quinta-feira, 27 de março de 2014

Manobra de Jatene sai pela culatra, e Santarém continua sendo a capital das obras inacabadas



"Seixas Lourenço assume SEDUC, mas irregularidades, fraudes e as obras inacabadas continuam".
 Muita expectativa, mas ao final, nada aconteceu de novo no cenário da educação pública do Estado do Pará, mesmo com a mudança do secretário. Seixas Lourenço assumiu o cargo, em meio a uma euforia geral, que pedia principalmente pela saída da “toda poderosa” Lene Farinha e seus comandados. Não se sabe por que, tudo continua como antes no quartel de Abrantes. O que se fala nos bastidores, é que a indicação pode ter sido um “enorme” Titanic na vida pública de Seixas Lourenço, feito para queimar a imagem do ex-reitor da UFOpa em Santarém.
Verdade ou não, fato é que Seixas Lourenço assume o cargo, mas o que se suspeita é que ele não possui pulso nem direitos garantidos pelo “chefe” imediato, Simão Jatene, parafazer as devidas mudanças no Órgão estadual de educação.
Conclusão, tudo continua indo de mal a pior; com a permanência de Lene Farinha na SEDUC, que bateu o pé, e continua dando as ordem. Mau exemplo são as Obras inacabadas nas escolas públicas do Estado, licitações irregulares, a merenda escolar servida aos alunos, de péssima qualidade e a falta de infraestrutura, que faz alunos em alguns municípios paraenses estudar em salas de aulas improvisadas, cobertas de palha e no chão batido. 
Pelo que se sabe, a indicação de Seixas Lourenço para titular da SEDUC não passou de tiro pela culatra, feito para queimar a imagem do ex-reitor da UFOPA.

Agricultores de Riozinho das Arraias conheceram as técnicas de manejo de sementes e escalada e rapel em árvores

Colonos recebem capacitação em coleta de sementes

Participantes puderam testar as técnicas de escalada e rapel em árvores de grande porte
Participantes puderam testar as técnicas de escalada e rapel em árvores de grande porte
Colonos da comunidade Riozinho das Arraias, em Novo Progresso (PA), localizada às margens da BR-163, receberam no mês de março uma capacitação sobre o processo produtivo de sementes de espécies florestais durante curso promovido pelo Projeto Horizonte Verde. O projeto, que atende cinco comunidades rurais no município, é uma iniciativa do Instituto Sócio-Ambiental Floranativa, com patrocínio do Programa Petrobras Ambiental.
O curso foi ministrado pelo professor Éverton Almeida, da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), e mostrou os vários aspectos do processo de coleta de sementes como a seleção de árvores matrizes, a classificação dos frutos usados para extração das sementes, o processo de secagem, o beneficiamento, o armazenamento, bem como os procedimentos legais que regulamentam a produção e a comercialização das sementes.

AMUT enfraquecida, tenta se erguer com a eleição de novo presidente em SANTAREM



Danilo Miranda, de Trairão, Everton Banha de Uruará e Edilson Cardoso, de Porto de Moz, são os nomes até agora indicados para concorrer a eleição da Associação dos Municípios da Transamazônica e Santarém-Cuiabá, que acontece nesta sexta-feira, dia 28, no plenário da Câmara Municipal de Santarém. 
Outros nomes podem surgir durante o Encontro de prefeitos e autoridades e surpreender os presentes, mas até o momento estes são os nomes indicados.  
O novo presidente da AMUT assume com uma tarefa muito árdua, que é fazer a Associação voltar a ter a credibilidade de antes, quando tinha inclusive força política nas regiões que abrange. O vigor e a credibilidade da AMUT foram enfraquecendo após sucessivas gestões mal sucedidas de presidentes que não estavam comprometidos com o crescimento da Associação, como é o caso do ainda presidente Everton Banha, que possui alto índice de rejeição, além da falta de credibilidade popular e política dentro do próprio município que administra, Uruará.
A atual presidência sob comando do prefeito de Uruará, Everton Banha é considerada a pior, já passada pela entidade que já foi a mais forte da região.

Asdrubal Bentes renuncia ao mandato após ser condenado, e Luís Otávio assumi vaga

EX-Senador Luiz Otavio
Ex-senador Luís Otávio assumi vaga
O deputado federal Asdrubal Bentes (PMDB-PA), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a três anos, um mês e dez dias de prisão, renunciou nesta quarta-feira (26) ao mandato parlamentar.
Segundo ele, a decisão foi tomada para “evitar constrangimento” para os colegas parlamentares na hipótese de decidirem pela eventual manutenção do seu mandato.
“Renuncio para preservar a imagem deste poder e também os meus companheiros, que certamente serão alvo de muita pressão”, declarou Bentes.

