terça-feira, 17 de outubro de 2017

Familiares pede justiça para morte de Manoel Suzielio no bairro do Maracanã



Assista o vídeo do crime

Um crime que chocou pela crueldade praticada por seus autores (algozes), fato acontecido no Maracanã, bairro da periferia de Santarém, volta a público através de seus familiares que clamam por justiça.
O fato aconteceu no dia 04 deste mês, e até hoje os familiares não tiveram nenhuma informação dos autores que tiraram a vida do jovem de 22 anos, que foi espancado até a morte.
Nelita Alves da Silvam, irmã da vítima, explicou que seu irmão era o jovem trabalhador, funcionário da empresa Verde Novo, Tubos e Construção na Fernando Guilhon.
Manoel foi espancado até a morte

``Meu irmão não tinha antecedentes criminais, e deixou a esposa e uma filha de 8 meses. Queremos justiça”, desabafou. O jovem foi encontrado com sinais de espancamento por todo corpo, marca de lambadas de facão, inclusive fortíssimos baques na cabeça. A família acredita que Manoel Suzielio teria sido morto em outro local, e desovado no bairro do Maracanã. Já que no local onde foi encontrado, não existia marca de sangue.
Um suspeito teria sido reconhecido, um menor que já teria sido ouvido pela polícia.
Por telefone, mantemos contato com o DPC do caso delegado Germano do Vale, que explicou que foram feitos todos os procedimentos legais, e que o caso está sendo apurado, inclusive já tendo sido ouvidos algumas pessoas.

Moraes determina que voto no Senado sobre afastamento de Aécio seja aberto

O ministro do STF Alexandre de Moraes durante sessão da Primeira Turma (Foto: André Dusek/Estadão Conteúdo)

Ministro do STF acolheu pedido de liminar apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Plenário do Senado deve analisar nesta terça (17) situação de Aécio no parlamento.

Exposição de artesanato local para o receptivo de turistas americanos no Centro Cultura




Com a proposta de divulgar as diferentes artes da cultura santarena também aos turistas internacionais, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), realizará um receptivo no Centro Cultural João Fona, nesta terça-feira (17), a partir das 13h.

MPF investiga se Força Nacional cometeu irregularidades ao perseguir indígenas


Resultado de imagem para fotos da força nacional

Os representantes da usina São Manoel, entre o Pará e o Mato Grosso, ajuizaram ação de interdito proibitório e obtiveram liminar com determinação de não ocupação do canteiro pelos Munduruku manifestantes.

Juíza concede liminar em favor do advogado Ismael Moraes contra deputado Wlad

A juíza Emília Parente S. de Medeiros, em decisão proferida na segunda-feira, dia 15, concedeu tutela antecipada em favor do advogado Ismael Antonio Coelho de Moraes contra o deputado federal Wladimir Afonso da Costa Rabelo. Em um dos trechos de sua decisão, a Juíza diz o seguinte: “… Ademais, encontrei uma postagem alusiva ao vídeo, em que o requerido se refere ao demandante como “patife”.

Turismo de base sustentável é aposta de morador da Flota de Faro para progredir sem desmatar


“É possível promover o desenvolvimento sem derrubar a Floresta”, diz o comunitário que tira da terra seu sustento e luta em defesa da Flota.
Na luta pelo desenvolvimento da Floresta Estadual de Faro com custeabilidade, se destaca a história de um morador da comunidade do Português, Etelvino Neves de Souza, de 30 anos. Ele é um exemplo de que é possível desenvolver sem desmatar. Etelvino vive de acordo com o que acredita, contribui para a construção de uma estratégia de desenvolvimento sustentável, através de boas práticas no uso dos recursos naturais, que gerem também renda para a comunidade.

Órgãos simulam trabalho de apoio na operação de resgate das vítimas do rebocador


  Naufrágio de rebocador no Pará (Foto: Arte/G1)

















As ações iniciaram nesta segunda-feira na sede da Bertolini. Barco rebocador afundou depois de bater com um navio dia 2 de agosto no rio Amazonas, perto de Óbidos.  


