra brasileira Jararacuçu (Bothrops jararacussu) bloqueou em até 75% a capacidade do Sars-CoV-2 se multiplicar em células de macaco. O experimento foi realizado por uma equipe de cientistas do Instituto de Química (IQ) da Unesp, em Araraquara, no interior paulista. Os resultados foram publicados em 12 de agosto na revista científica Molecules.