terça-feira, 28 de julho de 2020

Conheça os 8 nomes do PT considerados favoritos à Câmara de Santarém

Conheça os 8 nomes do PT apontados como favoritos à Câmara de Santarém
Sentido horário: Aline Cardoso, Carlos, Iza, Vita, Igor, Priscila, Milton e Biga.
O PT quer, definitivamente, esquecer 2016, quando não elegeu nenhum de seus candidatos à Câmara de Vereadores de Santarém (PA).

Para dar a voltar por cima, recrutou lideranças novas em diferentes segmentos sociais, para que, junto com militantes mais antigos, voltar a ter assento entre os 21 integrantes da Casa.
A legenda trabalha com a possibilidade de eleger de 2 a 3 candidatos, principalmente porque vai disputar a eleição para prefeitura com um nome de peso, a ex-prefeita Maria do Carmo.
Tem 30 pré-candidatos preparados para brigarem por vaga à Câmara. O blog apurou os 8 considerados favoritos da sigla. Conheça-os:
✰ Aline Cardoso
Com 34 anos, Aline Cardoso pode cravar vitória nas urnas pelo cabo-eleitoral que tem: o blogueiro Xaropinho do Povo, que teve 22.998 votos, com cerca de 10 mil votos só no município em 2018, quando se candidatou a vaga ao Senado pelo extinto PPL. Trabalhava na Semsa, como auxiliar administrativa. Pediu desincompatibilização do cargo disputar o cargo de vereadora.
✰ Carlos Martins
O médico Carlos Eduardo Cardoso Martins, 56 anos, é um veterano em participação em eleições e ocupação de cargos: foi vereador, deputado estadual e deputado federal – sempre pelo PT. A campanha deste ano será a 7ª de sua trajetória política. A mais recente, em 2018, foi candidato à Alepa e conseguiu quase 25 mil votos.
✰ Priscila Castro
Priscila Castro Teixeira, 31 anos, é santarena de Carariacá (Arapixuna). Além de cantora, é professora universitária com mestrado em Educação e empreendedora social. Coordenada um projeto sociocultural e atua pesquisadora de infâncias no contexto amazônico. Fará sua estreia política neste ano.
✰ Iza Tapuia
Indígena da etnia Tapuia, Iza é mestra em antropologia, especialista em Direitos Indígenas e Direitos Humanos. Trabalhou na Semed em Santarém (gestão da ex-prefeita Maria do Carmo), e ainda nas pastas estaduais da Seplan, Sejudh , além da nacional Funai.
✰ Milton Peloso
Milton Nilo Peloso, 60 anos, bacharel em Direito (UFPA), é um militante histórico do PT – 40 anos. Nesse período, disputou vaga de vereador 3 vezes. A mais recente, em 2012, amealhou 772 votos. Católico, foi ouvidor geral do município de Santarém na gestão da ex-prefeita Maria do Carmo.
✰ Vita Rocha
Vita Rocha, 48 anos, assistente social, é liderança do movimento popular, já tendo sido presidente de associação de bairro, galgando, inclusive o comando da Famcos. Conselheira tutelar, se destaca também como catequista. Será a candidata do STTR (Sindicato dos Tranalhadores e Trabalhadoras Rurais).
✰ Biga Kalahare
Márcio Adamos Lima Silva, a Biga Kalahare, 29 anos, e talvez a carinha mais conhecida do PT nas redes sociais. É influenciadora digital e a arma do PT para atrair o público que navega e se informa através das mídias sociais, especialmente o Facebook e o Instagram.
✰ Igor Santos
Igor Pereira dos Santos, 21 anos, é jovem liderança emergente do movimento estudantil santareno desde o ensino fundamental, onde ajudou a criar grêmios estudantis, com participação ativa também no DCE (Diretório Central dos Estudantes, da Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará), pela qual obteve graduação em licenciatura em Informática Educacional.