Órgãos iniciaram nesta segunda-feira (16) em Santarém, oeste do Pará, as ações para simular o trabalho de apoio na operação de resgate das vítimas do rebocador da Bertolini, que afundou no dia 2 de agosto no rio Amazonas, perto de Óbidos, após se chocar com um navio da Mercosul Line. Nove pessoas ainda estão desaparecidas.
O encontro na sede da Bertolini reuniu representantes da empresa, do Corpo de Bombeiros e do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPC). De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup), as equipes vão simular o trabalho de apoio, do Sistema de Segurança, à operação de resgate das vítimas, mediante o içamento do rebocador.

Plano de resgate

O rebocador foi encontrado por meio de um equipamento scanner, cinco dias após o acidente, a 15 quilômetros de distância de onde aconteceu a batida e a 63 metros de profundidade. Dois navios da Marinha foram usados para rastrear o rio Amazonas. O Corpo de Bombeiros informou que no trecho onde aconteceu o acidente, a profundidade varia de 60 a 70 metros, com correnteza de 9 km/h. Um empresa foi contratada para fazer o içamento do rebocador.

O acidente

O rebocador com nove balsas carregadas com grãos bateu com o navio cargueiro na madrugada de uma quarta-feira, dia 2 de agosto, por volta de 4h30. De acordo com a Capitania Fluvial de Santarém, no rebocador estavam 11 pessoas, sendo 9 tripulantes e dois passageiros. Duas pessoas conseguiram se salvar. Elas foram resgatadas e levadas de lancha para Santarém.

Procon de Santarém fiscaliza a obrigatoriedade de banheiros para o público em agências bancárias



Fiscais do Procon fiscalização agências bancárias em Santarém (Foto: Divulgação/PMS)
Denominada ‘Dura Lex’, a operação já visitou quatro agências bancárias. As fiscalizações também devem ocorrer em supermercados.
A obrigatoriedade de disponibilização de banheiros em agências, supermercados e empresas é um direito do consumidor garantido por lei. E para saber se esse direito está sendo respeitado, o órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) iniciou na segunda-feira (16) em Santarém, oeste do Pará, a operação ‘Dura Lex’ que visa verificar se os estabelecimentos comerciais do município estão cumprindo a legislação.
A operação, que em latim significa "a lei é dura", segue até a próxima semana. No primeiro dia de atividade a equipe visitou quatro agências bancárias, mas nenhuma delas foi notificada porque todas possuem banheiro disponível para o público.
A demanda tem aumentado desde o início do ano, por denúncias de consumidores. “Por conta disso, foi montada uma programação para que cada local seja fiscalizado, a fim de se fazer cumprir a lei em benefício do consumidor”, explicou a coordenadora do Procon, Lívia Daniel.
A ação em agências bancárias deve ser cumprida até quinta-feira (19). Na semana seguinte, a operação visitará estabelecimentos comerciais de grande porte, como supermercados.
Para fazer uma denúncia, a coordenadora orienta o consumidor a ir ao Procon, que funciona nas dependências do Centro de Referência de Assistência Social e Centro de Atendimento Social (CAS/Caec), para formalizá-la, munido de documentos de identificação. Após a denúncia, o Procon encaminha uma equipe até o local para examinar, e se necessário, autuar o proprietário.
A coordenadora adianta que no momento é apenas a questão do banheiro que está sendo verificada, mas futuramente o Procon vai fiscalizar as agências bancárias em relação à lei que regulamenta o tempo máximo de permanência dos clientes nas filas.

“Mataram meu filho. Mas não quero polícia mais armada, eu quero políticas públicas”


Em apenas quatro dias, de 29 de setembro a 2 de outubro, Altamira foi manchada pelo sangue de nove assassinatos. Estes são os assumidos pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará. Pode ser mais. E pelo menos mais uma pessoa foi morta, desta vez pela Polícia Militar, em 11 de outubro. Málaque Mauad Soberay, 47 anos, foi uma das mães que hoje chora pelo seu filho morto. Magid, de 22 anos, era estudante do sexto semestre de Geografia no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Altamira. Málaque, que ganha a vida fazendo salgados para vender, destacou-se na manifestação contra a violência que percorreu as ruas da cidade. Ela puxou um coro que não era de vingança, como é tão comum em momentos de dor extrema. Málaque não pediu mais sangue. Málaque não pediu linchamento. Málaque pediu amor. Amor até mesmo pelos assassinos do seu filho. E especialmente por suas mães.

