quinta-feira, 9 de março de 2023

Abertura nacional da colheita da soja será realizada hoje em Santarém, com a presença do governador Helder barbalho

A fazenda Modelo, na comunidade de Tipizal (PA-370), no município de
Santarém (PA), recebe neste dia 9 será realizada a abertura nacional da colheita da soja. O evento, tradicional no setor agro, será realizado pela primeira vez no Pará.
O estado foi escolhido em vista dos resultados expressivos obtidos nas últimas safras. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) o país deve ultrapassar na safra deste ano a marca de 153,5 milhões de toneladas produzidas do grão. A área de plantio, no atual ciclo, aponta para crescimento de 4,6% sobre a safra passada, situando-se em 43,4 milhões de hectares.
A soja se destaca entre os produtos agrícolas, tendo importância significativa no valor bruto da produção agropecuária nacional.
O Brasil é o maior produtor mundial do grão, seguido dos Estados Unidos. No ano passado, a produção do país foi de 123.829,5 milhões de toneladas, sendo o estado do Mato Grosso o maior produtor brasileiro de soja. A oleaginosa colabora diretamente para que a agricultura se mantenha em crescimento sustentado, sendo agente de prosperidade em várias regiões.
A abertura contará com vários painéis de debate com enfoque nos temas: Mercado, Políticas Públicas e Logística. Devem participar da abertura empresas do setor rural, autoridades, produtores rurais e convidados, entre os quais o governador paraense Helder Barbalho (MDB).
Soja no Tapajós
No sábado (11), o Sindicato Rural de Santarém (Sirsan) promoverá também na fazenda Modelo a 5ª abertura oficial da colheita da soja do Baixo Amazonas que celebra o plantio do grão na região metropolitana de Santarém que engloba também os municípios de Belterra e Mojuí dos Campos.
A safra 2022/2023 foi cultivada em uma área de 110 mil hectares distribuída nas três cidades produtoras.
Na região do polo Tapajós de Grãos, o cultivo da soja é realizado desde 2000. Em 5 anos, a festa da colheita já reuniu mais de 20 mil pessoas, sendo que hoje o evento é um dos maiores do agronegócio na região oeste do Pará.
Mais que um momento festivo, a iniciativa tem favorecido ao longo dos anos a troca de experiências, o fomento a tecnologia e a pesquisa, passando dessa forma a integrar o calendário oficial da região.
Texto e fotos da jornalista Dannie Oliveira

Posto de combustível denuncia golpe com troca de máquinas de cartão de crédito em Santarém


De acordo com o proprietário, os aparelhos foram trocados por outros do mesmo modelo, mas que estavam com os dados bancários adulterados. O caso foi registrado no domingo (5).
No último domingo (5), um posto de combustível localizado em Santarém, oeste do Pará, registrou um episódio de golpe com as máquinas de cartão do estabelecimento. De acordo com o proprietário, os aparelhos foram trocados por outros do mesmo modelo, mas que estavam com os dados bancários adulterados.
O caso foi registrado na delegacia de Polícia Civil de Santarém, e acende um alerta para que esse tipo de ação não ocorra com mais frequência, já que o golpe é considerado novo. De acordo com o delegado Erik Peterson, os criminosos trocam as máquinas de cartão por outras do mesmo modelo, mas com os dados dos golpistas, geralmente de outros estados.
Ainda de acordo com o delegado, os criminosos esperam um momento de desatenção dos frentistas para trocarem os aparelhos, geralmente do mesmo modelo. A ação não gera suspeita porque os pagamentos são efetuados normalmente com a saída do comprovante, mas o valor cai direto na conta bancária do criminoso.
As contas dos golpistas foram localizadas nas cidades de Imperatriz, no Maranhão, e em Palmas, no Tocantins.
A falta de atenção pode trazer muitos prejuízos, por isso o delegado Erik Petterson destaca que os principais cuidados são a atenção redobrada e o cuidado ao observar se o CNPJ da empresa está correto, antes de finalizar o procedimento na máquina.
O proprietário do posto de combustível vítima do golpe explicou que devido ao controle e fechamento do caixa, eles perceberam que havia um prejuízo estimado entre 5 e 9 mil reais.
*Colaborou Victor Ribeiro, repórter da TV Tapajós

00:17/02:13

Posto de combustível denuncia golpe com troca de máquinas de cartão de crédito em Santarém