sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Eleição na Ufopa: Jarsen Guimarães e Celson Lima na chapa "Ufopa em Ação"

Inscrita na manhã de hoje mais uma chapa para reitoria da Ufopa. É a "Ufopa em Ação", da dobradinha Jarsen Guimarães (reitor) e Celson Lima (vice). O prazo de inscrição encerra hoje. 

Valdomiro e Dean é a terceira chapa escrita no páreo da Ufopa

Agora são 3 as chapas inscritas para eleição à reitoria da Ufopa. Quem também está no páreo é a "Ufopa Compartilhada", da dobradinha Valdomiro Sousa e Deam Silva. As inscrições encerram nesta sexta-feira.

Professor é condenado a 24 anos de prisão por relação com aluna de 13

Exclusivo: Professor é condenado a 24 anos de prisão por relação com aluna de 13Relações sexuais entre ambos aconteceram dentro do carro e na residência dele. Thiago Alfaia se intitulava “Zeus” e chamava a menor de ninfa “Europa”
Pouco mais de sete meses após a prisão do professor Thiago Sajes de Alfaia, a juíza Renata Guerreiro Milhomem de Souza, titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Marabá, cravou uma sentença que o condena em mais de 24 anos de prisão por estupro de vulnerável cometido contra uma aluna dele, de apenas 13 anos, em Marabá. A decisão, da qual o professor ainda pode recorrer, foi publicada ontem, quinta-feira (26), no Diário da Justiça do Tribunal de Justiça do Estado do Pará. Ele segue recolhido em um presídio da Região Metropolitana de Belém, após ter sido transferido do Centro de Triagem Masculino de Marabá (CTMM).
A longa sentença – que ocupa 18 páginas no Diário Oficial e soma quase 90 mil caracteres – apresenta detalhes do envolvimento do professor com a adolescente, colhidos durante a instrução do processo, que corre em sigilo judicial. A denúncia foi ofertada pela 1ª Promotoria de Justiça Criminal de Marabá após investigação da Delegacia Especializada no Atendimento à Criança e Adolescente (Deaca), presidida pela delegada Ana Paula Fernandes.
Formado em Ciências Sociais, Alfaia era professor de Sociologia e trabalhou em várias escolas particulares de Marabá, a maioria no núcleo Cidade Nova.

“Situação está enrolada”


O Remo passou quase dois meses inerte com seu futebol profissional e agora está buscando soluções para seus problemas, basicamente, na montagem do novo elenco para a temporada de 2018, que começa em janeiro, com o Parazão. Até o começo de dezembro, o clube pretende estar totalmente montado, com comissão técnica e elenco, para recomeçar a jornada. 
A nova diretoria de futebol vem realizando reuniões de serviço para ter ideia de como resolver os problemas internos, entre eles a contratação do executivo de futebol, figura proeminente na nova etapa de trabalho do futebol do Leão Azul. Ainda ontem, os dirigentes estiveram no Baenão, mas não divulgaram nenhuma informação em torno do nome desse profissional que vem cuidar do departamento de futebol. Sabe-se apenas que ele vem de outro estado.
Na última terça-feira, 24, durante a coletiva de apresentação da diretoria de futebol, Milton Campos disse aos jornalistas que não contrataria o treinador sem antes ter no Baenão o executivo de futebol.
A contratação do técnico Ailton Ferraz, ex-jogador e campeão paraense de 1999 pelo Leão, é dada como quase certa. Milton Campos assegurou estar conversando com ele e discutindo bases salariais. “ Assim como estamos conversando com o Ailton também conversamos com o Ney da Matta, um treinador vitorioso.

STJ liberou empresário


A Justiça estadual concedeu habeas corpus a um empresário de Parauapebas, no sudeste do Pará, o principal acusado pelo assassinato da jovem Ana Karina, que estava grávida de um filho atribuído ao acusado, foi assassinada e teve o corpo esquartejado, colocado dentro de um tambor com pedras e jogado no rio Itacaiúnas. Ele vai aguardar pelo julgamento em liberdade. O crime ocorreu em maio de 2010. A vítima estava grávida de nove meses quando desapareceu e até hoje o corpo não foi encontrado.
Alessandro Camilo confessou o crime e disse que contou com a ajuda de outros dois comparsas para cometer o assassinato. Na terça-feira, 24, a quinta turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por unanimidade, concedeu habeas corpus ao acusado, que está preso há sete anos e seis meses, sem ir a julgamento. Em 2013, a Justiça condenou a mais de 20 anos de prisão Florentino de Sousa Rodrigues, por ter intermediado o assassinato. Além de Alessandro Camilo, outras duas pessoas acusadas de envolvimento no caso aguardam julgamento. O homem acusado de executar o crime continua preso e a noiva de Alessandro, que teria planejado o crime, responde ao processo em liberdade. Para a mãe de Ana Karina o sentimento após a decisão judicial é de impunidade.