Joesley e Wesley Batista são réus de nov

Justiça aceitou denúncia contra os irmãos por manipular mercado
A Justiça Federal em São Paulo aceitou ontem denúncia contra os irmãos Joesley e Wesley Batista por uso de informações privilegiadas e manipulação de mercado por meio das empresas JBS e FB Participações. Com isso, os dois se tornam réus.

Defesa de Dilma quer anular impeachment


Vídeos de Lúcio Funaro informando sobre compra de votos é o motivo
São Paulo e Brasília - Agência Estado17 de Outubro 


A defesa da ex-presidente da República Dilma Rousseff afirmou ontem que vai utilizar a delação do corretor Lúcio Funaro, divulgada na última sexta-feira, para pedir a anulação do processo que resultou em impeachment no ano passado. Em nota, o advogado da petista, José Eduardo Cardozo, afirmou que o depoimento de Funaro mostra que “o ex-deputado Eduardo Cunha comprou votos de parlamentares em favor do impeachment”. A defesa deve entrar com pedido na terça-feira, 17.

Servidores contestam cortes em Belém


Trabalhadores municipais dizem que medida causa prejuízos à categoria


Desde ontem, até 31 de dezembro deste ano, o expediente administrativo das unidades da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Municipal, em Belém, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. As ressalvas são aquelas que executem serviços essenciais ou necessitem de horário especial. É o que prevê o artigo primeiro do Decreto nº 89.900, da Prefeitura Municipal de Belém, publicado em 4 de outubro de 2017, no Diário Oficial do Município, que determina medidas de contenção de despesas no âmbito da administração municipal.

Policial morre em ataque

Policial morre em ataque
Por: SÃO PAULO - Agência Estado
Um policial civil foi morto por criminosos que atacaram a sede da empresa de segurança e transporte de valores Protege em Araçatuba, no interior de São Paulo, na madrugada de ontem. O grupo de cerca de 30 bandidos estava distribuído em vários carros e caminhonetes, com armamentos pesados como fuzis 0.50 (capazes de derrubar aviões), granadas e bananas de dinamite que foram usadas para explodir o cofre da empresa, de acordo com a Polícia Militar.
Eles conseguiram fugir levando uma quantia em dinheiro não informada pela empresa até o momento. Durante a fuga, atiraram contra o quartel do Comando de Policiamento do Interior (CPI-10) e atearam fogo em dois caminhões, bloqueando a saída de viaturas que poderiam persegui-los. Eles ainda desligaram a rede telefônica e a rede elétrica do batalhão, atrasando a comunicação com outras unidades. 

Prefeito alega crise, e diz que vai diminuir custos em Oriximiná



Prefeito alega crise financeira na prefeitura de Oriximiná 

A Prefeitura Municipal de Oriximiná, vem a público esclarecer que diante da crise financeira que assola o país e especificamente o município, informa a população, que está adotando providências para adequar o orçamento, fazendo-se necessário e urgente a diminuição de custos.
Diante disso, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e a Secretaria Municipal de Planejamento, com a Reforma Administrativa em andamento, passarão a terem status de diretorias junto a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e a Secretaria Municipal de Administração, respectivamente, sem interferir em suas ações já programadas.
Certo de que podemos contar com a cooperação de todos, renovamos o compromisso de administrar e gerir responsavelmente o nosso município. 

Polícia apreende droga e mudas de maconha no bairro Vigia; três pessoas foram presas

Droga encontrada em casa no bairro Vigia (Foto: Reprodução/TV Tapajós)
O entorpecente foi encontrado na casa de um homem de 33 anos. No local, também havia maconha plantada em um vaso.
Trabalho de investigação realizado pelo Serviço Reservado da Polícia Militar, resultou na prisão de duas pessoas acusadas de tráfico de drogas e uma por posse ilegal de arma de fogo, no bairro Vigia, em Santarém, oeste do Pará, nesta segunda-feira (16).