sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Polícia Federal deve periciar madeira apreendida no PA, antes de cumprir decisão que liberou parte do material



A Polícia Federal do Pará deve periciar madeira apreendida na Operação Handroanthus em dezembro de 2020. Parte da madeira estava em balsas na divisa do Pará com o Estado do Amazonas, e parte em Cachoeira do Aruã, região do rio Arapiuns, em Santarém, no oeste paraense. Foi a maior apreensão realizada pela PF: cerca de 131 mil m³ de madeira em tora.

Ex-assessor de Bolsonaro confirma rachadinha na família do presidente


Em um sobrado simples em uma rua de terra batida no Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro, um ateliê de costura improvisado divide espaço com um amontoado de papéis, recortes de jornal e e lembranças dos mais de trinta anos de trajetória política de Jair Bolsonaro (PL). Entre roupas para conserto e croquis para a confecção de equipamentos de voo livre, mora, sozinho, o aposentado da da Marinha Mercante Waldir Ferraz, 1,88 metro, magérrimo e autointitulado o amigo “Zero Zero” do presidente da República. Jacaré, o apelido que ganhou desde os tempos em que acompanhava o ex-capitão na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, não é um bolsonarista qualquer. Ele é bolsonarista antes de Jair ter entrado para a política, antes de o bolsonarismo ter virado uma ideologia para pelo menos 20% dos brasileiros e antes de os filhos e ex-mulheres terem se tornado um motivo frequente de dor de cabeça para o presidente. A amizade entre os dois começou há mais de três décadas a partir da insatisfação que ambos compartilhavam com os baixos salários pagos aos oficiais. Desde então, só se fortaleceu.

Sinalização 'direita livre’ é implantada em cruzamento no bairro Laguinho, em Santarém


Mais um cruzamento de vias de Santarém, no oeste do Pará, teve a sinalização "direita livre" instalada na quarta-feira (19). Desta vez, o sistema foi instalado no cruzamento das avenidas Rui Barbosa com Cuiabá, no bairro Laguinho. O sistema tem como objetivo dar mais fluidez ao trânsito.

A sinalização, controlada por focal específico, permite que o condutor que trafega pela av. Rui Barbosa realize a conversão à direita, mesmo que o sinal vermelho esteja acionado para seu sentido e direção.

Polícia prende criminoso após roubar produtos e tentar vender na internet em Marabá



Marcio Oliveira do Nascimento, 34 anos, foi preso pela Polícia na tarde de quinta-feira, 20, por roubar uma loja de conveniência localizada no bairro Morada Nova, em Marabá, sudeste do Pará.

Segundo informações, o dono do estabelecimento, que fica na rodovia PA-150, contou aos policiais sobre os itens furtados e disse que havia feito o registro de um Boletim de Ocorrência. O home contou que os produtos estavam dentro de um carro estacionado na frente de uma borracharia na rua Tiradentes, bairro São Felix I.

INEP confirma realização do Enem 2022 nos dias 13 e 20 de novembro




Nesta sexta-feira, 21, foi publicado no Diário Oficial da União que as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2022 serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro.

MPF pede dados a órgãos ambientais sobre medidas em relação a mudança na cor das águas do Tapajós em Alter do Chão



O Ministério Público Federal (MPF) enviou pedidos de informações a órgãos ambientais na quinta-feira (20) sobre medidas que estão adotando para conter danos ao rio Tapajós, na região oeste do Pará.

A coloração turva do rio em Alter do Chão, conhecido como Caribe Amazônico, em nada lembra o tom azul-esverdeado que encanta moradores e turistas, e ganhou destaque no noticiário nacional devido a preocupação da comunidade local de o fenômeno seja resultado do avanço da garimpagem na bacia do Tapajós.

Número de famílias desabrigadas por enchente ultrapassa 4 mil em Marabá



Subiu para 4.296 o número de famílias atingidas pela enchente do Rio Tocantins em Marabá. Cerca de 789 unidades familiares recebem auxílios nos abrigos, 2.424 desalojadas, 465 famílias ribeirinhas e 618 ilhadas. De acordo com o Boletim da Defesa Civil Municipal, às 18 horas, desta quinta-feira, 20, o nível do Rio Tocantins continuou baixando e atingiu a marca de 13 metros e 03 centímetros na régua fluviométrica.

Apesar do recuo do nível do rio, a Defesa Civil recomenda que as pessoas ainda não retornem para casa devido à conhecida situação de repique, característica do Tocantins por aqui, que é quando o rio volta a subir. Segundo a coordenação do órgão, todos os trabalhos de assistência vão continuar, inclusive melhorias dos abrigos já construídos, agora já são 21 oficiais, bem como o serviço de mudanças, que conta com 20 caminhões, sendo alguns do Exército, 02 caminhões dos Bombeiros e 06 embarcações para atender às famílias que ainda não conseguiram sair do local.

Em Santarém, 8 profissionais do Samu testam positivo pra Covid-19 e são afastados do trabalho


Oito servidores que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Santarém, oeste do Pará, precisaram ser afastados do trabalho por terem testado positivo para Covid-19 nos últimos dias, entre eles, o enfermeiro Joziel Colares, que coordena o Samu.

“Eu testei positivo hoje pra Covid. Mas graças a Deus eu estou tranquilo, só uma tosse que está incomodando, mas eu já estou medicado e fazendo todo o protocolo de isolamento. Além de mim, mais 7 profissionais do Samu testaram positivo e também foram afastados. Estão sendo acompanhados e medicados, e sendo monitorados. Nossa preocupação enquanto coordenação é que isso não atrapalhe o serviço”, disse Joziel Colares.

Vacina do Covid-19 não tem relação com parada cardíaca de criança em SP, conclui investigação


Investigação do Centro de Vigilância Epidemiológica do governo de São Paulo concluiu nesta quinta-feira, 20, que o caso de uma criança de 10 anos que teve uma parada cardíaca em Lençóis Paulista, no interior do Estado, não tem relação com a vacina contra o Covid-19. O município suspendeu a vacinação infantil após a criança passar mal 12 horas depois de receber o imunizante. Foi concluído, no entanto, que ela tinha a síndrome de Wolff-Parkinson-White.