domingo, 8 de fevereiro de 2015

Dorothy Stang, dez anos de impunidade

Xarope no túmulo de irmã Dorothy Stang, morta com seis tiros a queima roupa
No dia 12 de fevereiro de 2015 completa dez anos do brutal assassinato da missionária Dorothy Mae Stang, aos 73 anos de idade. Ela foi morta com seis tiros à queima roupa, um deles na cabeça, sem a mínima chance de defesa, no município de Anapu, oeste do Estado do Pará. Dos cinco homens julgados e condenados pelo crime, apenas um cumpre prisão em regime fechado, mas por outro homicídio, outros três respondem a sentença no semiaberto (dormem na cadeia) e um ainda não cumpriu a pena.
Para Dinailson Benassuly, coordenador do Comitê Dorothy, esse é o momento para rememorar o caso e exigir que Regivaldo Pereira Galvão, acusado de mandante do crime, cumpra a pena de 30 anos em regime fechado.
O fazendeiro, comerciante e agiota Regivaldo Pereira Galvão, o “Taradão” foi acusado pela investigação da Polícia Civil do Pará como principal mandante do assassinato de Dorothy Stang. Em 2010, ele foi condenado a 30 anos de prisão em regime fechado pelo Tribunal de Justiça do Pará. Ficou preso por apenas 1 ano e 4 meses. Ele ganhou a liberdade por um recurso concedido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), em 2012.

São Francisco vence Parauapebas dentro e assume liderança



São Francisco x Castanhal (Foto: Michael Douglas/GloboEsporte.com)
Cadu fez 2 gols e assume artilharia do parazão
"Santarenos souberam segurar ''pressão'' do Pebas e venceram partida com dois gols do artilheiro Cadu. Equipes se mantém na disputa das vagas para próxima fase".
Os santarenos souberam segurar a pressão do Pebas e venceu a partida com dois gols do artilheiro Cadu.
Com a bola em jogo, nos minutos iniciais, o Parauapebas marcou pressão e o atacante Magno chegou com perigo, parando nas mãos do goleiro Paulo Wanzeler que executou boas defesas. Após os 15 minutos, o São Francisco respondeu as orientações do treinador Adailton Ladeira, que montou duas linhas de cinco jogadores, sendo uma barreira quase intransponível para o adversário, explorando os contra-ataques.
Aos 22 minutos, o lateral do Leão, Hugo Deleon cruzou a bola na área para o atacante Cadu, que matou no peito e antes da bola cair no chão, ele fuzilou as redes do goleiro Paulo Rafael, abrindo o placar para os visitantes. Os donos da casa ainda marcaram pressão, mas a partida seguiu para o intervalo, sem alteração no placar.

Deputado do PSD critica silencio de Simão Jatene



“O governo do Estado até agora não me chamou para conversar sobre o problema crucial que afeta hoje o nosso Estado, que é a segurança pública”.
Dos 27 parlamentares campeões de voto nas urnas em outubro de 2014, cinco são ligados à segurança pública. Delegados ou policiais militares, contam com o apoio de uma parcela considerável da população de seus respectivos Estados para defender, no Congresso Nacional, medidas mais duras contra a criminalidade. Entre estes campeões está o paraense Eder Mauro Cardoso Barra, delegado da Polícia Civil com 30 anos dedicados à segurança pública no Pará.
O segundo deputado federal eleito com maior número de votos no Estado – só perde para a eleição de Jader Barbalho em 2002, quando obteve 344.018 votos –, o delegado conhecido como “xerife do Pará”, promete fazer jus aos seus 265.983 votos: vai atuar, juntamente com outros 20 deputados, na chamada “bancada da bala” – que reúne parlamentares ligados à segurança, como policiais.
Um dos projetos que ele pretende combater e que já tem sido alvo de discussões polêmicas e acaloradas é o Projeto de Lei 4.471/12, de autoria do deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), que altera o Código Penal e cria regras para a apuração de mortes e lesões corporais em ações de agentes do Estado, como policiais. Para Mauro, se aprovado, o projeto afastará policiais das ruas.
Mesmo tendo seu partido na base de apoio de Simão Jatene (PSDB), Eder Mauro diz não ter sido procurado pelo governador para discutir segurança no Pará e faz críticas à indicação do general Jeannot Jansen da Silva Filho à Secretaria de Segurança Pública (Segup). Confira:

O CAPETA ESTÁ SOLTO ATÉ NAS ESTRADAS DO PARÁ

Pablo Costa e Silva, de 29 anos, morreu decapitado em acidente com um ônibus da empresa Transbrasiliana, na rodovia BR-230, em Itupiranga, no sudeste do Pará, na manhã de sexta-feira (6), segundo a Polícia Rodoviária Federal.
O veículo seguia de Altamira para Marabá quando colidiu com um caminhão carregado com toras de madeira que estava parado no acostamento.
Testemunhas contaram à PRF que o ônibus seguia com uma velocidade acima de 100 km/h.
De acordo com a PRF, ao menos sete pessoas ficaram feridas no acidente. Elas foram levadas para o hospital de Marabá.
O condutor do ônibus, que também está internado no Hospital Regional de Marabá, deverá ser ouvido pelo Delegado de Polícia Civil de Itupiranga responsável pelo inquérito.