Assassino de 30 crianças só no MA é condenado a mais 108 anos de prisão

"Ele é acusado de matar 42 meninos, 12 deles no PA. Julgamento foi o 11°. Francisco das Chagas foi culpado pelas mortes de mais três crianças".

Francisco das Chagas, acusado de matar 42 crianças (Foto: Reproduçao/TV Mirante)Julgado pela 11ª vez, o serial killer Francisco das Chagas Rodrigues de Brito, que ficou conhecido pelo 'Caso dos Meninos Emasculados', foi condenado, nesta quarta-feira (26), a 108 anos e três meses pelas mortes de Raimundo Nonato da Conceição Filho, de 11 anos, Eduardo Rocha da Silva, 10, e Edivam Pinto Lobato, 12. A sentença foi lida por volta das 23h.
Os crimes julgados foram cometidos no município de Paço do Lumiar no ano de 1997. Os corpos das três vítimas foram encontrados sem os órgãos genitais, e uma das crianças teve um dos dedos cortados.

As primeiras do Esporte no Blog do Xarope

Remo 1x1 São Francisco (Leandro Cearense)
O Remo não conseguiu quebrar o jejum de vitórias e voltou a empatar diante do seu torcedor. Os azulinos ficaram no 1 a 1 com o São Francisco de Santarém, nesta quarta-feira (26), no estádio Mangueirão, pela quarta rodada do returno do Campeonato Paraense. Com três pontos, o Remo se volta para mais um clássico contra o Paysandu, dessa vez pelo Parazão, no domingo (30).
Diante de poucos torcedores, os Leão Santareno começou tomando a iniciativa, em busca do resultado positivo. O São Francisco teve a primeira chance com Marcelo Pitbull e colocou Fabiano para trabalhar. Os azulino do Remo não mostravam segurança e na melhor chance, Leandrão tirou de Labilá, mas mandou para fora. Com uma atuação apática, os O Remo deixou o gramado no primeiro tempo sob vaias do torcedor.
Na etapa final, o Leão Tapajós voltou melhor e saiu na frente no placar. Cruzamento de Caçula e o volante Boquinha subiu mais alto que a zaga azulina e abriu o placar para o Leão Santareno.O São Francisco poderia ter garantido a vitória, mas acabou perdendo o volante Pedro Henrique que foi expuso de campo, com um a menos o time azulino não aguentou a pressão e cedeu o empate , o garoto Roni saiu do banco de reservas e resolveu a parada, chutando cruzado no canto de Labilá para empatar a partida. 
SÃO FRANCISCO: Labilá; Alef, Perema, Bruno Everton e Felipe; Boquinha (Kiko), Pedro Henrique, Marcelo Pitbull e Caçula (Aldair); Ricardinho e Nenê Apeú.

Paysandu vence o Cametá e segue lider do Parazão

Mazola elogia dedicação e luta do time (Antônio Cícero)

Paysandu e Cametá duelaramm nesta quarta-feira (26), às 20h30, no estádio Parque do Bacurau. O jogo teve sabor de revanche para os bicolores, já que no primeiro turno foram derrotados pelo Mapará, em casa. Cameta 0 x 3 Paysandu Local:Parque do Bacural Árbitro: Joelson Silva dos Santos Paysandu 1 x 0: Djalma 34' 1º
Paysandu 2 x 0: Lima (pênalti) 4' 2º
Paysandu 3 x 0: Jô 46' 2º
PAYSANDU: Matheus; Djalma, Charles, João Paulo e Airton; Ricardo Capanema, Augusto Recife (Araújo), Pablo e Yago Pikachu; Heverton (Jô) e Lima. Técnico: Mazola Júnior.

Campeão mundial Edilson é preso em Salvador por não pagar pensão a filho

O ex-jogador Edilson, conhecido como Capetinha, foi preso nesta quarta-feira em Salvador. Ele era procurado desde dezembro de 2013 por não pagar pensão alimentícia e foi interpelado pela polícia na Avenida Anita Garibaldi. Edilson detido em uma cela com outras duas pessoas. "São outras prisões civis. Ele não fica misturado a presos criminosos", relatou Neide Barreto Santana, delegada responsável pelo caso.O mandado de prisão de Edilson tem validade de 60 dias. Caso os advogados dele paguem o que ele deve de pensão alimentícia, porém, ele será solto imediatamente. O caso de Edilson é fruto de um processo movido por Ivana Maturino Solon, com quem o jogador tem um filho. Ela acionou a 9ª Vara da Família de Salvador, que emitiu em dezembro um mandado de prisão.

