segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Banhistas lotam Alter do Chão, mesmo com possivel virus de Hepatite A



“Milhares deles invadiram Santarém, a maioria para fugir da folia do carnaval. As praias foram o refugio principal, entre elas a famosa Alter do Chão, que estaria com um surto do vírus de HEPATITE A”.
Altamirenses se misturam aos banhistas da região na praia de Alter do Chão
Nem mesmo o anuncio da contaminação, com resultado insatisfatório em quatro locais, com indicação positiva para a presença de coliformes fecais, por laudos da coleta feita no dia 14 de janeiro pela Divisão de Vigilância Sanitária, principalmente na praia do amor, onde ficam as barracas, fizeram com que centenas de pessoas deixaram de usar as principais praias de Santarém.
Empresário Fabiano elogiou as belezas das praias da região

Os turistas vieram principalmente dos municípios localizados as proximidades de Santarém, entre eles Itaituba e Altamira.

Entenda o caso: O Ministério Público em Santarém ajuizou Ação Civil Pública (ACP) na manhã de quinta-feira, 12 de fevereiro, contra o município de Santarém, para garantir a proteção da saúde pública na vila de Alter do Chão, principalmente com relação ao vírus da hepatite A.

O MPE requer expedição de liminar que determine a interdição imediata dos quatros pontos que apresentam contaminação conforme os laudos técnicos, até que novas análises atestem a qualidade da água para consumo e para banho.
A ação foi ajuizada na quinta-feira, 12 de fevereiro, na 6ª Vara Cível, pelos promotores de justiça Tulio Chaves Novaes, Maria Raimunda Tavares e Luziana Dantas. Foi cadastrada com o número de processo 00012831620158140051.
Embora a análise de balneabilidade, que indica se a água é adequada para o banho, ainda não tenha sido concluída, o MP considera que os exames que atestam ser a água imprópria para o consumo, justificam o pedido de interdição, pois não há como garantir a não ingestão de certa quantidade de água pelos banhistas. “Não se pode, portanto, desvincular a potabilidade da balneabilidade”, ressalta.
CONTAMINAÇÃO: Os laudos apontaram, em coleta feita no dia 14 de janeiro pela Divisão de Vigilância Sanitária, resultado insatisfatório em quatro locais, com indicação positiva para a presença de coliformes fecais e E. coli na água da praia do Amor (próximo às barracas), praia do CAT(Centro de Atendimento ao Turista), Cabeceira do Macaco e bebedouro da escola municipal Antônio Sousa Pedroso.
Com relação aos casos de hepatite A, em 2014, foram 13 casos. E desde janeiro de 2015, oito casos foram comprovados e 11 estão em análise. O MP ressalta que a estatística refere-se somente aos casos oficialmente registrados.
O MP convocou representantes do poder público e outras instituições para tratar do assunto, no dia 6 de fevereiro. Dentre as secretarias municipais, esteve presente somente a de TurismoDescrição: http://cdncache-a.akamaihd.net/items/it/img/arrow-10x10.png, embora tenham sido convidadas a de Meio Ambiente, Infraestrutura, Saúde, e o prefeito. A ação ressalta “a ausência até o presente momento de medidas efetivas para a descontaminação do local e prevenção de novos eventos contaminantes por parte da autoridade administrativa”.
Por outro lado, o município de Santarém gastou em 2014, com publicidade institucional, R$ 2 milhões e 400 mil. “Tais valores poderiam ser usados para necessidades sociais muito mais prioritárias, como a desinfecção e saneamento básico da vila de Alter do Chão”, argumenta o MP.

Tapajós empata fora de casa e continua firme no parazão



Jogando fora de casa, neste sábado (14), o Tapajós empatou com o Paragominas em 1 a 1.

O zagueiro Douglas, do Jacaré, fez contra e abriu o placar para o Boto, enquanto o atacante Aleílson deixou tudo igual no segundo tempo. Para o treinador Vitor Hugo, a equipe poderia ter saído com a vitória mas, o empate não foi um mal negócio.
- Pelas circunstâncias do jogo, foi um bom resultado. Sentimos muito o desgaste da viagem, que deu uma baixada no nosso nível técnico. Saímos na frente e infelizmente, tomamos o empate em um lance de bate e rebate dentro da área e a gente sai com um ponto fora de casa.
Nos minutos finais da partida, o técnico acabou sendo expulso pelo árbitro Dewson Fernando Freitas da Silva, sob a alegação de que não estaria respeitando o limite da área técnica e avançando sobre o campo. Vitor deu sua versão do episódio e fez ressalvas com a arbitragem.
Com o resultado, as equipes seguem na briga pela classificação às semifinais da competição. O Paragominas marca seu primeiro ponto e precisa vencer o Gavião Kyikatejê em Marabá, na próxima quinta-feira (19) para continuar com chances. Já o Tapajós alcançou a vice-liderança do grupo B com quatro pontos e visita o Cametá no mesmo dia, buscando um bom resultado para avançar no primeiro turno do Parazão.