Paulinho Fonteles morre aos 45 anos

Morreu ontem, aos 45 anos, vítima de infarto fulminante, o ativista social, militante político, ex-vereador do PCdoB e poeta Paulo Fonteles Filho, o Paulinho, filho do ex-deputado estadual Paulo Fonteles, assassinado a mando de latifundiários em 1987. Centenas de pessoas foram ao velório, no auditório no hall de entrada da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), na Cidade Velha, em Belém, desde as 15h de ontem. O sepultamento será hoje, às 10h, no Cemitério de Santa Isabel, em São Brás.
Muitas pessoas ficaram emocionadas durante o velório de Paulinho Fonteles, que era casado e pai de seis filhos. “O Paulinho nasceu quando seus pais estavam presos pela ditadura militar. Ele passou a primeira infância longe deles e foi criado em Belém pela sua avó, a dona Cordolina Fonteles. Muito jovem, ele se envolveu com os movimentos socais e estudantil e se politizou na luta em defesa dos estudantes, dos trabalhadores e em defesa de uma pátria verdadeiramente comprometida com o povo nacional. O Paulinho era sonhador e poeta, com livros publicados e tinha um blog com muitos seguidores. Era um orador e formador de opinião, foi vereador, líder do governo na Câmara Municipal de Belém no governo do atual deputado federal Edimilson Rodrigues”, informou o médico Paulo Fonteles, primo de Paulinho.
O deputado federal Edmilson Rodrigues (PSOL) também se emocionou. “É muito difícil, porque, além da minha relação política e ideológica, havia uma admiração ao mesmo tempo pela personalidade determinada que ele tinha. À frente do Instituto Paulo Fonteles ele demonstrou seu momento maior de atividade, porque procurava a história e fazer a memória do pai e de pessoas lutadoras pelo povo, e outros fatos importantes da história. Ele tinha uma série de projetos realizados com paixão e determinação. Sou amigo da mãe dele, Hecilda Fonteles, trabalhamos juntos como educadores e fui companheiro do pai dele, então havia uma relação de amor. Para mim a morte dele foi uma surpresa, é difícil aceitar, a gente precisava dele, mas temos que administrar essas coisas”, disse o deputado.

Preso admite 6 estupros

Um homem foi preso na noite da última quarta-feira, acusado de estuprar uma mulher e uma adolescente no bairro do Distrito Industrial, em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém. Anderson Brandão Ribeiro, 23 anos, já era procurado pela Polícia Civil desde setembro, quando foi acusado pelo primeiro crime. Ele foi reconhecido por uma das vítimas.
Durante interrogatório ao delegado Eliezer Machado, da Unidade Integrada Pro Paz (UIPP) do Distrito Industrial, o preso confessou os dois crimes e revelou, ainda, ter cometido mais quatro estupros no bairro. O criminoso abordava as vítimas sempre em um veículo Honda Civic, de cor Prata. Para intimidar, usava uma arma de brinquedo e as estuprava.
O primeiro estupro ocorreu em 2 de setembro, no início da manhã, por volta das 8 horas. A vítima adolescente caminhava pelo Parque Industrial e relatou que, no dia do crime, o acusado fingiu que consertava o veículo e pediu para usar o celular dela para chamar a assistência. Foi então que sacou a arma falsa e forçou a vítima a entrar no carro. Após dirigir até uma região deserta, em área de mata, o criminoso a estuprou.
A adolescente contou, também, que, após ter cometido o crime, o acusado a deixou, bastante machucada, no mesmo local onde a abordou.

Chuva e vendaval causam prejuízos em Altamira


Na tarde de ontem, 26, uma chuva com forte vendaval derrubou dezenas de árvores em Altamira, no sudoeste do Pará, algumas caíram em cima de veículos. Também foram registrados quedas de muros, telhados de residências foram danificados e fachadas de alguns comércios também desabaram. Já na orla da cidade, barcos ancorados no porto quase viraram com o forte vento, alguns entraram bastante água. Parte de Altamira ficou por algumas horas sem energia elétrica.

O Grupamento de Bombeiros Militares e o Departamento Municipal de Trânsito foram acionados para ajudar a desobstruir as vias interditadas. Ninguém ficou ferido.

Homem é assassinado a tiros dentro de carro no Jardim América em Novo Progresso

Um homem foi assassinado no bairro Jardim América em Novo Progresso, por volta das 19h40mn desta quinta-feira (26). O crime foi em frente ao Lava Jato próximo a ponte na avenida Cristalina.

Conforme informação que chegou para o Jornal Folha do Progresso , “o carro, uma S10 branca estava parada na avenida uma motocicleta chegou e atirou no motorista que morreu no local”.
A vítima, identificada apenas como “Leozinho Garimpeiro” estava sozinho no veiculo.
O corpo da vítima ficou dentro do carro aguardando a chegada da policia para providencias e remover o corpo.“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso.

Ex-servidor fará delação no caso Perfuga



Reginaldo Campos está preso há mais de dois meses.

O pedido voluntário foi homologado nesta quinta-feira (26) pelo juiz Rômulo Brito, titular da 2ª vara criminal da comarca de Santarém.
A delação premiada é referente ao ex-servidor Andrews Oliveira, um dos indiciados por participação no esquema criminoso de inclusão de funcionários fantasmas na folha de pessoal da Câmara de Santarém, que segundo a polícia era liderado pelo vereador Reginaldo Campos.
A delação premiada foi firmado entre o Ministério Público, o réu e seus advogados.
“Eu homologuei o acordo. A partir deste momento o acordo é válido juridicamente tanto para o Ministério Público quanto para o interessado, o colaborador. Agora vale como título judicial, através da minha homologação para essas duas partes apenas”, explicou o magistrado.
A partir desta etapa, existe a possibilidade de agregação de novas provas nos autos dos processos. O delator, é considerado peça chave no esquema desarticulado, uma vez que trabalhava no setor se RH.