Diretoria do Remo anuncia novo técnico

Diretoria do Remo anuncia novo técnico (Foto: Divulgação)Buscando uma alternativa emergencial para diminuir a crise no Baenão e dar motivação ao time para o próximo desafio no Parazão, o Re x Pa de domingo, a diretoria do Remo anunciou no início desta madrugada a contratação do técnico Roberto Fernandes.
O jovem treinador de 42 anos treinou equipes como Náutico (PE),  Atlético Paranaense (PR), América e ABC (RN), Ceará (CE), Brasiliense (DF) e Fortaleza (CE) e o maior rival, Paysandu, em 2011.
O Remo também anunciou a contratação de Luís Muller, ex-jogador remista na década de 90, como novo auxiliar técnico, além da contratação do novo preparador físico, Rogério Juidicce.

Brasília será o adversário do Papão na final

O Brasília será o adversário do Paysandu na decisão da Copa Verde. O Colorado desbancou o Brasiliense ao derrotar o Jacaré por 3 a 0 na noite desta quarta-feira (26), no estádio Serejão e em dois jogos vai brigar pela vaga na Copa Sul-Americana. Mesmo com a vaga, a partida teve cenas de violência ao fim da partida.
Ao fim da partida, torcedores do Brasiliense entraram no gramado e tentaram agredir os jogadores, mas houve intervenção da Polícia Militar, que agiu contra os torcedores inconformados com a eliminação do Jacaré da competição.
O Brasília abriu o placar aos 21 minutos do primeiro tempo, com gol de Gilmar e na etapa final, Marlon em duas oportunidades, ampliou o placar aos 31 e 40 minutos da etapa final, colocando o time na decisão do torneio regional contra o Papão.
A decisão entre Paysandu e Brasília serão realizadas nos dias 8 e 20 de abril, em locais a serem divulgados pela CBF, nesta quinta-feira (27).

Penapolense elimina São Paulo e vai à semifinal do Paulistão pela 1º vez
Penapolense e quartas de final do Campeonato Paulista formam uma mistura que causa calafrios nos são-paulinos. O duelo entre as duas equipes em 2013 também foi dramático, mas o Tricolor conseguiu vencer por 1 a 0. Nesta quarta, porém, a zebra passeou pelo Morumbi. Depois do empate sem gols no tempo normal, o goleiro Samuel Pires pegou o pênalti batido por Rodrigo Caio e colocou o time do interior pela primeira vez na semifinal do estadual: 5 a 4 nas cobranças. O adversário será o Santos, na Vila Belmiro. Este é apenas a segunda vez que o time de Penápolis disputa a primeira divisão do Paulistão.

Com Libertadores à vista, Fla goleia a Cabofriense e encaminha vaga na final
"Vitória por 3 a 0, nesta quarta-feira, no Maracanã, deixa classificação para a decisão do Carioca nas mãos em dia de vaias para o Brocador";
Gazeta press foto 617433 A última rodada da Taça Guanabara, quando atuou com seus reservas e fez 5 a 3 na Cabofriense, foi um indício do que poderia acontecer nesta quarta-feira. Com tranquilidade, principalmente no segundo tempo, o Flamengo conseguiu aumentar sua vantagem na disputa com o time da Região dos Lagos por uma vaga na final do Campeonato Carioca. Com uma vitória por 3 a 0 no jogo de ida das semifinais, nesta quarta-feira, no Maracanã, o time só será eliminado da competição em caso de derrota por quatro gols de diferença no confronto de sábado, às 18h30m (de Brasília), no mesmo local. Se o rival vencer por três gols, a decisão será nas cobranças de pênaltis.

Neymar faz 2, finda jejum, e Barça segue na briga por taça na Espanha

Sánchez e Neymar vibram com o gol da vitória; Messi voltou a ser coadjuvante Neymar foi alvo de críticas de Johan Cruyff, ídolo do Barcelona, na última terça-feira. O holandês disse que o clube cometeu uma "enorme estupidez" ao contratar o brasileiro. A melhor resposta? Marcar logo aos cinco minutos de jogo no dia seguinte às críticas públicas. Assim, o atacante ajudou o Barcelona a vencer o Celta de Vigo, por 3 a 0 - ele também fez o 3° do time -, e a se manter na briga pelo título do Campeonato Espanhol com Real Madrid e Atlético de Madri.